Hoje peguei o Engesa que estava na oficina de radiadores para confeccão de uma zero bala com medidas específicas para caber no espaço disponível.
O radiador foi feito 100% cobre, sendo que a colméia é estanhada para maior resistência das aletas. A colméia utiliza é diferente da atual que está instalada a qual também é de cobre, mas segundo o mecânico que montou o radiador essa colméia nova tem rendimento muito maior e garante que vai deixar o motor devidamente refrigerado.
Calculei a área de troca do radiador anterior e a do novo, sendo que o radiador novo ficou apenas 3% de área de troca maior que o atual (calculei descontando a área das caixas dos 2 radiadores). O mecânico que montou o radiador não fez aquele dente que eu tinha desenhado no início para ele ficar entre as longarinas, mas sim fez o radiador sobre as longarinas, portanto sem o dente.
Pedi para não instalar o radiador novo, pois vou deixar isso para o Sr. Jair e o Rodrigo que são caprichosos os detalhes.
O radiador que está instalado no Engesa foi varetado e o mecânico me disse a parte de cima estava entupida. Ele também instalou um ponto para ligar a cebolinha do radiador na caixa superior do radiador, pois assim a ventoinha entra mais rápido. Rodei com o radiador já varetado e é nítido que a troca melhou muito e a temperatura máxima que atingou foi de 92 graus. Antes ia pra 98 graus fácil se forçasse e aí eu tinha que tirar o pé ou parar a viatura para esfriar.
Na 1a semana de agosto vou deixar ele na CJ Checkup para instalar o radiador e fazer uma revisão de muitos itens.... entre eles instalar molas maiores (se é que a Rota tem maior que as atuais), abrir o Câmbio Automático para trocar filtro e óleo, trocar o cardã dianteiro que está com férias no estriado, trocar retentores dos semiéixos do diferencial dianteiros... etc
Os detalhes do radiador novo vejam nas fotos....
abs