Olá Lucas, também fiquei com a mesma dúvida que alguns colegas daqui do fórum. Pq qualquer vacilada com o bloqueio pode dar mer@#$% :?: E sem o uso dele fica mais fácil de controlar o carro ?
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Versão Imprimível
Um exemplo fácil.:concordo:
Supondo que você esteja num conjunto de erosões.
Uma subida íngreme.
Em determinado momento a roda dianteira esquerda sobe um degrau de uns 1,2m de altura. A traseira esquerda e a dianteira direita saem do solo pois acaba o curso de suspensão. Temos o famoso X.
Num 4x4 sem bloqueio, a viatura para. Ou seja, assim que o X acontece, ela perde a tração e volta para trás. Simples assim.
Agora, se o bloqueio traseiro está acionado, o X passa despercebido, pois a roda traseira direita continua empurrando.
Então a dianteira esquerda continua subindo... subindo... subindo... e a viatura capota para trás.
Por isso, antes de usar bloqueio é saudável conhecer os limites da viatura nessas situações, por exemplo.
No seu caso é menos perigoso, pois o entre-eixos longo e o baixo centro de gravidade da pick-up ajudam. Além disso, o ARB permite que você tente abordar o obstáculo sem o bloqueio acionado. Portanto pode instalá-lo e aprender usar aos poucos. :idea:
Tem alguns vídeos no Youtube que mostram bem isso. Mas infelizmente a conexão internética aqui não permite que eu procure. É leeeeento... :parede:
Abraços.
Se não me engano, foi isso que fez o Fabil tombar o Samurai dele uma vez na subida da Corcovas, trilha daqui da região.
Pelo menos foi esse o motivo que me disseram.
Outro exemplo?
Meu caso. Olhe esse vídeo: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=9n8BWJ-OXbs[/ame]
Veja no final, quando a roda dianteira esquerda sai do chão, e a traseira direita fica sem tração. Mas a traseira esquerda quer empurrar, e se eu nao tivesse tirado o pé, acho que ele teria virado!!
(o que me fez tirar o pé rapido, foi esse barulho escandaloso que deu quando o jeep empinou!!)
Com bloqueio, todo cuidado é pouco.
A Loras e a Lucas Nassif, agora entendi o que vcs quizeram dizer em relação ao bloqueio... risco de capotagem por um dos eixos ainda está tracionando em uma inclinação perigosa.
Valeu pela explicação :concordo:
Um abraço aos 2, cordialmente, Francisco de Freitas...
É, me convenceram!
A explicação é bem plausível...
Então, o ideal seria instalar o Bloqueio ARB e usá-lo (inicialmente) em trilhas somente em situações extremas...
Até lá vou me acostumando com os limites da viatura!
Um grande abraço...
Bruno Sander.
Os semi-eixos que o digam....
Bruno, não dá bola não, isso aí tudo só acontece com bração :mrgreen::mrgreen:
Tava quicando :lol:
[]'s
Eles têm razão.
Na minha L200 é bem provável que eu tenha quebrado o semi-eixo dianteiro por falta de experiência mesmo!
Em trilhas, quando se entra em erosões com um certo "'impeto", o carro sofre mesmo (e o bolso também)!
Com o bloqueio a tendência é a Picape ficar "mais valente" diante dos obstáculos... E, se eu também quiser acompanhar tal valentia, certamente vai dar m...
Então... "Muita calma nesta hora"!
Senão, certamente meu bolso é quem irá reclamar!
Cordialmente...
Bruno Sander.