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Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37"

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  • 26/06/2012, 17:25
    Renato Fraga
    Citação:

    Postado originalmente por zeca_cj Ver Post

    Estou quebrando a cabeca e ouvindo conselhos sobre a suspensao agora... Quero melhorar a dirigibilidade on-road, eliminando bumpsteer, shimmi, acertar o caster e tambem manter um bom curso de suspensao.


    Olá Zeca, belezinha???

    Cara, sei que gato escaldado tem medo até de água fria.

    Me lembro de você queixar-se do seu troller ser muito intável, por conta de algumas alterações que você fez.

    Dei alguns palpites do que poderia ser feito para melhorar.

    A verdade é uma, a suspensão original do Troller RF é muito boa, na sua configuração original. Se começar a mudar, ela vira uma caca !!!!

    Se fizer na dianteira semelhante a suspensão do Troller T4, verás que seu temor era desnecessário.

    Fazer com os braços radiais e panhard na dianteira acaba com o problema de Bumpsteer, e diminui muito a chance de ocorrer o shimmi, além de facilitar qualquer set up bem como corrigir o cáster.

    Pra você não é novidade, mas foi assim que fiz na minha Dakota, é um carro bem alto, usa pneus grandes, e eu uso ela diariamente, pego estrada, viajo com a família, tudo como se fosse um carro original.

    Quando preciso, apenas removo os parafusos das bieletas, e posso encarar as trilhas mais radicais que se pode imaginar.

    Tudo isso sem mistério nem segredo algum.


    Abração
  • 26/06/2012, 17:42
    Renato Fraga
    Citação:

    Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Grande Renato!

    To chegando na fase de comecar a pensar o que fazer e como fazer a suspensao pros meus novos eixos e as duvidas sao inumeras!

    Meu interesse é ter um bom curso off-road, de 14 a 16", e boa dirigibilidade on-road sem bumpsteer, shimmy, caster original.

    A duvida principal é:

    - Mantenho a geometria original do RF (2 link + wishbone invertido na dianteira)?
    - Faco 3 links com panhard nesse esquema? podendo deslocar o link superior de acordo com o vao livre abaixo do motor
    Anexo 355464

    - Faco um 3 Link com Panhard usando os links originais do troller T4? (primeiro esquema abaixo)
    Anexo 355465
    - 4 Links paralelos + Panhard conforme esquema acima e abaixo?
    Anexo 355466


    Quero usar o maximo possivel das fixacoes existentes originalmente nos eixos do troller T4,

    Tava olhando o troller exposto pela Power na Fenajeep e a geometria da suspensao dele é parecida a essa acima. Seria a melhor opcao?

    Se puder me dar uma luz, agradeco, pois estou com muitas duvidas


    Cara, escrevi o post anterior antes de ter visto esse post seu aqui, situado em outro tópico.


    MAs acho que a mensagem já está passada.

    Complementando, o sistema com o wish bone funciona bem, mas só na traseira. Na dianteira, o RF usa invertido, e mesmo se fosse na posição que consideramos correta, oferece os mesmos problemas para suspensões de curso muito longo.

    A adoção da panhard na dianteira, desde que bem configuradinha, garante que a geometria da direção se mantenha correta. Diante disso, pode ter 180 polegadas de curso que as rodas continuarão apontando para frente.

    Na traseira, o wish bone garante que o eixo não movimente-se transversalmente durante seu trabalho, o que garante uma estabilidade maior. Com panhard na traseira, o carro adquire um comportamento diferente, mas aceitável.

    O sistema 4 link paralelo com panhard, só vai te trazer dores de cabeça, com maior dificuldade para instalar, e fazer a manutenção, pois serão mais articulações para dar problemas. E só terá como vantagem manter o cáster durante o trabalho da suspensão, o que nem sempre é de todo necessário, pois sua geometria deve ser mantida quando o carro está no seu ride hight, e não quando a suspensão está toda aberta. Lembre que mesmo triangulando os links dianteiros eliminando a panhard pode ter o mesmo problema de bumpsteer que o wish bone oferece.

    Copia o sistema da dianteira do Troller T4 e melhora o sistema original da traseira do seu RF que certamente terá um resultado muito satisfatório.

    Wrangler, Cherokee, entre outros da linha, melhoram significativamente seu desempenho OffRoad com a adoção de kits long arm eliminando o sistema original, sistema esse bem semelhante ao que existe no Troller, Engesa, entre outros.


    Abraços
  • 27/06/2012, 00:16
    zeca_cj
    1 Anexo(s)
    Renato,

    como sempre, tenho muito a agradecer sua consultoria! Gosto muito de "ouvir" seus conselhos e aos poucos vou aprendendo. :D

    Eu lembro que ja conversamos isso, mas é como voce mesmo disse.. gato escaldado tem medo de agua fria!! e eu tenho!!!
    A hora de comecar a projetar a suspensao chegou e nao gostaria de ter retrabalho.

    Vou seguir seus conselhos, manter o 3 link traseiro e panhard na dianteira.

    A Panhard dianteira posso comprar do troller mesmo né? qualquer mudanca a gente faz aqui mesmo pra deixa-la do mesmo tamanho da drag link. certo?

    Minha grande duvida é com relacao aos links e como fazer e como melhorar a articulacao.

    Faco com o mesmo posicionamento de buchas original do troller? uma bucha em cima da outra?
    mas inves de buchas de borracha usar creeper joint nas tres extremidades de cada link
    Toyota, Suzuki Samurai, and Jeep Off Road Parts
    Anexo 355734

    Ou faco como no engesa, com uma bucha na frente da outra. nesse caso nao daria pra usar creeper joint nos eixos, so no chassis
    http://www.camper.com.br/Fotos_Parce...ens%C3%A3o.jpg

    alem disso, o que preciso levar em conta pra calcular o comprimento do link?
    quanto maior melhor?


    devo rebaixar a fixaçao do chassis ou usando creeper joint nao preciso me preocupar com isso?

    desculpa a quantidades de duvidas e a falta de conhecimento... quanto mais pesquiso mais fico perdido!
  • 27/06/2012, 01:05
    Renato Fraga
    Zeca, é sempre um prazer poder compartilhar conhecimento e experiências.


    A Panhard, você pode sim aproveitar a original do Troller, mas se tiver dificuldades em adquiri-la, não é nenhum pouco difícil de confeccioná-la.

    Recomendo duas coisas: Criar uma regulagem nela e fazer suas fixações por último. Isso tudo para poder deixar a configuração dela o mais perfeita possível, lembrando que o correto é deixá-la com o mesmo comprimento e perfeitamente paralela à Drag Link.

    Referente aos links, na verdade, o quanto mais longo teoricamente é melhor, mas minha sugestão é fazer da seguinte forma:

    Fixe o link ao chassi bem próximo à direção em que se encontra o início do cardã dianteiro. Fazendo assim, terá muito pouco problema com a luva estriada do cardã, pois a mesma quase não irá trabalhar pelo fato do cardã e link possuírem praticamente o mesmo tamanho.

    O link ficará quase no centro do carro, e numa região fácil de criar uma fixação. O mesmo pode se valer para o link inferior da traseira. Alguns Kits para long arms é instalado um subframe que segura a caixa de transferência e os links dianteiros e traseiros, numa única peça.

    Usar as fixações que já existem nos eixos que você comprou, vai te poupar bastante trabalho. Não se preocupe em substituir aquelas grandes buchas por qualquer outro sistema. Elas funcionam bem, dão pouca manutenção e custam barato. Pode adquirir um link original de troller para facilitar seu trabalho. Só fique atento que os traseiros são diferentes dos dianteiros. Basicamente o que muda é que os traseiros são angulados ao passo que os dianteiros são retos.

    Usar os Creeper Joints na extremidade do link que se prende ao chassi é muito providencial, apesar de que o sistema original do Troller ao contrário do que parece, não limita tanto assim o movimento. Mas usar esses terminais ficaria bem melhor sim !!!

    Não sei como é no seu Troller a fixação, mas não precisa fazer ele tão baixo, na altura da longarina já é suficiente.

    Na minha Dakota eu tive o cuidado que fazer uma angulação nos links, usando os traseiros do T4, para evitar que os pneus tocassem nos links quando a roda estivesse totalmente virada. Basicamente, eles saem do eixo e se fecham até suas fixações.

    Para o Wish Bone traseiro, seria conveniente mudar a posição do terminal rotular que vai no centro do eixo, colocando ele perpendicular à posição original, ou adotando um outro tipo de articulação.

    Se conseguir distanciar mais a fixação superior da inferior, provavelmente terá um desempenho melhor, mas pode necessitar ajustes no comprimento da peça.


    Desculpa escrever essa bíblia, mas sei que ainda pode ser pouco diante da necessidade do momento.

    No que eu puder te ajudar, estou à disposição.


    Abração
  • 30/06/2012, 18:25
    M-Beltrame
    Para não avacalhar mais ainda o tópico do Cj com o meu problema do flutuante eu coloquei a minha ultima(espero) duvida nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...no-willys.html, se alguem puder ajdar ficarei agradecido.


    T+
  • 01/07/2012, 19:31
    zeca_cj
    Citação:

    Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Para não avacalhar mais ainda o tópico do Cj com o meu problema do flutuante eu coloquei a minha ultima(espero) duvida nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...no-willys.html, se alguem puder ajdar ficarei agradecido.


    T+

    Fique a vontade meu amigo!
  • 01/07/2012, 20:19
    zeca_cj
    1 Anexo(s)
    Suspensao
    Esta definido com será feito o esquema de suspensao do Taxi.

    No eixo traseiro:
    Geometria: 3 Link long arms + Wishbone

    O que muda:
    • Saem as buchas de poliuretano que fixam os links no chassis e entram terminais rotulares "Creeper Joint" da Trail-Gear.
    (Diametro da rosca: 1.1/4", Diametro do furo na esfera (onde passaram os parafusos que prendem nas fixacoes do chassis) 18mm).
    • Sai a poteira de direcao de caminhao que fixa o wishbone no eixo e entra um terminal rotular igual ao dos links.

    • Confeccao de dois novos links em tubo mecanico SAE 4140, aprox 100mm mais comprido que o orginal, com regulagem de 3 a 6" de comprimento para ajuste do angulo de piao.
    O que eu espero:
    • Segundo o fabricante, o Creeper Joint permite angulacao de até 40 graus. Desta forma, sabendo-se que o mesmo será fixado no centro do eixo e que o eixo possui largura total de 2m (com os pneus). Espero algo em torno de 1.30m de curso total de suspensao.
    • Boa dirigibildade on-road
    • Durabilidade e robustez no conjunto
    No eixo dianteiro:
    Geometria: 2 Links long arms + Panhard

    O que muda:
    • Sai o wishbone invertido original do RF.
    • Confeccao de uma barra panhard em tubo mecanico SAE 4140 com aprox 2" de regulagem usando 2 terminais rotulares "Creeper Joints" (um com rosca direita, outro esquerda) (Panhard do mesmo tamanho e angulacao da drag link.
    (diametro da rosca: 1.1/4", Diametro do furo da esfera (onde passarao os parafusos que prendem no chassis e eixo) 9/16”.
    • Confeccao de dois novos links em tubo mecanico SAE 4140, aprox 30 a 50mm mais comprido que o atual (o atual ja foi extendido 80mm em 2010), com regulagem de 3 a 6” de comprimento para ajuste.
    • Saem as buchas de poliuretano que fixam os links no chassis e entram terminais rotulares "Creeper Joint" iguais aos dos links traseiros.
    O que eu espero:
    • Bom curso de suspensao
    • Caster de 6 a 8 graus positivos
    • Eliminar bumpsteer, shimmy e outros sintomas de indirigibilidade
    • Durabilidade e robustez no conjunto
    O que nao muda:
    As buchas de borracha originais dos links que fixam no diferencial nao serao trocadas por terminais rotulares a fim de evitar que toda trepidacao e solavancos passem pro chassis. Serao mantidas as buchas de borracha originais dos links do T4 pois acredito nao estrangular a suspensao.

    Consideracoes gerais:
    Todo o esquema que sera montado na suspensao foi pesquisado e discutido bastante na internet e com pessoas que considero entendidas no assunto, dentre elas Renato Fraga que me ajudou incondicionalmente, as vezes ate 2h da madruga.

    Bom ressaltar tambem que essa suspensao foi montada a meu gosto, o que pode nao agradar todo mundo. Contudo, sugestoes sao sempre bem vindas! :D

    PS: Num futuro proximo desejo instalar coil-overs de 14 a 16", mas por enquanto pretendo manter molas e amortecedores.

    Anexos.
    Terminais Creeper Joints
    Anexo 356682
  • 02/07/2012, 15:20
    M-Beltrame
    Citação:

    Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Fique a vontade meu amigo!

    Obrigado Zeca.
    Pelo jeito a susp da taxi vai ficar 10.


    T+
  • 02/07/2012, 15:39
    M-Beltrame
    Citação:

    Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Toyota Bandeirante...

    []'s

    Como a informação ERRADA foi postada nesse tópico e não no outro acho sensato que a correção também seja feita aqui.
    O prisioneiro e a porca cônica da toy band NÃO serve no eixo d44 (descobri tomando um fuminho de 50 conto , ainda bem que foi pouco mas poderia ser evitado...).
    1º não existe nenhum jogo de prisioneiro com porca cônica de linha que sirva no d44.(pelo menos da linha pesada)
    2º o furo da manga de eixo do d44 é na medida 3/8 e o da toy band é 8mm oque obviamente impossibilita a montagem...
    3º para montar as porcas cônicas nos semi-eixos seria preciso tornear o semi para deixa-los com furos cônicos.
    4º Os semi-eixos só soltam os parafusos quando as mangas estão condenadas (quando existe uma folga entre o prisioneiro e a manga).

    Zeca o kit da TG vc comprou para o D44?
    Espero que ninguém mais perca tempo e dinheiro correndo atrás dessa informação FURADA.


    T+
  • 02/07/2012, 17:51
    Renato Fraga
    Manga de eixo é presa ao munhão ou à flange do eixo trazeiro por 6 parafusos. Ela tem um rebaixo que centra e apoia a peça ao munhão. Ela não trabalha girando. è nela que se prende o cubo da roda.

    O que discute-se e foi sugerido é a fixação da tulipa do semi eixo ao cubo, e o mesmo se vale da roda livre ao cubo, pois em alguns casos, esses parafusos insistem em soltar, ocasionando sua fratura.

    Se o parafuso da toyota não serve, use apenas a arruela cônica. Se o prisioneiro é maior que o furo, sem problemas, aumente o furo e faça rosca

    Abrir um furo cônico nessas peças não é nenhum bicho de 7 cabeças.


    Portanto de duas, uma:

    Ou você interpretou errado as informações, ou está usando os termos errados para descrever as peças.

    Ao que me lembro, as maiores quixas são de quem tem Troller e os parafusos do semi eixo insistem em soltar. Foi daí que surgiu o lance dos prisioneiros da Toyota, lembrando que os cubos do Troller são compatíveis com os da Toyota.
  • 02/07/2012, 19:52
    zeca_cj
    Citação:

    Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Esta definido com será feito o esquema de suspensao do Taxi.

    No eixo traseiro:
    Geometria: 3 Link long arms + Wishbone

    O que muda:
    • Saem as buchas de poliuretano que fixam os links no chassis e entram terminais rotulares "Creeper Joint" da Trail-Gear.
    (Diametro da rosca: 1.1/4", Diametro do furo na esfera (onde passaram os parafusos que prendem nas fixacoes do chassis) 18mm).
    • Sai a poteira de direcao de caminhao que fixa o wishbone no eixo e entra um terminal rotular igual ao dos links.

    • Confeccao de dois novos links em tubo mecanico SAE 4140, aprox 100mm mais comprido que o orginal, com regulagem de 3 a 6" de comprimento para ajuste do angulo de piao.
    O que eu espero:
    • Segundo o fabricante, o Creeper Joint permite angulacao de até 40 graus. Desta forma, sabendo-se que o mesmo será fixado no centro do eixo e que o eixo possui largura total de 2m (com os pneus). Espero algo em torno de 1.30m de curso total de suspensao.
    • Boa dirigibildade on-road
    • Durabilidade e robustez no conjunto
    No eixo dianteiro:
    Geometria: 2 Links long arms + Panhard

    O que muda:
    • Sai o wishbone invertido original do RF.
    • Confeccao de uma barra panhard em tubo mecanico SAE 4140 com aprox 2" de regulagem usando 2 terminais rotulares "Creeper Joints" (um com rosca direita, outro esquerda) (Panhard do mesmo tamanho e angulacao da drag link.
    (diametro da rosca: 1.1/4", Diametro do furo da esfera (onde passarao os parafusos que prendem no chassis e eixo) 9/16”.
    • Confeccao de dois novos links em tubo mecanico SAE 4140, aprox 30 a 50mm mais comprido que o atual (o atual ja foi extendido 80mm em 2010), com regulagem de 3 a 6” de comprimento para ajuste.
    • Saem as buchas de poliuretano que fixam os links no chassis e entram terminais rotulares "Creeper Joint" iguais aos dos links traseiros.
    O que eu espero:
    • Bom curso de suspensao
    • Caster de 6 a 8 graus positivos
    • Eliminar bumpsteer, shimmy e outros sintomas de indirigibilidade
    • Durabilidade e robustez no conjunto
    O que nao muda:
    As buchas de borracha originais dos links que fixam no diferencial nao serao trocadas por terminais rotulares a fim de evitar que toda trepidacao e solavancos passem pro chassis. Serao mantidas as buchas de borracha originais dos links do T4 pois acredito nao estrangular a suspensao.

    Consideracoes gerais:
    Todo o esquema que sera montado na suspensao foi pesquisado e discutido bastante na internet e com pessoas que considero entendidas no assunto, dentre elas Renato Fraga que me ajudou incondicionalmente, as vezes ate 2h da madruga.

    Bom ressaltar tambem que essa suspensao foi montada a meu gosto, o que pode nao agradar todo mundo. Contudo, sugestoes sao sempre bem vindas! :D

    PS: Num futuro proximo desejo instalar coil-overs de 14 a 16", mas por enquanto pretendo manter molas e amortecedores.

    Anexos.
    Terminais Creeper Joints
    Anexo 356682


    Mudança

    Por recomendacao do pessoal da Trail-Gear, todos os Creeper Joints serao com 9/16" de diametro no ball size. Nao mais de 18mm no wishbone e links.

    No mais, tudo continua como planejado. As pecas devem chegar entre 20 a 40 dias.
  • 02/07/2012, 20:10
    zeca_cj
    Citação:

    Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Zeca o kit da TG vc comprou para o D44?
    Espero que ninguém mais perca tempo e dinheiro correndo atrás dessa informação FURADA.


    T+

    Nao,
    A Trail-Gear é forte em produtos pra Toyota e Suzuki. Esses prisioneiros tem 8mm de diametro, mesmo do Toyota e do Troller. Tanto no cubo dianteiro quanto no traseiro.
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