TAC já comprou terreno no Ceará
O balanço financeiro da TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), divulgado na quinta-feira (15/3), mostrou que a fabricante do jipe Stark 4X4 dá sinais de já ter se decidido pela mudança da linha de montagem de Joinville para Sobral (CE), mesmo antes de formalizar a migração.
No balanço de 2011 consta a compra de um terreno de cerca de 800 mil m2 (metros quadrados) na cidade de Caucaia, também no Ceará, a 220 quilômetros de Sobral e a menos de 20 quilômetros de Fortaleza, a capital cearense. Para se ter uma idéia de tamanho, a área é maior que a adquirida pela GM para instalar duas fábricas em Joinville, às margens da BR-101, de 500 mil m2.
O terreno foi pago com ações da empresa. Pelo terreno, foram entregues 126,7 mil ações, o equivalente a 12,9% de participação na empresa. Transformando as ações em valores, o terreno teria custado algo em torno de R$ 7,5 milhões.
Ontem deveria ter ocorrido a assembleia que decidiria pela mudança da empresa para o Nordeste, mas a reunião foi transferida para abril, ainda sem data definida - a previsão é que ocorra ainda na primeira quinzena, no dia 15.
O balanço mostrou ainda que a TAC continua não sendo um negócio lucrativo em Santa Catarina. A montadora teve prejuízo de R$ 5,3 milhões no ano passado, perdas 26% maiores que as registradas em 2010, no valor de R$ 4,2 milhões. Desde que a empresa começou a funcionar, em 2009, o prejuízo acumulado soma R$ 13,9 milhões.
Em destaque no balanço de 2011 aparecem a evolução do patrimônio da empresa - de 485%, para R$ 35,7 milhões - e o avanço dos ativos, que passaram de R$ 6,4 milhões para R$ 55,6 milhões, com variação de 769%.
A atual produção do Stark em Joinville não ultrapassava 150 carros por ano. Em Sobral, já na fase inicial (primeiros quatro anos), a expectativa da TAC é chegar a uma produção de até 3.000 jipes por ano. Pelo menos R$ 200 milhões seriam investidos na unidade do Ceará durante os próximos três anos, sendo que os primeiros carros sairiam de Sobral já em julho. A decisão pela mudança teria sido motivada principalmente por causa dos incentivos fiscais do Nordeste, que permitirão reduzir o custo do veículo em mais de 25%.
O balanço financeiro da TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), divulgado na quinta-feira (15/3), mostrou que a fabricante do jipe Stark 4X4 dá sinais de já ter se decidido pela mudança da linha de montagem de Joinville para Sobral (CE), mesmo antes de formalizar a migração.
No balanço de 2011 consta a compra de um terreno de cerca de 800 mil m2 (metros quadrados) na cidade de Caucaia, também no Ceará, a 220 quilômetros de Sobral e a menos de 20 quilômetros de Fortaleza, a capital cearense. Para se ter uma idéia de tamanho, a área é maior que a adquirida pela GM para instalar duas fábricas em Joinville, às margens da BR-101, de 500 mil m2.
O terreno foi pago com ações da empresa. Pelo terreno, foram entregues 126,7 mil ações, o equivalente a 12,9% de participação na empresa. Transformando as ações em valores, o terreno teria custado algo em torno de R$ 7,5 milhões.
Ontem deveria ter ocorrido a assembleia que decidiria pela mudança da empresa para o Nordeste, mas a reunião foi transferida para abril, ainda sem data definida - a previsão é que ocorra ainda na primeira quinzena, no dia 15.
O balanço mostrou ainda que a TAC continua não sendo um negócio lucrativo em Santa Catarina. A montadora teve prejuízo de R$ 5,3 milhões no ano passado, perdas 26% maiores que as registradas em 2010, no valor de R$ 4,2 milhões. Desde que a empresa começou a funcionar, em 2009, o prejuízo acumulado soma R$ 13,9 milhões.
Em destaque no balanço de 2011 aparecem a evolução do patrimônio da empresa - de 485%, para R$ 35,7 milhões - e o avanço dos ativos, que passaram de R$ 6,4 milhões para R$ 55,6 milhões, com variação de 769%.
A atual produção do Stark em Joinville não ultrapassava 150 carros por ano. Em Sobral, já na fase inicial (primeiros quatro anos), a expectativa da TAC é chegar a uma produção de até 3.000 jipes por ano. Pelo menos R$ 200 milhões seriam investidos na unidade do Ceará durante os próximos três anos, sendo que os primeiros carros sairiam de Sobral já em julho. A decisão pela mudança teria sido motivada principalmente por causa dos incentivos fiscais do Nordeste, que permitirão reduzir o custo do veículo em mais de 25%.
fonte: TAC já comprou terreno no Ceará - ND Online