Minha Ivete agora está de salto alto!
Está feito!
Troquei ontem os pneus da minha Picape.
Agora estou "desfilando" com ela calçando BFGoodrich 285/75R16!
Ficaram PERFEITOS nela.
Parecem sob medida para a Frontier SEL com calços de suspensão!
Ela deve ter ganhado, pelo menos, mais uma polegada em altura livre do solo... Sem contar o fato que, esteticamente, ficou bem mais agressiva.
Como rodei 12.000km com os BFGoodrich 265/75R16 acho que consigo fazer uma comparação bem razoável do comportamento do carro com os 265 X 285:
1. Em relação a arrancada: Nenhuma diferença.
2. Estabilidade nas curvas: Nenhuma diferença.
3. "Dureza" na suspensão: Nenhuma diferença.
4. Retomada de velocidade: Nenhuma diferença.
RESUMINDO: O carro continua EXATAMENTE da mesma forma, sem mudar nada (nem mesmo o consumo)...
Explicarei com mais detalhes:
Ontem, pela manhã, fui a João Monlevade (112km de BH) e lá troquei os pneus na Real Pneus.
Na ida (usando os 265) "zerei" o odômetro da Picape e o GPS exatamente ao mesmo tempo, no posto (onde enchí o tanque até a boca) antes do rio das velhas e lí os dados no posto 05 estrelas (Graal) na chegada de Monlevade (onde abastecí de novo - até a boca)...
DADOS DA IDA (Pneus 265)...
Odômetro da Picape: 109,6 km.
Odômetro do GPS: 117,8 km.
Abastecimento: 10.2 litros.
Consumo (baseando-me no odômetro do GPS): 11.55 km/l
Velocidade máxima (GPS): 167 km/h
Velocidade média (GPS): 93.1 km/h
Curiosidade: O velocimetro do carro sempre mostrava a velocidade cerca de 5% ACIMA da velocidade REAL mostrada no GPS !!!!!!!!!!!!!
Na volta (usando os 285) "zerei" o odômetro da Picape e o GPS exatamente ao mesmo tempo, no posto 05 estrelas (Graal) - onde enchí o tanque até a boca. Lí os dados no posto depois do rio das velhas na chegada de BH - o mesmo onde havia parado na ida - (onde abastecí de novo - até a boca)...
DADOS DA VOLTA (Pneus 265)...
Odômetro da Picape: 107,3 km
Odômetro do GPS: 118 km
Abastecimento: 9.9 litros.
Consumo (baseando-me no odômetro do GPS): 11.92 km/l
Velocidade Máxima (GPS): 174 km/h
Velocidade média: 97.6 km/h
Curiosidade: O velocímetro do carro começou a marcar a velocidade quase que exatamente igual à do GPS. Peguei uma reta (cerca de 1km) onde mantive EXTAMENTE 100km/h no velocímetro do carro e o GPS variava entre 99.8 e 100.3 km/h.....
PORTANTO:
Agora o odômetro da Picape está marcando 10% a menos que a distância REAL percorrida e o velocímetro mostra a velocidade REAL do carro! :palmas:
Obs. Claro que isto foi um teste pequeno (apenas 118km)... Mas, na próxima viagem longa que eu fizer, faço questão de "confirmar" tais testes!
Ps. Ao contrário do que eu imaginava, a Picape não "sentiu" em nada o "peso"dos pneus maiores e o desempenho continua, EXATAMENTE, o mesmo!
Um abraço a todos...
Bruno Sander.