Mauro,
Só te dou uma dica, entra muito (mas muuuuito mesmo), devagar nas curvas. Capotei minha triton no dia 31/12 indo pra Governador Valadares pra casa do meu irmão. Tava com toda a família (esposa e casal de filhos) no carro. Passei os piores momentos da minha vida dentro desta pickup. Ja estava a 2 anos e meio com o carro e ja tinha feito inúmeras viagens com ela, tanto em estrada de terra quanto asfalto, e fui pego de surpresa nesta curva que um dia antes ja tinha morrido no mesmo local uma bebê de 10 meses. Graças a Deus não tivemos nada (o carro aguenta muita porrada), mas todo cuidado é pouco, devia estar a uns 80 ou 90 km/h descendo a serra sob chuva fraca e A traseira se foi. E se a traseira for meu irmão, ja era, esqueça todas as teorias de direção...
Não posso colocar a culpa na viatura, pickup é assim mesmo, pra ser sincero, a triton é a menos pior neste quesito de estabilidade, pergunte para os proprietários de S10 (que mais se parece uma sanfona), ou então assita o video da Hilux a seguir (
http://www.youtube.com/watch?v=aZF8N9NItHI).
Recebi hoje a grana do seguro e ao invés de pegar pickup, tô pegando 1 Honda City pra minha esposa e uma carroça usada pra mim. Agora vou ajuntar a grana pra pegar uma Full usada, tipo 08 ou 09, estou com isto pensando no AWC-R que acompanha a viatura. A lição que tirei é que carro deste tamanho tem que ter controles eletrônicos que auxiliem na establidade e segurança e não conheço nenhum outro melhor que a Full neste quesito.
Depois deste evento, mudei completamente os meus conceitos de carro. Carro agora pra mim não precisa ser bonito, zero km, ou seja lá o que for. Carro pra mim agora tem que ser seguro. Quem ja passou pelo que passei, entende o que eu estou falando.
De qualquer forma fica aí a dica. Felicidades e cuidado com a nova viatura.
Abraço
LEONARDO GONTIJO