x 10!!!!!!!
Versão Imprimível
No problem...
Como citei no tópico acima, meu foco é rodovia e nesse caso a tração integral ajuda bastante (principalmente em época de chuvas). Se fosse para areia, eu compraria um bug.
Karaká !!! mas depois de ter um 4x4 de 120.000 , e ainda precisar de um buggy para andar areia fofa queimando o lombo no sol escaldante do verão ...... é de doer os culhões !!!
Tem mais se for um areião daqueles com areia fina e solta só um 4x4 embalado de 3° reduzida para passar. Buggy não chega nem na beira.
abs
Tem até um relato no Facebook, que conta como faz falta sim a reduzida na Amarok AT, relato de um forista, que já possuiu varias camionetes.
Como a maioria aqui fala que compro por causa da tração integral pra brincar de Montoya nas curvas e na chuva, realmente a reduzida nunca vai fazer falta.
Todas as Pajeros iO (1998 até 2000) e TR4 (os modelos 4x4 porque ano passado lançaram uma 4x2) tem opção de tração permanente (exatamente como a Amarok, mas sem o controle de tração), pois possuem diferencial central. Há também as opções de bloqueio do diferencial central para transferir 50% de tração para cada eixo e a redução da caixa de transferência.
Há alguns finais de semana atrás tinha uma Amarok AT (bem) atolada numa subida ingrime na Serra da Bocaina. Atrás dela passaram uma Rangerhindra, uma SW4 quadradinha e por último eu de TR4 (reduzido) sem emoção nenhuma.
Talvez não tenha faltado uma reduzida pra Amarok nesse caso (embora pudesse ter feito alguma diferença). Acho que foi mais a falta de um pneu adequado. Aqueles vem nela dão a impressão de serem 100% asfalto e o barro vermelho estava muito escorregadio.
A SW4 rebocou a Amarok morro acima, com reduzida, é claro.
Realmente a redução não faz falta pra 99% das pessoas, mas pra um carro de R$ 130 mil é uma ausência complicada de justificar.
Realmente o calcanhar de Aquiles da Highline AT é o pneu, em qualquer lama ele vira slick. Tenho um amigo que trocou o pneu da AT por um Tire Grabber AT2 e fez uma viagem de Humaitá - Apui (AM) na transamazônica, ele encarou tranquilamente ao lado de uma bandeirante e uma L200. Inclusive com +- 600kg de carga.
È por causa disso que não dá mais vontade de ter um VW na garagem . transformaram uma picape 4x4 numa picape semi 4x4 !!!
Ainda bem quem ainda tem a Amarok manual com reduzida e ainda bloqueio de diferêncial 100% como nas l200 outdoor. Esse modelo seria o meu n° !!!! porem gastaria umas 9.000 latinhas para deixa-la do meio jeito , Gastei 5.500 na l200 triton em acessórios para ficar como quero
A suspensão naníca da Amarok que é da altura de uma strada locker ,eu daria um jeito com um lift de 3" porque as caixas de rodas cabem uns pneus 33" , porem as rodas de boy 17" eu teria que trocar para 16" para poder achar pneus !!! na hora de colocar as proteçoes inferiores ,snorkel e rack de teto tipo aerofólio , tb seria outra via crucis , pois não sei se fabricam para amarok !! ainda teria que pensar no protetor de caçamba e instalar um ponto de ancoragem na traseira .
Isso tudo entra na minha conta na hora de trocar de picape !!
E antes que venham as pedradas !! eu sou apenas um usuário de picapes 4x4 analisando as alternativas de picapes 4x4 no mercado !!!
abs
Newson a tração 4x4 permanente existe sim na TR4 4x4 e em outras pajeros que citei (GLS-B, Full, Dakar, etc).
Pois a t-case delas é a Super Select, que possui as seguintes opções de tração:
4x2,
4x4 com dif. central livre, idem tração 4x4 permanente (para uso em asfalto),
4x4 com dif. central bloqueado (igual ao sistema de 4x4 part time 50% de torque para cada eixo) e
4x4 dif. central bloqueado com reduzida.
Já teve vários relatos, só que como disseram está espalhados pelas páginas...
Teve relato de dificuldade para rebocar lancha, para subir duna, andar em areia fofa, entre outros.
Na 4 Rodas teve uma matéria comparativa de desempenho off-road e na matéria cita como ponto negativo a dificuldade de a Amarok subir um morro, teve que tentar novamente pois sem reduzida ela teve que embalar para conseguir subir. (S-10 e Ranger subiram sem dificuldade).
[]s
Roberto, até o momento só conheço a Amarok.
Que se destaca para o uso on-road (por não possuir reduzida).
Porém hoje temos picapes com bastante tecnologia/eletrônica embarcada, o fato de ter tração 4x4 para uso em asfalto é sim um diferencial, porém o auxílio eletrônico mesmo usando a tração 4x2 consegue excelente resultados e como o asfalto proporciona bom coeficiente de aderência a tração 4x2 consegue proporcionar ótima tração e segurança neste tipo do solo.
Na verdade minha maior dúvida seria os valores de máxima aceleração lateral das picapes atuais, assim poderiamos concluir o quanto uma tração permanente trás de beneficios, visto que a tração é apenas um dos pontos, e nesse resultado entra acerto de suspensão, CG, pneus, etc...
[]s