Postado originalmente por
Tchiari
Existe uma válvula que comanda essa re-circulação dos gases, não é o tempo inteiro e nem todo volume que é re-admitido. Quando exige-se mais do motor, salvo engano, a válvula fecha. Tem um tópico exclusivo sobre o fechamento desse sistema, bloqueando a entrada da caixa que faz a dissipação de calor, antes de voltar para a admissão. Recomendo dar uma lida naquele tópico, tem gente que usa fechada a anos sem problema e outros dizem que tiveram problema com a luz da injeção acendendo e que só voltou desfazendo a modificação. Eu prefiro não opinar porque nunca fiz. A performance não deve ser afetada a curto prazo porque em altas rotações os gases passam direto, mas a longo prazo, com toda a restrição criada por fuligem, com certeza deve ter impacto.
Particularmente eu acho um sistema burro e desonesto estas EGRs, imaginem o que não vai de fuligem de volta para o motor, contaminar óleo etc. Ao invés de investirem em melhores tecnologias de injeção, diesel e componentes catalíticos eles preferem fazer o gás de escape queimar novamente, deveriam dar o prêmio nobel para o jumento que inventou isso.