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L 200 triton-impressoes dessa pkp.

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  • 20/05/2015, 15:28
    Tchiari
    Rodei por cerca de 5.000km usando 30psi nos 4, a curto prazo diminuiu a média de consumo em quase 1km/l porém a médio-longo prazo gasta mais freio (percebi pela fuligem na roda) e era notável o desgaste maior no meio dos pneus dianteiros.

    Em ruas boas e estradas lisas fica bem melhor de dirigir, volante mais leve, mais suave para manobrar, não precisa ficar corrigindo tanto, o carro fica mais solto. Também ficou pior de curva na minha opinião.

    É uma questão de escolha mesmo, para uso geral vai pelo manual, mas se for subir para os 30 e além no mínimo rodízio a cada 10.000km deve ser feito. O conforto muda muito também.
  • 21/05/2015, 00:25
    PauloJ
    Citação:

    Postado originalmente por Tchiari Ver Post
    Rodei por cerca de 5.000km usando 30psi nos 4, a curto prazo diminuiu a média de consumo em quase 1km/l porém a médio-longo prazo gasta mais freio (percebi pela fuligem na roda) e era notável o desgaste maior no meio dos pneus dianteiros.

    Em ruas boas e estradas lisas fica bem melhor de dirigir, volante mais leve, mais suave para manobrar, não precisa ficar corrigindo tanto, o carro fica mais solto. Também ficou pior de curva na minha opinião.

    É uma questão de escolha mesmo, para uso geral vai pelo manual, mas se for subir para os 30 e além no mínimo rodízio a cada 10.000km deve ser feito. O conforto muda muito também.

    Eu também fiz experiências com a Triton e notei mudanças importantes no consumo, conforto e frenagem. Pneus muito cheios arrastam mais cedo, gastam menos combustível, tornam o carro muito duro e desconfortável. Desgastes não cheguei a notar porque não rodei o suficiente. Voltei à pressão recomendada.

    Tenho trauma de nas Full sempre estragar os ombros dos pneus com a banda no centro ainda boa, usando a pressão recomendada que me parecia baixa demais. Mas ok Triton é outro carro, só o pneu é igual (às Full mais antigas).
  • 23/05/2015, 00:58
    Parapa_Sam
    Citação:

    Postado originalmente por enasor Ver Post
    Boa Cezar!!!!! Também acho que essa é a melhor recomendação ... o antigo proprietário da minha viatura também não seguia a recomendação do manual do veículo ... Conclusão: Os 4 pneus desgastaram-se muito rapidamente, e, o pior, de forma desigual e não homogênea (mas, não vou descartar a possibilidade de que este desgaste diferenciado possa ter ocorrido por causa de relapso em outros quesitos) ... o fato é que agora vou ter que trocar os pneus em datas diferenciadas, haja vista, que 2 deles ainda vão rodar bem mais que os outros 2. Sempre segui a recomendação do manual e os veículos de meus carros sempre se desgastaram por igual. Portanto, concordando com sua opinião, no uso comum na cidade/estrada, acho também que o ideal é mesmo seguir a recomendação do manual do veículo por inúmeros motivos, dentre eles, o desgaste homogêneo e por igual dos pneus, de forma que sejam substituídos na mesma época ... Outros motivos: vazio demais => desgaste acentuado nas laterais da banda de rodagem, maior consumo de combustível, risco de danos sérios ao passarem pelas "crateras" brasileiras, etc.; cheio demais => desgaste acentuado na parte central da banda de rodagem, menor estabilidade, muita trepidação no veículo (a Full que o diga! Rsrs), etc. ... porém, há circunstâncias especiais, que fogem do uso comum e que demandam uma calibragem diferenciada ... nestes casos há que se consultarem os especialistas na área ou colegas que tenham conhecimento, já passaram, ou estejam passando, por aquela situação específica ... Aos mais entendedores de pneus: Se falei besteira, relevem! ... não entendo de pneus. É só minha humilde opinião! Abs.

    Prezados amigos,
    Muito embora "Os caras fazem testes, cálculos e mais testes, homologados pelo fabricante do pneu, até chegar na calibragem ideal", devemos mitigar tais resultados e ajustá-los com dia a dia de cada usuário.
    Tais testes são realizados levando em consideração os diversos solos percorrido de acordo com a característica do veículo, logo, o resultado dos testes "dos caras" é uma média no comportamento do pneu percorrendo, estrada, pavimentos irregulares, lama, areia, brita etc. Assim, em um exemplo bastante esdrúxulo para fácil compreensão de todos, temos um veiculo fabricado para rodar exclusivamente em terrenos arenosos, cujo pneu é calibrado na montadora com 17 lbs. Esse mesmo veículo, porém um modelo usado para rodar estritamente em asfalto é equipado com o mesmo pneu com 28 lbs (de fábrica). Notem que se trata do mesmo pneu, mas com calibragem completamente diferente entre si. Isso se dá pelo fato de apesar ser o mesmo chassi, o modelo foi fabricado para as percorrer solos e condições complemente diferente.
    Exemplo disso ocorrido aqui no RJ no final dos anos 80, foi a aquisição do Gurgel X-12 (feito em fibra de vidro) para equipar a frota da Polícia Civil do RJ e fornecido preferencialmente para as Delegacias da Zona Sul do Rio, pois estas situam-se próximo ao mar (prais de flamengo, copacabana, ipanema, leblon, barra da tijuca), onde a maresia corroia rapidamente peças e lataria dos veículos. Sei disso, pois fui policial e chefe do departamento de transportes da PC/RJ.
    O X-12 saia da fabrica com pneus, aro 16 off-road (ñ lembro a marca) com 26 lbs, pois, tal veiculo, foi projetado para rodar nas zonas rurais, onde os solos, por evidência, são bastantes irregulares e lamacentos. A própria Gurgel, orientou encher tais pneus com 31/32 lbs, uma vez q estes veículos iriam rodas em asfalto, descartando as recomendações descrita no manual do carro.
    De um polo a outro, as L-200 saem de fábrica apta a encarar asfalto, praia, lama e é evidente q a calibragem dos pneus é ajustada em uma média para percorrer todos estes terrenos sem intervenção ou ajuste humano (ou com o mínimo de ajuste).
    Assim, se vc usa sua vtr 100% na estrada, o próprio fabricante do pneu aconselha enchê-los um pouco mais, saindo assim dos parâmetro médio a que se destina, eis que a durabilidade do pneu aumenta, bem como a diminuição do consumo de combustível.
    É bem verdade, q vc, q usa sua vtr unicamente na estrada, ñ irá encher seus pneus com 40/50 lbs, pois completamente desproporcional a média de PSI utilizada no pneu.
    Assim, se vc usa sua "dama de ferro" na areia, esvazie-os. mutatis mutandis se usas no asfalto, encha-o, eis q latente a maximização da durabilidade dos pneus e autonomia.
    Com esse raciocínio, cada usuário deve observar a predominância do chão por onde a vtr percorre, ajustando a calibragem mais recomentada ao solo.
    Abçs do Sam!
  • 09/06/2015, 10:46
    Tom4w
    Bom Dia Galera ,

    tenho uma duvida com minha Triton At HPE 2012-12 , sinto as vezes uma folga que parece ser no cardã ou cruzeta , isso em baixa velocidade , quando solto e volto a acelerar , pickup nova com 50 mil km rodado , sera que algum coxim do cardã ? cruzeta ? se alguém puder ajudar , abração e otima semana a todos.
  • 09/06/2015, 17:05
    Borjaoo
    Amigos, estou querendo trocar minha ranger, a principio tinha visto Amaroks com bons preços por aqui, agora surgiu uma L200 Triton XB 2012, não achei muita coisa sobre esse modelo, apenas que ele tem a caçamba um pouco maior. O que me sugerem? Ta com 34mil km, preciso saber ao que devo estar atento. obrigado desde já!
  • 20/06/2015, 20:28
    rhumba
    Citação:

    Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    A. Tavora,

    Recebido.

    Obrigado e abraços.

    Dinho ou algum amigo, teria como me enviar esse vídeo que trava o volante para o email mike.bq@gmail.com
    Obrigado!
  • 20/06/2015, 22:13
    Dinho_BH
    Rhumba,

    Encaminhado.

    Abraços.
  • 20/06/2015, 22:42
    rhumba
    Citação:

    Postado originalmente por Dinho_BH Ver Post
    Rhumba,

    Encaminhado.

    Abraços.

    Obrigado!
    Abraço!
  • 21/06/2015, 04:45
    Pablo.pinto2007
    Pessoal... eu não tive paciência de ler tantas páginas... até porque minha dúvida é: posso colocar pneu 33"? O que preciso fazer pra caber?

    Agradeço a atenção!!!

    Pablo
  • 25/06/2015, 16:03
    PauloJ
    Amortecedor vazou com 17.000Km, trocado em garantia
    Recebi hoje a Triton da segunda revisão (17.000Km apenas, a 1a foi por tempo) e fui informado que o amortecedor dianteiro direito foi trocado em garantia porque vazou. Achei muito estranho porque não houve uso assim tão severo nem havia notado qualquer instabilidade. Ou roda amassada. Mas enfim...

    Não se cogitou trocar o par em garantia. Não vou estressar, são apenas 17K rodados grande maioria no asfalto bom da rodovia.

    Tenho curiosidade se mais alguém teve problemas com amortecedores de Tritons pouco rodadas.

    Abraços.
  • 25/06/2015, 16:17
    enasor
    Caro Paulo ...

    Interessante também eles terem trocado sem quaisquer óbices ... consta no manual da minha Full (e acredito que da Triton também) que amortecedor não é peça coberta por garantia ... em que pese a sua estar praticamente zerada ...

    Abs.

    E.T.:

    Não sei se vai ajudá-lo como referência, mas a minha viatura fez há pouco tempo atrás a revisão de 40 mil km., e não foi trocado nenhum amortecedor, pois estavam em perfeito estado ... agora, a kilometragem está próxima de 42 mil ...
  • 25/06/2015, 20:53
    Albieri,R.J.
    All,
    aqui quem vos fala é um toyoteiro convicto que agora está balançado... um amigo esta vendendo uma triton 3,2 diesel 4x4 couro automática 2009, único dono, por 70mil reais. o carro está show. acham que é uma boa? me falaram sobre alto valor de peças e dificuldade em acha-las, sobre alto consumo, alta depreciação... por isso gostaria de saber de vocês a opinião, racional, sobre o carro.
    Agradeço mto a todos
    Abraços
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