[QUOTE=JCJ;2014732]
O que vc acha? Ele é baixinho e tem cabeça chata! :mrgreen:
Versão Imprimível
Inoxidável, ou seja, brilhante :chorandoderir:
[]'s
Obrigado pelas felicitações galera!!!
Dino e JCJ, sou Gaucho, de Passo Fundo pra cá! :odedo:
Hoje me dei de presente de aniversario a furadeira de bancada!
Marca: Ferrari
Modelo: FGC-16
Mandril de 16mm
Potencia 1/2cv
http://bimg2.mlstatic.com/furadeira-...151_062012.jpg
A noite furo (1/2") as chapas dos suportes dos amortecedores!
Com a troca dos eixos do meu Troller pros eixos do T4 Diesel, terei que reabrir o furo dos munhões a fim de manter as ponteiras e barras de direção do caminhão MB 608 que usava nos eixos antigos.
Pra isso, estou comprando o ferramental necessário, que juntamente com furadeira de bancada me permitirá fazer o serviço em casa.
A ferramenta chama-se Alargador para cones, com conicidade 1:10 e tamanho de 5 a 15mm
http://www.grupoindaco.com.br/fotos/5602.jpg
boa.... vou tem que inverter o conico no meu highsteer, me empresta a ferramenta? :mrgreen:
Tá dificil de achar pra comprar.. rodei todas as lojas de ferramentas de Salvador e não achei. Liguei na Ferramentas Gerais e não tem em nenhuma das filiais.
liguei agora pro fabricante (indufresa) e pedi pra eles me indicarem um revendedor que tenha em estoque.
Eu empresto, mas você tem que vir aqui buscar! hehehehe
Ontem a noite inaugurei minha furadeira de bancada. Furei 2 chapas de ¼” dos suportes dos amortecedores.
Usei brocas de marca DORMER de 2 tamanhos intermediários até chegar na medida do furo de 1/2" dos olhais.
Não sou entendedor de brocas, mas já usei algumas marcas, dentre elas Makitta e Bosch. Tenho apenas uma coisa pra falar. DORMER BROCA!
Furei em baixa velocidade e refrigerando com agua, o metal parecia chocolate. Muitíssimo afiada.
Se alguém estiver comprando brocas, vá de Dormer!
brocas Dormer sao boas mesmo.. mas chapa de 1/4 é café pequeno de furar, nem precisa de ficar fazendo muitos furos intermediarios nao.. pode passar uma broca de 3mm primeiro e depois rasga com a 1/2 direto, nem precisa refrigerar desde que a furadeira esteja operando com rotaçao abaixo dos 500rpm.
quando vc for furar chapas acima de 10mm ai o papo é outro.. rotaçao baixissima e refrigerar senao queima a broca mesmo..
Zeca,
Só uma dica.. Não aconselho a usar agua não.. Além de matar a chapa, mata a broca tb...
Se não tiver oleo (pode ser de mamoma msm) para usar, use alcool de limpeza msm (msm os de 46º, q pelo menos não é agua pura, rs.s)... O alcool é mais indicado para furar aluminio. Mas na falta de oleo pro ferro, usa alcool msm....
Ele evapora mais rápido, puxando mais o calor do metal e não destrói (enferruja) a chapa e a broca....
Fica a dica...
Abs,
CJ.
Se for usar álcool, assegure-se de que o mesmo é para uso doméstico (46°), mas mesmo assim tome cuidado pra não pegar fogo!
Sempre usei água para auxiliar na furação, depois é só secar a chapa e a broca com um pano e boa!
Mas Antes de usar água, já queimei muitas brocas, depois eu peguei o jeito!
Abraço!
Se possível providencie um óleo de corte mesmo pois ele além de resfriar o corte, elimina um pouco o atrito entre material e broca, preservando-a, coisa que a água e o álcool não fazem. Nas casas de ferragens tem uma latas pequenas a venda e duram uma eternidade. Abraços e parabéns pelo projeto, está do baraio mesmo!!!