Só um rápido update: hoje o Reiko reprogramou minha Ranger. A nova potência está na assinatura.
Em breve posto um relato mais detalhado das novas condições do carro...
Versão Imprimível
Só um rápido update: hoje o Reiko reprogramou minha Ranger. A nova potência está na assinatura.
Em breve posto um relato mais detalhado das novas condições do carro...
HenREMM.. ta cavala a bruta heim ?
Bem, vamos lá com informações preliminares:
1) O Maurício é super gente boa e muito solícito. Quem tiver interesse, tem um link pra página dele no Facebook.
2) Ao que me parece o Reiko tem família aqui em Fortaleza, o que facilitou bastante pra mim. Mas ele tem representantes em vários estados do Brasil. E a loja dele é em SP sim, Artilheiro
Ao entrar em contato com o Reiko, ele me disponibilizou três ajustes: 230cv/51kgfm (o basicão dele, rs), 247cv e 263cv. Esqueci o torque das outras duas opções. Segundo o Reiko, o de 230cv era o ajuste mais seguro, que combinava desempenho, fumaça, consumo e durabilidade do conjunto. Como já era além das minhas expectativas, escolhi a de 230cv.
O serviço demora cerca de 2h para ser concluído. Além da reprogramação em si, é feito o encurtamento da haste da WG, fazendo a turbina trabalhar com pressão máxima de 1,7 bar (o original é 1,5bar).
É possível conduzir em qualquer marcha a partir de 1000rpm (bom para consumo na cidade) e a partir de 1300rpm já não se passa vergonha com desempenho. Ou seja, 4ª marcha com aproximadamente 50km/h e 5ª a 65~70km/h são possíveis, com desempenho razoável, rápida recuperação de velocidade e com consumo excelente.
Consumo:
- a 80km/h na rodovia sem trânsito, chegou a marcar 15,5km/l, mas estabilizou em 14.6km/l (conduzi 34km nessas condições)
- atochando o pé, forçando todas as marchas no limite, com picos de 150km/h, com objetivo de teste: 9,4km/l (aproximadamente 50km nessas condições, com trânsito)
- condução a 110km/h: 11,1km/l (cerca de 70km)
Em resumo, a impressão é que o carro está mais econômico na faixa de 80km/h e a partir de 120km/h, mas com um consumo um pouco pior a 110km/h. Fica impressão porque a estrada que peguei no trecho de 110km/h, estava bastante movimentada. Além disso, o caboclo sempre fica querendo testar o comportamento do carro (retomada, etc...).
Vale anotar que nunca medi consumo a 80km/h, então não tem como dar medida de referência. A 110km/h de média, fiz uma viagem para Belém em outubro com média de 120km/h, fiz média de 11,45km/l (http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ml#post1799375). Em alta velocidade, minha média anterior era de 8,4km/l - ou seja, parece que melhorou bastante aqui.
Um aspecto a ter cuidado: em pistas com baixa aderência (carroçal, pedras...) é preciso ter um pouco mais de cuidado nas saídas, pois com o torque aumentado, a tração traseira patina facilmente, o que pode provocar quebra do cardã ou do diferencial.
No mais, realmente é como ter um carro novo. Você redescobre o carro totalmente. Segundo o Reiko, a tendência é melhorar ainda mais, porque existem dados que permanecem gravados na ECU que são substituídos paulatinamente pelos dados da reprogramação na medida que a leitura desses dados é necessária (aclives, serras, 4x4, reduzida...).
Fico aqui disponível para tirar dúvidas.
Um abraço :concordo:
Estava pensando em trocar a Ranger por um Troller 3.2 se o $ tempo $ permitisse. Mas agora me balancei para reprogramar a RangerHindra e ficar um bom tempo com ela.
É exatamente como voce citou acima, e foi a parte que mais gostei na minha
Hoje pela manha levei a minha Ranger para a revisao dos 40k, entao tirei o Chip de potencia, aí sim da pra perceber a diferença que ele faz, realmente é outro carro com ou sem ele, amanhã reinsta-lo novamente, nao dá mais pra ficar sem.
Semana passada levei a Ranger para revisão de 70000km, so lembrei de tirar o chip quando estava na frente de CCS. Tirei o chip do outro lado da rua. Conversando com um funcionario da CCS ele disse que ja teve clientes que levaram a picape com o chip, como normalmente só se faz troca de oleo e filtros eles nem incomadam por causa disso.
Cesar
Tenho uma ranger 207 3.0 e ele vem cortando combustivel. Como faço para acessar este tópico sobre a ranger? Aguardo resposta. Grato
DINAMITE