Achei o Post "Auto-explicativo" do REMAPEAMENTO da REIKO...
Dêem uma lida e, por favor, me digam o que pensam a respeito:
Acham que dá prá "jogar"em 230cv e 53 de toruqe na minha Frontier SEL SEM GRANDES RISCOS DE AVARIAS AOS COMPONENTES ORIGINAIS ?????
Vejam o Post da REIKO:
"Peço licença a todos desse fórum para falar um pouco sobre o trabalho que fazemos há mais de 8 anos em veículos movidos a gasolina, álcool e diesel. A REIKO FUEL&DIESEL POWER foi a empresa responsável pelo remapeamento da injeção de pelo menos duas picapes Ranger 3.0 Eletronic de propriedade de membros desse fórum, miguelpro e Jera. E como surgiram algumas dúvidas a respeito de como é feita essa intervenção, seus custos e potenciais ameaças ao conjunto mecânico dos veículos, decidimos postar aqui algumas informações a esse respeito.
Todos os softwares de controle de injeção instalados por nós são trazidos de empresas que atuam em toda a Europa e nas três Américas, ou seja, são produtos testados em mercados bastante maduros e com rígidos controles de qualidade. E por termos contratos com esses fornecedores nós conseguimos fazer com sucesso repotenciações consideradas até certo ponto exóticas no mercado brasileiro, como por exemplo em motores de motos, motores de popa e outros motores de uso náutico, jetskis, motores diesel de comerciais leves, pesados e super-pesados. Além de termos sido um dos primeiros no país capazes de fazer os novos sistemas híbridos BOSCH MOTRONIC 7.4.5 e 7.5.20, além dos sistemas 6LP, 4SF, 4AVP, 4AFB e AFR da Magneti Marelli, usados principalmente nos novos sistemas FLEX de injeção.
No caso específico da Ranger 3.0 Eletronic e do Troller 3.0NGD, por força da pesada demanda por upgrades, nós desenvolvemos um ostensivo mix de softwares e componentes de performance. Os softwares disponíveis para esse motor International 3.0 Tdi Common-rail são:
FASE01 : 196cv, 42kgfm – modificações :: novo software de injeção
:: alteração de pressão da turbina ( 1.6bar )
FASE02 : 227cv, 47kgfm – mods. :: novo software de injeção
:: alteração de pressão da turbina ( 1.7bar )
FASE03 : 245cv, 54kgfm – mods. :: novo software de injeção
:: alteração de pressão da turbina ( 1.7bar )
:: instalação de um filtro K&N dentro da caixa de ar original, mantém a “aptidão anfíbia” do veículo.
FASE04 : 264cv, 62kgfm – mods. :: novo software de injeção
:: alteração de pressão da turbina ( 1.8bar, valor máximo recomendado para a turbina original Garret GT25 )
:: instalação de um filtro K&N dentro da caixa de ar original, mantém a “aptidão anfíbia” do veículo.
:: escapamento de 3 polegadas.
A preparação FASE04 é fornecida apenas em casos específicos, pois o novo torque de 62kgfm excede fortemente o valor de segurança de 48kgfm recomendado pela EATON para o câmbio desse veículo.
Com relação aos softwares que instalamos, eles são diferentes em cada nível de preparação e customizados para atuar sinergicamente com as demais mudanças como pressão de turbo e vazão de ar na admissão. Ao contrário do que alguns podem pensar, não se trata apenas de aumentar a quantidade de diesel injetada, nós trabalhamos prioritariamente em duas áreas, na redistribuição do volume total de diesel injetado por ciclo do motor, entre as fases de pré-injeção, injeção principal e pós-injeção, aproximando e distanciando-as entre si. Além disso, modelamos o ponto de ignição do motor via momento da injeção, pois como muitos aqui sabem, a injeção common-rail, com pressões de linha de diesel de até 2000bar, permite extrema atomização do combustível e altíssima velocidade de abertura e fechamento dos injetores ( até um décimo de milisegundo no caso de injetores piezo-elétricos ), e dessa forma o momento da injeção coincide com o momento da combustão, sem o lag característico de motores diesel que operam com bomba de diesel mecânica. Ou seja, muita coisa pode ser feita no software de controle do motor antes de termos que partir para aumentos na quantidade de diesel injetada por ciclo, o que pode ser comprovado com o depoimento do Jera, quando ele diz que o consumo do carro continua baixo mesmo após o forte ganho de performance no motor.
Em relação aos riscos para o conjunto motor-embreagem-câmbio, nós nos baseamos em informações dos fabricantes e na observação ao longo de 3 anos de vivência com esses veículos. O motor International 3.0NGD é vendido na Europa com até 238cv, ou seja, é um propulsor com grandes reservas depotência não utilizadas no acerto feito para o nosso país. Para esses dois carros o maior potencial de problemas por sobrecarga na utilização está no câmbio, mais precisamente nos eixos primário e de saída, e na caixa de transferência. Segundo os engenheiros da EATON, Wilson Roberto, responsável pelo desenvolvimento dos câmbios da Ranger e Troller 3.0 na Divisão Truck Components e Pedro Rodrigues, diretor da Divisão Motorsport da empresa, que dá suporte direto à Ford Brasil em competições, o valor de segurança de 48kgfm de torque é um valor de referência, acima do qual a chance de problemas na 1ª e 2ª marchas desse componente começa a crescer, mas não quer dizer que o câmbio submetido a um torque acima desses 48 quilos vá necessariamente colapsar. A REIKO já remapeou a injeção, até o mês de novembro de 2007, de 26 Ford Ranger 3.0 Eletronic e de 44 Troller 3.0Tdi, e não temos notícia de nenhuma quebra ao longo dos 3 anos. Temos carros rodando em variados tipos de terreno e condições de uso, em estados como DF, CE, RN, PI, BA, SP e GO. Vale lembrar que já houve vários casos de quebra de câmbio em Trollers 3.0 Tdi que estavam com seus motores originais, principalmente no Nordeste, onde a utilização severa do carro em subida de dunas muito íngremes, com o uso constante de 1ª e 2ª marchas, desencadeou as quebras. Por outro lado temos a Ranger de um cliente nosso chamado Paolo, com 264cv e 62kgfm de torque, aferidos e documentados no dinamômetro da Street Racing em Brasília, com 115.000 km rodados sem qualquer histórico de quebra.
Não queremos defender aqui que esses aumentos depotência não geram maior stress mecânico no conjunto de força desses carros, queremos sim esclarecer que fazemos o que fazemos de forma consciente e criteriosa. E ressaltar que nossas intervenções geram grandes melhorias na performance desses veículos, porém com um nível tolerável de exigência do sistema, fato que tem ficado claro ao longo do tempo.
Todos os nossos softwares custam R$1350,00, os filtros K&N que utilizamos são normalmente aplicados em motores diesel de uso marítimo e custam de 350 a 450 reais. Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida pelo telefone: 61 8414 6161 ou e-mail/MSN: mauricioraj@hotmail.com
Obrigado a todos e parabéns pelo excelente espaço de discussão que vocês criaram aqui.
Maurício Alves
REIKO FUEL&DIESEL POWER"
Cordialmente...
Bruno Sander.
Achei mais algumas coisinhas a respeito!
Num outro tópico o AKPG perguntou o seguinte:"
"Algumas empresas estão fazendo a reprogramação da central original, como a própria Prado.
Porém o que pode acontecer ao mandarmos o carro para a concessionária com o objetivo de regular o motor ou marcha lenta ou qq coisa do tipo? A reprogramação será perdida ou será que são alterados outros parâmetros na regulagem feita pela concessionária?"
O Ojaneri (meu amigão de Fortaleza e gente boa prá c...) respondeu:
"Alexandre,
Nesse caso, a central deve ter duas memórias. Uma com a programação de fábrica e parametros 'default', que não é mudada, e outro são parametros que são mudados conforme direção, parametros da concessionária, etc. Esses últimos, ao ser dar um reset na central (desligando o borne positivo da bateria por exemplo) são perdidos. Na reprogramação da central pela Prado ou outra qualquer, eles mudam na primeira memória, que não é perdida ao desligar a bateria por exemplo.
Então, não tem problema nenhum."
Se fôr isto mesmo, mais uma dúvida esclarecida e esta é a melhor explicação do porquê o REMAPEAMENTO não é detectado no Scanner/Computador da Concessionária!
Ajuda em DVD/NAVEGADOR GPS Kenwood...
Alguém aquí do Fórum poderia me ajudar a esclarecer uma dúvida ???
Estou interessado em comprar um DVD com GPS e Navegador da Kenwood, modelo DNX8120.
Prá variar, terei que importá-lo.
Ele vem com os mapas da América do Norte e menú em Inglês.
Tem entrada para cartão de memória para inserção e atualização de Softwares.
Portanto minha dúvida é:
Tem algum cartão (Garmim) com o City Navigator Brazil 4.0 para este aparelho ???
Onde encontro este cartão para comprar ???
Muito obrigado!