No pc não. Estou pensando em prender em cima, no Santo Antonio.
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Guilherme,
Tem algo errado ai.. quem regula a temperatura é a vavula termostática.. vc pode por 10 ventoinhas.. ele tem que no mínimo trabalhar a 81º .. se for a termostática correta..
Tanto faz usar ventoinha elétrica, fixa, viscosa.. se a termostática tiver com problemas ou não for a original.. ela vai abrir antes do programado.. ai durante o dia vai ta bom.. a noite esfria d+..
Veja também a pressão da sua tampa.. a agua ela ferve a 100ºC na altitude do mar.. ou seja.. na pressão atmosférica do nível do mar. Se vc poem uma tampa aumentando por exempo 1psi ela vai ter uma variação para ferver +- 10º. ou seja ela vai ferver a 110º.. muitos não sabem dessa informação..
Meu caso.. o carro esquentava somente quando enfiava o pé acima de 110km/h.. resolvi sem saber desse fato.. troquei a tampa do radiador pois estava enferrujada.. quando comprei coloquei a tampa referente a pressão do meu motor.. 0.8.. meu carro parou de aquecer.. ja tinha tirado ventoinha fixa de 6 hélices . elétrica.. até 03 ventoinhas foram instaladas e nada resolvia.. trabalhava bem em baixa e ruim em alta.. qual a explicação? meu motor trabalha no máximo até 98ºC.. quando estava com o pé em baixo.. a água fervia.. e a bomba de água não tocava direito.. ai não circulava.. aumentando em 0.8psi que pelos cálculos da +- 108º ele simplesmente ficou bom.. não esquentando.
Possivelmente o caso do guilherme parou de esquentar pois o radiador de omega refrigera um motor 6cc que ESQUENTA MUITOOOOOO... mais muito mais que um MWM 4cc.. pra vc ter ideia.. no relógio marcador de temperatura do omega.. chega a marcar 110ºC e não ferve a agua.. pois a tampa dele faz com que a pressão seja aumentada e muito para não ferver.. digo isso pois tenho um omega..
Eu não sabia dessas informações.. agora no inicio de Dezembro conversei com um engenheiro mecânico que só trabalha com motores.. a firma dele é somente de retifica de motores diesel e motores de maquinário pesado.. foi ele que me explicou sobre isso..
Bom acho que me fiz entender.. qualquer dúvida pergunta que eu passo pra ele kkkkkk
Abraços,
Corroborando com o MaGao!
A quem for usar ventoinha elétrica.
Normalmente os motores a diesel trabalham de 85o a 95o, lembrando que, no meu caso a abertura se da a 92o e total a 97o, então a diferença é 5o, isso em todos os motores, e olha que pesquisei bastante sobre o assunto.
Se é 81o, a abertura total será a 86o.
Então, com base da informação de sua válvula termostática, compre um cebolão que ligue a 97o e desligue a 92o. (meu caso)
Entendeu, assim, quando der toda a abertura da válvula, o radiador já estará aquecido, trocado sua água fria, se na estrada, talvez nem ligue, se na cidade, ligará a ventoinha, e fará uma troca gradual sem choque térmico para os componentes interno do motor.
A escolha do cebolão é primordial para um bom funcionamento do mecanismo todo.
Eu sofri bastante com isso!!!
Uxio!
Parabéns pelo novo título do tópico!
Guilherme,
Vc citou Parati, mas não seria a Saveiro?
Agradeço sua sugestão de chassi e eixo azulão com amarelo :shock:, mas já decidi: Vai ser tudo preto fosco!
Vc, além do MWM 2.8, tb tem o câmbio e redução da S-10?
Tem alguém em sua casa pra receber a encomenda, ou vc acha melhor esperar voltar de férias?
Abs,
Dino
Valeu Kim. :concordo: Tudo anotado! Quando o Galego entrar na fase da montagem do radiador, vou lembrar isso ao meca e eletricista!
Já era pra ter feito antes, mas só lembrei agora. Valeu!
Ontem o meca me informou que a junta universal de direção que comprei estava errada. Agora a tarde vou tentar encontrar a da S-10. Pela internet não consegui sequer descobrir o código dessa peça. Anexo 387491
Abração,
Uxío
Fui em várias lojas e nada de achar a tal junta universal. Resolvi ir na concessionária.
No setor de peças consulto o catálogo com vista explodida. Surpresa! A S-10 não tem essa junta. :shock: Tem um disco acoplador de direção.
Anexo 388080
Ligo pro Meca e explico que nem mesmo no catálogo da chevrolet tem a tal junta. Resposta dele: "Ah, não tem não? Pensei que tinha. Então pode trazer o acoplamento de direção que serve." :freaking::boxing:
Comprei o tal disco de acoplamento e o filtro de óleo PSL340 da Tecfil.
Agora só esperando chegar a flange pra terminar a letargia do meca.
Uxio......vc vai usar caixa de direção da s10 ou opala?
Só um comentário.. Uso caixa de opala.. e até hj não tive problemas..
A antiga caixa de opala que tinha.. deu problema no pitman.. pois era parafuso no pitman.. troquei pela que é rosca cônica.. e ficou primeira.. nunca mais tive problemas..
Abraços,
Magão,
A caixa do Opala é complicada, pq o espaço ali na frente é justo, e como essa caixa é mais saliente, com boa parte acima do chassi, dificulta a instalação do radiador.
Já a caixa da S-10 fica quase toda abaixo da linha do chassi e não atrapalha em nada na instalação do radiador. Lembrando que o radiador da S-10 é bem maior que o do Opala, e eu vou usar o radiador do Omega, que é maior que o da S-10 e ainda tem o condensador do ar cond.
O meca quis usar a caixa do Opala até mesmo pra aproveitar a furação original, mas não foi possível por causa do radiador.
Ahh.. entendi! Aqui em MCZ tem Engesa com motor mwm 2.8 e não usa o radiador do omega.. por isso usa caixa de opala.. saquei!