O Giovani acabou de confirmar uma dúvida minha.
Na Toyota bandeirante vem de fábrica com as arroelas cônicas, e nem por isso as porcas se soltam e os parafusos quebram.
Uma grande função da arroela cônica, além de causar um travamento melhor pelo efeito cone morse, ela é capaz de direcionar todas as forças aplicadas ao parafuso somente ao seu sentido axial.
http://www.toyotaoffroad.com/Article...ed_rotor03.JPG
http://www.ballisticfabrication.com/...ms/d44stud.jpg
O parafuso quebra porque vai fadigando com as forças laterais que recebe. Se ele apenas receber força axial, ele suporta e não fadiga. A porca na verdade não se solta, mas sim o parafuso se deforma, perdendo o aperto. É como se o parafuso fosse sendo guilhotinado o tempo todo. Com a arroela cônica, ele é apenas tracionado...
Pode acreditar que a solução correta é essa. Aumentar o diâmetro do parafuso resolve o efeito, mas não elimina a causa.
Abração