Zeca... eu iria p/ opçao de cortar o chassis e abrir espaço p/ o amortecedor, faria algo assim ( se tiver espaço, obvio)
======\\...... //======
..............====
.............====
======//...... \\=======
será que dá?
Versão Imprimível
Zeca... eu iria p/ opçao de cortar o chassis e abrir espaço p/ o amortecedor, faria algo assim ( se tiver espaço, obvio)
======\\...... //======
..............====
.............====
======//...... \\=======
será que dá?
Mto bom zeca!! E é isso ai, não tem almoço grátis!!! E se fosse fácil, não ia ter graça!! Manda bala
pq por dentro do chassis vc perde muito da açao dos amortecedores, pois a amplitude do movimento é gradativamente menor quanto mais p/ dentro for a fixaçao no chassis.
eu prefiria sacrificar o tanque do que a estabilidade do carro :concordo:
Também mexeria no chassis e ajustava o tanque pra encaixar o amortecedor ali.
A melhor solução é fazer o chassis em diagonal fechando, se possível até subindo o mais próximo possível do assoalho.
[]'s
Zeca,
Mudando de asunto.
Algum progresso com o cara da JB?
Encontrei outro modelo curto, da NOVAK.
Jeep NP / NVG 231 Super-Short Slip Yoke Eliminator, HD
A vantagem é que os caras são mais maleáveis para mandar para cá.
[]´s
Vou fazer um novo teste antes de decidir cortar o chassis.
Vou rebaixar o suporte do amortecedor no eixo. Montei com ele está no topo da tubeira.
Acho que um suporte rebaixado pode resolver.
Vou fazer isso e testar novamente.
Testando a amplitude da suspensao sem as molas.... Derrepente... "PACK!"
Analisando as possíveis causas, identifiquei que a rotula inferior do amortecedor deu fim de curso e a torre superior travou o movimento do amortecedor. Esses dois fatores aliado ao fato dele estar sem sustentação das molas, apoiando o peso na haste, culminaram na quebra.
Vou levar para soldar e continuar os testes enquanto a nova haste não chega.
Na ultima foto mostro com o dedo a limitação que a torre esta fazendo no movimento pendular do amortecedor.
Paciência... Vamo q vamo!
pelo menos consegui ver que em "full bump" (curso todo fechado) não estou com nenhuma interferência significativa.
Conclusão que cheguei foi que a quebra se deu por esforço transversal na haste.
Isso aconteceu por dois motivos:
1: A torre mockup feita por mim, com regulagens, calçou e travou o movimento de balanço na fixação superior. Desta forma ele não pode pendular como deveria pra compensar o movimento do chassis X eixo.
a foto anexa mostra a torre traseira com esse mesmo problema. Mas o problema foi no amortecedor dianteiro direito quando eu levantava a roda traseira esquerda.
2: O ponto inferior de fixação do amortecedor está muito próximo do "C" do munhão. Com a torçao, o prato da mola encostou no "C" e travou o trabalho da rótula.
As fotos anxas mostram o lado direito quebrado e esquerdo inteiro. O cotoquinho de haste está na mesma posição de quando quebrou e o formato do cisalhamento mostra que aconteceu da esquerda pra direita.
As outras duas fotos minhas forcando o cotoco pra frente e pra tras mostram que o curso de trabalho da rótula está ok e nao esta esbarrando na lateral da fixacao do eixo. *problema que aconteceu no Devasso e que quebrou as duas hastes em 2008.
Bom.. essas são minhas conclusões.
PS: Não consegui ordenar as fotos pelo ipad.
Não acredito ter sido falha do material, pois a tensão foi aplicada com alavanca e num vetor transversal à posição de trabalho da haste. Por ser um metal extremamente duro, ele não torceu e quebrou.
Estou em vias de adquirir uma haste nova, mas enquanto ela não chega vou mandar soldar essa pra continuar a montagem e testes.
********Não vou usar haste soldada com o carro pronto.