Não comento nada!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
A vida ta dificil CJ!
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Não comento nada!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
A vida ta dificil CJ!
Nada contra!, mas este tópico está ficando meio estranho :shock: :shock: :shock: !!!
Podia estar matando...
podia estar roubando...
Mas não. Estava fazendo trilha vestido de mulher!
Podia ser muito pior! hehehehehe
bom, com licença que estou no meio do meu carrinho de compras na Craftman! hehehehe
Essa semana to indo pros EUA fazer umas comprinhas!
Cadê as novidades??????:pipoca::pipoca::pipoca:
Abraço!!!
Fala pessoal. To de volta.
15 dias fora, sendo 7 deles na terra do Tio Sam. Ai já sabe né!!!
Na lista de compras não poderia faltar coisas pro Taxi! :dance:
Algumas delas:
- Polia do virabrequim em alumínio c/ diâmetro menor que a original.
*a polia que veio com o motor não é original. Ela é de correias em V e foi soldada uma polia poly-V na gambiarra.
- Polia da bomba d'agua em alumínio c/ diâmetro maior que a original.
- Polia do alternador em alumínio c/ diâmetro maior que a original.
*As polias maiores (bomba dagua e alternador) + a polia menor (virabrequim) fazem com que a correia gire mais devagar e mais reduzida. Como numa corrente de bicicleta. Girando com menos peso, pode dá até 15cv de potencia. (de acordo com o fabricante).
Estou inventando arte... se não der certo volto pro original.
http://static.summitracing.com/globa...41084_w_ml.jpg
- Juntas dos coletores de escapamento
http://static.summitracing.com/globa...MS90746_ml.jpg
- Presilha do distribuidor.
*o meu veio sem.
http://static.summitracing.com/globa...-1009_w_ml.jpg
- Sensor de explosão dos cilindros (acho que é isso).
*o meu tava quebrado
http://static.summitracing.com/globa...-ks39_w_ml.jpg
- Parafuso ARP anti-vibração pra presilha do distribuidor
*comprei de viadagem mesmo, pois o kit acima ja vem com parafuso.
http://static.summitracing.com/globa...30-1702_ml.jpg
- 5 creeper joints e os bungs pra terminar a suspensão
http://www.trail-gear.com/images/110...per-joints.jpghttp://www.trail-gear.com/images/110...gear_bungs.jpg
- 12 prisioneiros de 8mm com garantia vitalicia
http://www.trail-gear.com/images/300...b-stud-kit.jpg
- 1 par de porcas de engenharia pra manga de eixo
http://www.trail-gear.com/images/300519-KIT.jpg
- 2 pares de brackets inferiores pros diferenciais
http://www.artecindustries.com/thumb...x=150&maxy=150
- 4 logos da Artec pra decoração
http://www.artecindustries.com/thumb...x=150&maxy=150
e mais algumas coisas que agora não lembro!
Só isso! hehehehe
Zecao... nao seria o contrario com relaçao as polias? no caso de utilizaçao OFFROAD ( baixa rotaçao e baixa velocidade do carro na maior parte do tempo)
em carros de arrancada, onde o obejtivo é extrair o maximo de potencia, diminuir o "peso" p/ tocar alternador e bomba dagua é valido, até porque o objetivo do motor é girar alto, inclusive dimunir a velocidade da bomba dagua é um recurso interessante p/ nao cavitar.
mas em jipes de trilha, a ideia seria justamente o contrario, aumentar o giro da bomba dagua ( fazendo a agua circular mais rapido em baixas rotaçoes ) e aumentar o giro do alternador p/ suprir a demanda de energia ( guincho, farois auxilixares etc..) em marcha-lenta?
Fabil, você muito provavelmente está certo mas eu comprei pra ver o que iria acontecer mesmo... Se der errado destroco.
Existem bombas dagua pra esse motor que são de alta vazão, assim como alternadores de alta amperagem. Poderia troca-los caso fosse necessário e/ou trocar apenas uma ou outra polia até chegar num setup interessante.
Confesso que os 15cv me seduziram!
Olá CJ! Eu estava lendo o seu post do dia 11/11/13 e logo abaixo o amigo Fabil parece que leu os meus pensamentos :pensativo: , você indo na contramão da lógica, como ele expôs acima, paga "ganhar" 15 CVs.
Uma vez eu lí uma matéria numa revista sobre o assunto, salvo engano o carro era um gol 1.6 onde foram aumentadas os diâmetros das polias, inclusive do ar condicionado, reduzindo um pouco a eficiência de todo o sistema, em busca de "menor arrasto" para gerar alguns CVs a mais.
Foi realizado teste em dinamômetro com o motor original, e depois de modificado, inclusive aumentando o diâmetro dos dutos do escape e do "silencioso" intermediário e final.
Depois de toda a trabalheira, peças, correia, solda etc... no final das contas o ganho foi de raquíticos 6CV. :shock: :shock: :shock: !!! ou seja, mais ou menos 6,5% de ganho em potência.
Agora, seguindo o raciocínio, o seu motor deve ter algo em torno de 180 CVs de fábrica, e um torque de mais ou menos 32 KGF/M a 2.500 R.P.M (aferidos pelo chutômetro), enfim, um motor de grande torque em baixa rotação, 6 cilindros, o que implica em maior calor sendo gerado, exigindo mais do sistema de arrefecimento, radiador e bomba d'água.
Polia do alternador maior, significa que vai girar menos, gerando menos carga para a bateria, que no seu caso "pode", e não necessáriamente deve, prejudicar, partida, faróis, Som, guincho...
Pode ser também que essa alteração nas polias, não signifique tanto em termos de funcionabilidade do conjunto, talvez você nem sinta! com certeza esta "receita" já deve ter sido experimentada e aprovada, pois dificilmente as peças seriam postas à venda nos Estados Unidos, se não funcionassem bem!
Em resumo, o que particularmente acho, isto é minha opinião pessoal, com todo respeito, e que apenas esta modificação das polias, possivelmente não vão gerar 15CVs, seguindo o raciocínio acima, se aplicado ao seu motor de 180CVs, geraria um ganho de 6,5%, isto é mais ou menos 11 CVs! o que não é nada mal, contanto que todos os periféricos funcionem bem! :concordo:.
Abraço, boa sorte na empreitada!
Fala Fabrício,
Obrigado pelo comentário!!!
Então.. comprei as polias porque a polia que veio no virabrequim do meu motor foi mexida. Ela era uma polia V e soldaram uma guia poli-V com 5 canais (vide foto). Originalmente são 6 canais. Então teria que troca-la de qualquer forma.
Fuçando na net, achei varias opções. Como minha ideia era trazer na mala, procurei polias de alumínio pra diminuir o peso. Nessa procura achei alguns modelos com essas características de reduzir a velocidade da correia e ganhar uns cavalinhos extras.
Confesso que os demônios da minha cabeça ficaram aguçados e mesmo achando que poderia ter problema de arrefecimento, tasquei o dedo no "Checkout".
Bom, das 3 polias que comprei, minha real necessidade é apenas a do virabrequim. Então num eventual problema de energia ou arrefecimento eu destroco. Isso se daqui pra lá não meter uma bomba dágua high output.
Não tenho experiencia nesse assunto, mas sinceramente no meu humilde achismo não acredito que haverá tanto problema assim.
Sobre a cavalagem, o fabricante das polias fala até 15cv. Não sei se terei isso. Mas já é alguma coisa! Principalmente em motor aspirado, que é mais difícil de arrancar cavalinhos extra.
Se conseguir chegar nos 6,5% que o gol ganhou, serão na verdade 12,675cv pois o meu motor (da S10 SS) saiu originalmente com 195cv. 10cv a mais que o Vortec da Blazer nacional. Então serão 207,675cvs.
ISSO TUDO CONSIDERANDO QUE O MOTOR NÃO PERDEU A CAVALAGEM ORIGINAL. O QUE A CHANCE É DE 0,001%. hehhehe
Mas a minha vontade de mexer não para nas polias. Quero bypassar a EGR, Escape dimensionado e talvez uma injeção programável.
Vamo que vamo.... A execução projeto ta parada pois perdi o foco. Esse sábado quero levar o que falta de link pro torneiro, e no sábado que vem quero levar o motor na oficina da empresa de um amigo pra abrir o motor e fazer uma inspeção geral*
*O meu motor veio cheio de coisa estranha... diversos parafusos quebrados no bloco, coletor de escape solto e quando foi colocar não casava furação, faltando bracket do alternador, polia toda ferrada de outro motor etc... essas coisas me deixaram com a pulga atrás da orelha com relação ao estado dele. Quero tirar essa pulga sabado que vem!
Descrição da polia feita pelo fabricante:
"Try Auto Specialties underdrive street pulley sets to increase your engine's horsepower. These Auto Specialties replacement crank, alternator, and water pump pulleys turn slower than stock and provide up to 15 extra horses, for about 30 minutes of work. You'll also get better mileage and increased accessory life in the bargain. Instructions are included."