Powered by vBulletin

Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 103 de 149 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 35393949596979899100101102103104105106107108109110111112113 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/12/2013, 11:46
    zeca_cj
    7 Anexo(s)
    Comecei ontem e devo terminar domingo o processo de abrir os cônicos dos munhões para usar os terminais do caminhão MB608 que usava nos eixos antigos.

Antes de desmontar, medi e testei a possibilidade de abrir o cônico de cima pra baixo. Desta forma os terminais entrariam por cima do munhão invés por baixo como é originalmente, dando maior altura da barra com relação ao chão e obstáculos.

De acordo com minhas medidas e com o bracket de panhard aftermarket que estou usando no chassis, não consegui o paralelismo entre a panhard com a drag link. Sendo assim optei por abrir de baixo pra cima.

*Não comparei o meu bracket aftermarket com o suporte original da panhard dianteira do T4 Diesel, por isso não sei dizer se é possível montar as barras por cima do munhão respeitando o paralelismo do sistema num T4 "original".

Gostaria de fazer a drag link pegando no munhão, mas por ter adiantado o eixo dianteiro algumas polegadas e mantido a caixa de direção no mesmo lugar, as duas barras se chocarão com o movimento da suspensão. Desta forma montarei a drag link pegando na tie rod, esquema que Elmer andou fazendo e tem dado certo lá em cima em RR.

Assim que reabrir os munhões vou posicionar as barras e re-medir tudo pra daí comprar o material e fazer as barras novas.

Foto 1: Foto da simulação usando a barra por cima do munhão.
    Fotos seguintes: São da mudança que Elmer fez e postou num tópico na area do Troller. É o que eu pretendo fazer no Taxi.

Por hora é só.

Dúvidas, conselhos, criticas e sugestões são sempre bem vindas!
  • 20/12/2013, 13:25
    Vermeio
    1 Anexo(s)
    zeca
    vo faze um comentário e ja usa teu topico pra tentar solucionar um problema que tenho hehhehehe
    tenho este sistema no meu troller, mas fiz alguma alterações em relação a estas fotos.
    tinha essa peça com parafuso para travar a rosca como na foto mas se nao tivesse cuidado na geometria o pessoal deixava em uma posição que pegava nos amortecedores (nao sei se o teus vao ficar na posição original do eixo ou nao), acabei alterando isso e fiz tudo com contraporca.
    Noto um outro problema no meu ate hoje que estou estudando uma maneira de melhorar. nao sei se é o meu que tem esse problema por ter sido feito algo errado ou todos se comportam assim.
    vamos ver se eu consigo explicar: quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para.
    ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
    consegui explicar?
    o sistema funciona bem mas isso me encomoda um pouco (nao muito ja que faz uns 2 ou 3 anos que fiz isso e esta assim desde aquele tempo kkkk).
    pensei em fazer umas buchas de PU e colocar no lugar da coifa dos pivos (igual o sergio fez no tarja preta), para limitar esse "giro" da tie rod.
    faz sentido ou eu que montei algo errado?

Anexo 444125
  • 21/12/2013, 21:29
    zeca_cj
    7 Anexo(s)
    Terminei ontem, já de madrugada, de alargar os cônicos dos munhões.

Apesar de ter que abrir na mão, usando "vira macho", deu tudo certo e ficou ótimo!

Melhor ainda ficou a simulação do alinhamento das barras tie rod e panhard. Ambas medirão 90cm e ficarão paralelas, eliminando qualquer possibilidade de bumpsteer.

Ainda ontem, aproveitei os cubos de rodas no chão e troquei as porcas normais por porcas de engenharia compradas na Trail-Gear. Ficou show de bola!

Hoje abri todos os furos dos brackets que vou usar na suspensão. Eles vieram do fabricante com 9/16" e abri pra 18mm conforme os creepers joints que vou usar. Total de 18 furos reabertos.

Pra finalizar o sábado, fiz uma geral na garagem e o resultado foi uma saveiro cheia de tranqueira, entulho e ferro velho.
  • 24/12/2013, 10:32
    zeca_cj
    1 Anexo(s)
    FELIZ NATAL MOÇADA!!!!

Que 2014 seja um ano de muitas trilhas, adaptações, melhorias e quebra-cabeças pra todo mundo!

E QUE O TAXI SAIA DA GARAGEM!!!
  • 24/12/2013, 16:39
    fabriciosimonini
    2 Anexo(s)
    Vermeio e C.J.

Citação:

quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para. ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
    consegui explicar?
    Desde já peço permissão ao amigo C.J para responder a questão postulada pelo amigo Vermeio e tentar humildemente ajudá-lo, pois a mais ou menos 6 meses passeio pelo mesmo problema!, vou tentar explicar da melhor forma possível para o texto não ficar confuso:

O sistema de direção que o amigo C.J está montando, até este momento (salvo alterações) é muito parecido com o que tenho em meu CJ5, Caixa ZF, Drag Link, terminal no olhal da Tie rod, terminal esquerdo, terminal direito, "rosqueados" e braçadeiras de aperto.

A única diferença e que este terminal com rosca e olhal no meu Jeep, são uma peça só, isso mesmo, não dá para trocar o terminal sem o olhal. não existe estas peça vermelha onde no caso do C.J une terminal e olhal.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...dca75245f9.jpg

Eu percebi que aos poucos, o volante de direção do Jeep se deslocava para a direta, para que o mesmo pudesse andar em linha reta, e em mudanças de direção bruscas o Jeep ocilava um pouco.

Pedi para meu filho girar o volante e percebi que a Tie roda "girava" também, rosqueando e desrosqueando os terminais, e com a mão dava pra chacoalhar a mesma em "circulo" tamanha a folga.

Notei que as braçadeiras que prendem os terminais estavam deslocas cerca de 3 cm antes do final da rosca (extremidade da tie rod) tanto da esquerda como a da direita.

Foi só soltar as braçadeiras, empurrá-las paras as "pontas" da tie rod e apertá-las bem, para travar as roscas dos terminais e pronto! problema resolvido!

Tentei chacoalhar com as mãos e não mexeu nadinha, girei o volante para esquerda e direita, e nada da tie rod "girar" como vinha fazendo anteriormente.

Aproveitei para apertar também a braçadeira da drag link que prende o terminal ao olhal da tie rod.

Anexo 444552

Vermeio, antes de mandar fazer buchas para limitar a torção dos terminais, procure fazer uma revisão geral nas barras para eliminar "folgas" , não sei se seu sistema de direção faz uso de braçadeiras ou porcas p/ apertar a rosca dos terminais, as vezes, se os terminais estiverem bons (sem folgas em sua rosca) um belo aperto resolve o problema.

A tie rod pode desgastar a sua rosca interna, principalmente se ela "gira" sobre si mesma sempre que se esterça para direita ou esquerda, isto pode tê-la desgastado, bem como, a rosca dos terminais gerando folga em ambas as peças.

Em resumo, se o aperto nas "roscas" não resolver, substitua os terminais e verifique as roscas internas da drag link e tie rod, substituindo-as se necessário.

Na imagem abaixo, do sistema de direção de um Troller, marquei os pontos onde pode haver folga e ocasionar o problema pelo qual vem passando, não sei se é igual ao seu, mas dá pra ter uma idéia.

Anexo 444564

Espero ter contribuído, pois, como afirmei acima a alguns meses passei pelo mesmo problema, que me "esquentou a cabeça", sendo que a solução era simples.

Abraço! aos amigos Vermeio e C.J.
  • 02/01/2014, 13:04
    zeca_cj
    Citação:

Postado originalmente por Vermeio Ver Post
    zeca
    vo faze um comentário e ja usa teu topico pra tentar solucionar um problema que tenho hehhehehe
    tenho este sistema no meu troller, mas fiz alguma alterações em relação a estas fotos.
    tinha essa peça com parafuso para travar a rosca como na foto mas se nao tivesse cuidado na geometria o pessoal deixava em uma posição que pegava nos amortecedores (nao sei se o teus vao ficar na posição original do eixo ou nao), acabei alterando isso e fiz tudo com contraporca.
    Noto um outro problema no meu ate hoje que estou estudando uma maneira de melhorar. nao sei se é o meu que tem esse problema por ter sido feito algo errado ou todos se comportam assim.
    vamos ver se eu consigo explicar: quando voce gira o volante o drag link empurra a tie rod para o lado direito ou puxa para o lado esquerdo, nesse movimento de puxa e empurra a tie rod gira com os movimentos dos pivos dos munhões e o centro do volante acaba se alterando depedendo de como a tie rod para.
    ja tentei posicionar o olhal que fixa o pivo da drag link diferente mas nao consegui eliminar esse "jogo".
    consegui explicar?
    o sistema funciona bem mas isso me encomoda um pouco (nao muito ja que faz uns 2 ou 3 anos que fiz isso e esta assim desde aquele tempo kkkk).
    pensei em fazer umas buchas de PU e colocar no lugar da coifa dos pivos (igual o sergio fez no tarja preta), para limitar esse "giro" da tie rod.
    faz sentido ou eu que montei algo errado?

Anexo 444125

Vermeio,

Desculpa a demora em responder... Natal emendou com ano novo ai já sabe né!

Feliz 2014 pra você e que esse ano seja de muitas trilhas, saude e dinheiro pra manter o bugão sempre na ativa! hehehehe

Eu acho que entendi seu segundo problema, mas não consegui visualizar uma forma de evitá-lo.

Pretendo montar a direção em breve, mas como a data de término da reforma ainda é uma incognita não sei quando será o teste prático. Então infelizmente por enquanto não posso te dar meu parecer! rsrs

Pra piorar o término do Taxi, esse ano vou montar um AP pra morar com dona patroa, então as prioridade$$$ vão mudar um pouco. rsrs
  • 02/01/2014, 13:14
    OPC+JR
    Citação:

Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Vermeio,

Desculpa a demora em responder... Natal emendou com ano novo ai já sabe né!

Feliz 2014 pra você e que esse ano seja de muitas trilhas, saude e dinheiro pra manter o bugão sempre na ativa! hehehehe

Eu acho que entendi seu segundo problema, mas não consegui visualizar uma forma de evitá-lo.

Pretendo montar a direção em breve, mas como a data de término da reforma ainda é uma incognita não sei quando será o teste prático. Então infelizmente por enquanto não posso te dar meu parecer! rsrs

Pra piorar o término do Taxi, esse ano vou montar um AP pra morar com dona patroa, então as prioridade$$$ vão mudar um pouco. rsrs

Zeca, esse tal de AP é motor de gol? rsrsrsrsrs.... se não for tá fd :odedo:

Já vi que essa reforma vai demorar..... conheço essa história.......

Agiliza esse esquema da direção ai para eu copiar... :mrgreen:

[]´s
  • 04/01/2014, 23:38
    uxio69
    Citação:

Postado originalmente por OPC+JR Ver Post

[]´s

:chorandoderir:....
  • 16/01/2014, 19:11
    zeca_cj
    Citação:

Postado originalmente por OPC+JR Ver Post

[]´s

Antes fosse um AP 2.0, mas não... Lá se vai o orçamento do Taxi :parede:

Amanha vou comprar 4 novos terminais do 608 pra começar a fazer o esquema da direção! Fique tranquilo que vou registrar e compartilhar :computador:
  • 16/01/2014, 19:18
    zeca_cj
    Citação:

Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Teste de montagem dos links foi suspenso :freaking:
    O serviço do torneiro não ficou 100% então mandei-os de volta pra os ajustes. :freaking:

Enfim o torneiro entregou os links ajustados. Agora vamo q vamo!

Já montei a panhard e até o fim da semana devo pré-montar o resto e testar possíveis interferências.
  • 17/01/2014, 16:14
    OPC+JR
    Zeca. Tem um album de fotos suas detalhando instalação d terminais de mb 608 com fotos de pitman etc.... em que carro isso foi colocado? Tem a descrição desse processo em algum tópico seu?
    []´s
  • 17/01/2014, 16:45
    Francisco Maciel
    Zeca, qual a capa seca que vc tá usando nesse motor?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 103 de 149 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 35393949596979899100101102103104105106107108109110111112113 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:10.