Postado originalmente por
freitasjr
Caro colega Alexandre;
tb não é assim, acho que dar muito bem p/ se extrair mais pot e torque, é claro que não tanto quanto a Ranger(mas tb não chega a 40 deve ficar em torno de uns 35 no max). No caso da Ranger se extrai mais potência pq tb ela tem mais... é proporcional.
Além disso o Unichip apesar de aumentar a potência e torque, tb desloca a faixa de torque p/ se apresentar em menores rotações(giros do motor) e isso é ótimo nas retomadas.
Ah outra coisa que eu mudei de opinião, após o depoimento do 'Ferramenteiro" daqui no forúm que diz que a L200 AT dele esquenta em determinadas situações tanto com o módulo Hpe(141cvs) como sem ele(121cvs), acho que essa questão de superaquecimento não tem muito a vê com excesso de pot em um motor antes com 87cvs; e sim com o problema do sistema de arrefecimento mal projetado p/ as L200 AT onde o radiador do câmbio AT, pode ficar trocando calor com o do motor como ocorria com as Dakotas :pensativo:
Isso é uma questão muito pessoal, mas veja só, como acabei de dizer não é só o ganho dos 16cvs, tem tb o ganho de torque e o deslocamento do mesmo p/ se apresentar em faixas de rotações menores. E se pechinchar/chorar se consegue comprar por uns 2500 como eu conseguir p/ a minha Ex-TR4. E tem tb a questão do consumo, que melhora rasoavelmente.
Além disso, vem a principal característica/vantagem que eu acho no Unichip e a possibilidade de se retira-lo na hora da venda e depois instala-lo(pagando apenas 200 p/ um novo remapeamento) no novo carro que se vai comprar seja a gas/alcool/GNV/diesel bastanto p/ isso ter gerenciamento eletrônico.
No meu caso, eu só vendi o meu Unichip(com muito pesar :() da minha Ex-TR4 p/ o Murilo por 2 motivos: primeiro, o meu atual carro é uma Pajero 2.8 turbo diesel sem ser a versão Hpe, logo não tem gerenciamento eletrônico e o Unichip não serviria nela; segundo, p/ aumentar o meu caixa, pois recentemente(a um mês atrás) tive um prejuízo de 1300 reais com a minha Pajero, pois fiz a besteira de passar por um lamaçal de 1metro :putz: de profundidade(sem saber q tava muito fundo) :parede:. O carro conseguiu passar, porém contaminou o óleo do câmbio AT(ficou com a cor igual a leite) e p/ remover, limpar e adicionar novo custou esse dimdim de 1300 latinhas. P/ evitar futuras contaminações, gastei + 130 p/ elevar todos os suspiros do carro :concordo:
Com certeza concordo com vc, pois esse motor da Ranger ainda tem boas opções p/ se ganhar melhor desempenho com ele.. tem ainda o TGV que pode ser instalado, etc...
Quanto a instalar o Unichip em outros carros onde não se obtem um ganho tão grande de potência quanto na Ranger, tem outras variáveis em questão, pois como eu disse antes, não é só aumento de potência que se ganha, mas tb, torque, deslocamento do mesmo em faixas menores, menor consumo, possibilidade de instalar na compra de outro carro, etc.
Porém esse assunto é mais uma questão de foro íntimo/opinião/custo benefício/necessidade de cada um; e o Bruno deve pesar isso na decisão dele se deve ou não adquirir um. :concordo:
Ufa, acho que falei de mais, um abração, cordialmente, Francisco de Freitas...