Esta definido com será feito o esquema de suspensao do Taxi.
No eixo traseiro:
Geometria: 3 Link long arms + Wishbone
O que muda:
- Saem as buchas de poliuretano que fixam os links no chassis e entram terminais rotulares "Creeper Joint" da Trail-Gear.
(Diametro da rosca: 1.1/4", Diametro do furo na esfera (onde passaram os parafusos que prendem nas fixacoes do chassis) 18mm).
- Sai a poteira de direcao de caminhao que fixa o wishbone no eixo e entra um terminal rotular igual ao dos links.
- Confeccao de dois novos links em tubo mecanico SAE 4140, aprox 100mm mais comprido que o orginal, com regulagem de 3 a 6" de comprimento para ajuste do angulo de piao.
O que eu espero:
- Segundo o fabricante, o Creeper Joint permite angulacao de até 40 graus. Desta forma, sabendo-se que o mesmo será fixado no centro do eixo e que o eixo possui largura total de 2m (com os pneus). Espero algo em torno de 1.30m de curso total de suspensao.
- Boa dirigibildade on-road
- Durabilidade e robustez no conjunto
No eixo dianteiro:
Geometria: 2 Links long arms + Panhard
O que muda:
- Sai o wishbone invertido original do RF.
- Confeccao de uma barra panhard em tubo mecanico SAE 4140 com aprox 2" de regulagem usando 2 terminais rotulares "Creeper Joints" (um com rosca direita, outro esquerda) (Panhard do mesmo tamanho e angulacao da drag link.
(diametro da rosca: 1.1/4", Diametro do furo da esfera (onde passarao os parafusos que prendem no chassis e eixo) 9/16”.
- Confeccao de dois novos links em tubo mecanico SAE 4140, aprox 30 a 50mm mais comprido que o atual (o atual ja foi extendido 80mm em 2010), com regulagem de 3 a 6” de comprimento para ajuste.
- Saem as buchas de poliuretano que fixam os links no chassis e entram terminais rotulares "Creeper Joint" iguais aos dos links traseiros.
O que eu espero:
- Bom curso de suspensao
- Caster de 6 a 8 graus positivos
- Eliminar bumpsteer, shimmy e outros sintomas de indirigibilidade
- Durabilidade e robustez no conjunto
O que nao muda:
As buchas de borracha originais dos links que fixam no diferencial nao serao trocadas por terminais rotulares a fim de evitar que toda trepidacao e solavancos passem pro chassis. Serao mantidas as buchas de borracha originais dos links do T4 pois acredito nao estrangular a suspensao.
Consideracoes gerais:
Todo o esquema que sera montado na suspensao foi pesquisado e discutido bastante na internet e com pessoas que considero entendidas no assunto, dentre elas Renato Fraga que me ajudou incondicionalmente, as vezes ate 2h da madruga.
Bom ressaltar tambem que essa suspensao foi montada a meu gosto, o que pode nao agradar todo mundo. Contudo, sugestoes sao sempre bem vindas! :D
PS: Num futuro proximo desejo instalar coil-overs de 14 a 16", mas por enquanto pretendo manter molas e amortecedores.
Anexos.
Terminais Creeper Joints
Anexo 356682