Vou no Pacas com certeza.
Até lá:concordo:
Versão Imprimível
Povo,
Hoje peguei o Engesa que estava na oficina de radiadores para confeccão de uma zero bala com medidas específicas para caber no espaço disponível.
O radiador foi feito 100% cobre, sendo que a colméia é estanhada para maior resistência das aletas. A colméia utiliza é diferente da atual que está instalada a qual também é de cobre, mas segundo o mecânico que montou o radiador essa colméia nova tem rendimento muito maior e garante que vai deixar o motor devidamente refrigerado.
Calculei a área de troca do radiador anterior e a do novo, sendo que o radiador novo ficou apenas 3% de área de troca maior que o atual (calculei descontando a área das caixas dos 2 radiadores). O mecânico que montou o radiador não fez aquele dente que eu tinha desenhado no início para ele ficar entre as longarinas, mas sim fez o radiador sobre as longarinas, portanto sem o dente.
Pedi para não instalar o radiador novo, pois vou deixar isso para o Sr. Jair e o Rodrigo que são caprichosos os detalhes.
O radiador que está instalado no Engesa foi varetado e o mecânico me disse a parte de cima estava entupida. Ele também instalou um ponto para ligar a cebolinha do radiador na caixa superior do radiador, pois assim a ventoinha entra mais rápido. Rodei com o radiador já varetado e é nítido que a troca melhou muito e a temperatura máxima que atingou foi de 92 graus. Antes ia pra 98 graus fácil se forçasse e aí eu tinha que tirar o pé ou parar a viatura para esfriar.
Na 1a semana de agosto vou deixar ele na CJ Checkup para instalar o radiador e fazer uma revisão de muitos itens.... entre eles instalar molas maiores (se é que a Rota tem maior que as atuais), abrir o Câmbio Automático para trocar filtro e óleo, trocar o cardã dianteiro que está com férias no estriado, trocar retentores dos semiéixos do diferencial dianteiros... etc
Os detalhes do radiador novo vejam nas fotos....
abs
O radiador é selado e eu comprei um Vaso de Expansão é que o original da Silverado. Ele é bem grande, portanto com volume maior que os de carros de passeio.
O problema é que estou com uma dúvida, pois o local aonde é para conectar a mangueira que sai do topo do radiador para a saída de ar, está num ponto muito baixo, sendo que os vasos de expansão que conheço essa conexão fica no topo. Se este ponto de entrada de ar no vaso de expansão estiver afogado e abaixo da saída do radiador ... não vai funcionar.
Se alguém já viu esse vaso de expansão na Silverado peço que me digam como está instalado originalmente.
Eu tenho outro vaso que é um de Santana, mas é beeem menor que esse e a entrada de ar fica bem no topo.
abs
A foto abaixo é do outro vaso de expansão que estava instalado anteriormente, mas como disse anteriormente ele é bem menor e com isso circula um volume menor de água.
Aproveitei para tirar outras fotos:
Bateria Yellow Top instalada
Ligação entrada de ar + filtro de ar + snorkel
Fueltech instalada
[]s
uia ce tá vivo??? pensei que vc ficou meio mal com o churras filé miau do paca? ehueuhehueuhe
Eitcha upgrade nesse monstro num para!
abraços
CARO AMIGO GNECCHI
Na minha opinião , a saída de " ar " do topo do radiador , na realidade não é saída de ar , é a saída de ar/água que sai do radiador pela expansão do volume da água do radiador qdo o motor estiver quente , com o motor quente vai expandir o volume da água e a mesma vai sair do radiador pela saída do topo que vai para o VASO DE EXPANSÃO , logo o VASO EXPANSÃO vai receber a água expandida e/ou vapor dágua , ao caminhar para o vaso de expansão e a ENTRADA SENDO BAIXA OU AFOGADA COMO VC FALOU , TANTO A ÁGUA COMO O VAPOR DÁGUA OU SÓ O AR vai entrar por esta entrada afogada , sendo que a água vai ficar por alí mesmo e o ar vai subir e ficar na parte superior do reservatório , ACHO QUE VAI FUNCIONAR SIM , NÃO VEJO PROBLEMA NESTE ASPECTO . E a medida que a pressão do vaso de expansão ficar superior a do motor a água do vaso de expansão irá para o motor pela saída de baixo do vaso de expansão como em todo carro . E outra , se ele foi feito desta forma e usado na SILVERADO , logicamente que não deve ter problema .
ABRAÇÃO
Doctor Guilherme,
Só achei estranho porque os vasos de expansão qu eu conhecia essa entrada de água/ar era sempre no topo, mas vou testar esse da Silverado mesmo.
Achei na internet uma foto do cofre da Silverado onde aparece o vaso instalado no mesmo nível do radiador.
[]s
AMIGO GNECCHI
Este que é o segredo , O DEPÓSITO DE EXPANSÃO NUNCA PODE FICAR ABAIXO DO TOPO DO RADIADOR . Sob pena de o radiador ficar com a água no nível da água do reservatório de expansão , POIS SÃO VASOS COMUNICANTES , êita 2º grau bem feito ha 50 anos atras , é física do 2º grau do colegial , e eu ainda lembro de algumas coisinhas .
Povo,
Encostei a viatura na oficina novamente na sexta-feira passada para a instalação do novo radiador e mais uma listinha de itens a revisar que passei para o Rodrigo da CJ Checkup:
- Instalação do novo radiador juntamente com o vaso de expansão;
- Retirada dos semi-eixos dianteiros para troca de retentor (vasou óleo pelo lado direito) e checagem do barulho que faz quando está em 4x2 (desmontando já avaliamos esse mistério);
- Abertura do Diferencial dianteiro para retirada de 100% do óleo que está contaminado;
- Revisão do diferencial dianteiro que está com uma folga absurda no encaixe estriado (isso só resolve trocando??? se não tiver alternativa, é melhor trocar porque do jeito que está não vai aguentar muito);
- Troca do coxim do escapamento que está quebrado;
- Checar pastilhas de freios (dianteiro e traseiro);
- Checar possíveis vasamentos de óleo nas pinças (tive que completar o nível do óleo que baixou, assim como o carro puxou para um lado quando tive que freiar bruscamente, mas esse sintoma já parou);
- Checar terminais e buxas em geral, pois voltou a dar shimming;
- Checar caixa de direção (folga e vazamento);
- Checar nível de óleo da TCase;
- Checar se os parafusos da tampa do diferencial traseiro estão curtos, pois eles estão ficando frouxos e com isso vazando óleo;
- Checar aperto dos parafusos dos flutuantes;
- Trocar óleo e filtro de óleo do motor;
- Checar barulho de "tec tec tec..." no motor quando ele está frio (pode ser válvula? com a troca de óleo pode ser que pare em função de tucho emtupido após rodar com o motor justo depois da retífica?);
- Abrir o Câmbio Automático para trocar filtro e óleo (se vcs não quiserem mexer nisso eu levarei depois para a oficina que fez o CA do zero, mas esse trampo é mole-mole e acho até que vcs já fizeram);
- Checar conexões do Câmbio Automático, pois está pingando óleo (conexão das mangueiras e aparentemente entre CA e TCase, mas o vazamento deve estar acima escorre sobre essa junção);
- Trocar as molas atuais por maiores, pois está sobrando curso de amortecedor depois que coloquei os Rancho XL;
- Remanejar a FT de dentro do porta-luvas para o painel e retirar o inclinômetro do painel.
O principal dessa revisão é resolver de vez o problema de aquecimento com alta rotação, assim eu posso ir para Conservatória em outubro sem preocupação.
Quando estávamos na fase de programação da FT, eu imaginava que teria um MAPA onde o consumo seria de 6km/litro...... e a realidade é a seguinte:
- opção Álcool forte: 3 km/litro
- opção Álcool econômico: 4km/litro
Ou seja, o motor injetado bebe tal qual o motor carburado !!! :mrgreen:
Dia 28/agosto passarei pela inspeção veicular. Como o ano da viatura é 1990 com motor álcool carburado e o novo motor é Flex (farei a inspeção no álcool) injetado, acredito que não terei problemas de ser reprovado.
Abs sem a viatura por 2 semanas
Amigo,
O meu tem motor da 6cc injetado, passou com folga na inspeção do controlar, o carro e ano 1986.
MAndei lavar tudo, ate o motor, ai um pouco antes de chegar no Controlar, deitei embaixo e fiz um limpeza com um pano, principalmente na caixa, tudo bem limpinho, filtros novos passou na boa... Tenho varios amigos apanhando com essa parada, 3 ja estao fazendo o motor, que ainda estava bom p trilhas, mas fazer o que né, inventaram mais essa para nós, pobres mortais.