Na Fenajeep c me disse que o sem fim da band serve pra inverter o lado do pitman, confere?
Seria esse aqui ?
Eixo Sem Fim Toyota Bandeirante Junho De 1984 Até 1994 - R$ 155,00 no MercadoLivre
Versão Imprimível
Na Fenajeep c me disse que o sem fim da band serve pra inverter o lado do pitman, confere?
Seria esse aqui ?
Eixo Sem Fim Toyota Bandeirante Junho De 1984 Até 1994 - R$ 155,00 no MercadoLivre
passei por esse mesmo problema... minha tie-rod atropelava a drag-link quando a suspa do lado esquerdo fechava toda... minha soluçao foi inverter os furos do high-steer pegando os terminais da tie-rod por baixo
T+
Minha tie rod pega por baixo do munhão. Cheguei a simular a tie rod por cima do munhão, mas não conseguiria alinhar a drag com a panhard. Post #1225
Esse meu problema vem desde 2009 quando reposicionei o eixo dianteiro. o trabalho das barras sempre amassava o amortecedor de direção.
Se inverter o lado do pitman for simplesmente trocar o sem fim pelo da Band, ótimo - vou fazer já.
Mas se precisar fazer muita coisa como refurar suporte no chassis etc. Vou deixar pra depois.
Fato é que sábado vou testar o curso da suspa e vou ficar atento pra esse tipo de interferência.
Darei noticias! :computador:
Zeca liga aqui 11 5072 3415,procure por Angelo Meliani que ele deve ter,fale em meu nome Edison da 4x4 garage que ele vai dar uma atenção para voce!!!
[]s
E ai C. J. Beleza? estou acompanhando o projeto do táxi e está ficando muito bom, meus parabéns, já está começando a tomar forma o Jeepão!!! ou melhor Trollão!!!
Quanto a incompatibilidade das barras de direção estou aguardando pra ver se o "sem fim da band" vai dar certo. Eu não sabia desse lance de inverter o pitman.
O que se vê de forma comum é a confecção de suporte e instalação da caixa de direção á frente da carroceria, na longarina esquerda do chassi, ou uma caixa de direção movida por pinhão e cremalheira, como do Vw Santana, muito vista em alguns Jeeps, instalada á frente do diferencial.
Mas acredito que no seu projeto ela não serviria, ela ficaria subdimensionada p/ o seu conjunto.
Enfim a curiosidade é grande, desejo a você boa sorte para resolver o impasse!
A você e aos demais colegas, eu criei um tópico para o meu "Marelão", Ex-Zulão, quando sobrar tempo, deem uma olhadinha pelo link em minha assinatura.
Abraço :concordo:.
Valeu Fabricio!
Hoje comprei algumas chapas pra terminar as torres mockup dos amortecedores e os suportes do motor. Sábado tem novo cerão no Taxi.
O plano é posicionar as torres dos amortecedores, o trem de força, testar o curso da suspensão, corrigir possíveis interferência. Possivelmente colocaremos a carroceria.
Sobre o sem fim, pelo que pesquisei, parece que o da band não é compatível. Pelo menos não plug'n play.
Pelas duas fotos abaixo nota-se grande diferença entre os sem-fins da band pro JPX
BANDhttp://mlb-s2-p.mlstatic.com/eixo-se...3_102013-F.jpg
JPX
https://lh3.googleusercontent.com/-h...or+jpx+009.jpg
Liguei pra ZF e me disseram que as caixas de JPX, Troller, Opala são da mesma família (91alguma coisa) e por isso existe a possibilidade de intercambio de peças. Mas ele não soube me dizer quais peças e se seria possível fazer meu pitman virar pra frente. O cara lá dentro que pode saber isso não estava disponível e ainda não consegui falar com ele :s
De qualquer forma, um amigo aqui da Bahia tem uma caixa e disse que pode me vender se eu precisar. Então to tranquilo.
Vou montar a direção com a caixa original e ver o que acontece. Espero que dê certo.
Sinceramente nunca tinha acompanhado uma discussão a respeito desse assunto de caixa de direção, da possibilidade de inverter o trabalho do pitman, mas já pesquisou a respeito de quais caixas trabalham de forma invertida ao troller??? Se que caixa de direção do Dodge e do Ômega trabalham de forma diferente.
No mais, tá de parabéns pela evolução do projeto. Tô meio OUT, mas sempre dou um passadinha pra conferir as novidades !!!!
Abração
Renato Fraga.
Anexo 448405 Anexo 448406 Anexo 448407
A caixa de direção do Ômega realmente trabalha com o pitman apontando pra frente (imagem 1), isso porque no ômega as "barras" de direção atuam atrás dos cubos de roda.
Para instalar a caixa de direção do Ômega na Rural (foto 2) ou mesmo no Jeep, basta soltar o parafuso, e inverter o pitman para ele apontar para trás, e posicionar a caixa à frente ou a trás do eixo dianteiro.
O mesmo raciocínio serve para caixa de direção do Opala (foto 3).
Portanto, desnecessária a abertura da caixa de D.H para qualquer modificação no interior da mesma.
Se instalarmos a Caixa de D.H do Ômega (pitman p/ frente) no mesmo lugar onde está a do troller, o resultado será o mesmo, que somente inverter o Pitman na caixa original do Troller, ou seja, quando esterçar o volante de direção p/ esquerda o Jeep irá p/ direita, se esterçar p/direita o Jeep irá p/esquerda.
Para manter a caixa de direção na mesma posição, original do Troller (o que acho bem difícil), com o Pitman apontando p/frente, como o C.J pretende , teria que encontrar uma caixa de direção que "trabalhe" de forma inversa, ou seja, no sem fim a rosca seria originalmente "contrária", o que particularmente nunca ví.
Concluindo, pode-se instalar a caixa de D.H do Troller, Ômega, Opala, Maverick etc.. nos "Jeeps", em que os terminais das barras de direção são á frente dos cubos ( a grosso modo, munhão) desde que o Braço Pitman esteja apontando para Trás. A caixa pode ser instalada à frente do dif. dianteiro (o que normalmente se vê p/evitar que a drag. link "pegue" na Tie rod) ou atrás como originalmente se vê no Troller, a posição não importa.
Abraço!
Fabricio, mas o problema é que no caso do Zeca, ele quer manter o setor no mesmo lugar original, mas com o pitman virado p/ tras ( como é originalmente no troller) vai haver interferencia com a tie-rod.
o Zeca só tem as seguintes opçoes:
1- arrumar um setor que trabalhe com o pitman p/ frente e que seja originalmente usado em carros com as barras localizadas A FRENTE do eixo ( por isso o do Ômega nao vai servir, pois as barras sao por tras o que inverte o sentido de direçao)
2- abrir espaço, refurar o chassis e mover o setor original ( com pitman p/ tras)
3- conseguir um set de engrenagens invertidas p/ converter o setor original p/ usar o pitman p/ frente.
abs
Deu pau aqui no meu computador e os links ficaram inválidos, a imagem que aparece e de um jipe com suspensão dianteira do Opala, foi postada por engano. Mas dá pra perceber que foi adaptada uma chapinha para os terminais da Tie rod ficarem voltados p/ frente. Desculpem o engano :-D.
Postando Novamente as Imagens:
Anexo 448518 Anexo 448519 Anexo 448520
eu uso na minha o setor do dojao,preso atras da travessa,braço pra frente,é isso q tu quer ?pode se usar o da f1000 tambem pra isso