O peso com certeza é um fator, mas isso está muito mais ligado à força de funcionamento do motor diesel vs. motor gasolina/flex.
Olhe que minha ex-Bruta era uma chipada com 235cv e 51kgfm de torque.
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Ehhh!!! Eu achava que ela se comparava aos carros de passeio mais potentes (jetta, vectra, fusion, etc). Que estava acima de todos os modelos mais simples (gol, uno, 206, palio, siena, etc). Mas eu já acelerei com uns destes e não me passaram. Mas também a gente fica sem saber a forma do outro dirigir e se ele realmente quis pisar tudo.
Eu tenho também um Logus 1.8i, ele até que anda bem, mas já acelerei com pickups nas subidas e não dava pra acompanhar. Na retomada elas eram bem superiores. Eu acho que a ranger não fica tão atrás assim não, dos carros de passeio. Na subida que disputei com o vectra fiquei coladinho na traseira dele, ele não distanciou. Este tenho quase certeza que acelerou tudo porque no início da serra saimos de trás de um caminhão e eu pisei fundo deixando ele pra trás. Como já estava bem a frente dele parei de pisar fundo e mantive uma velocidade média. Com pouco ele veio pisando fundo pra me passar e eu deixei (sem pisar). Pouco a frente ele parou atrás de outro caminhão e eu colei nele. O caminhão encostou e aceleramos juntos o restante da serra, fiquei colado nele o tempo todo e ele não conseguiu se distanciar. Então acho que a ranger anda mais ou menos igual a um vectra.
A verdade é como o Imperador falou, qualquer carro com motor 1.6 pra cima vai andar mais que a Ranger. Não ando muito devagar na estrada, e quando chega um carros desses pra me passar, mantenho minha tocada e abro.
Na hora de ultrapassar na estrada,(como o exemplo do amigo) ai sim 3.0 chipado faz a diferença. Mas de 160 pra cima, se tiver uma reta longa, pode desistir.
boa noite a todos
tenho uma ranger 2005 3.0 diesel, o que acontece e o seguinte, ela esta misturando óleo diesel na água do radiador já levei em todos mecânicos que conheço e não consegui nenhuma resposta se alguém puder me ajudar fico muito grato.
Não sou experiente, mas parece que está com problema no cabeçote. Como o cabeçote da ranger é de alumínio, se não usar o aditivo correto na água, ele vai furar. Vamos aguardar os comentários dos mais experientes.
Ela está soltando fumaça branca?
Uma outra coisa que fiquei intrigado é a seguinte: o toyota bandeirante tem motor de 608/708/709 que é um caminhão pequeno capaz de carregar várias toneladas. Consultando no tópico deste para ver a sua potência e torque achei
>O motor OM 364 ( também conhecido como 709 ), tem 90 cv líquidos a 2800 rpm e o torque máximo é de 24 m.kgf a 1800 rpm.
O motor da ranger tem 163 cv e 38 kgfm. É uma diferença muito grande. Sempre achei que o 709 fosse maior e mais forte que o NGD, mas parece que é o contrário. O motor da ranger é tão mais forte, ou não é bem assim? Tem algo mais a ser considerado?
Nessa análise simples, é isso mesmo. Mas existem outros fatores a serem considerados:
1) O NGD é um HSD enquanto que o OM364 é um LSD. Os motores LSD favorecem a utilização do veículo como de trabalho, enquanto que os HSD favorecem o desempenho, especialmente no quesito velocidade.
2) A relação das marchas no câmbio é totalmente diferente. O NGD possui uma 5ª OD com relação longuíssima (0,73), enquanto que o OM364 só utiliza 4 marchas, e a última é Drive. Assim, o NGD pra conseguir alguma capacidade de carga parecida, não poderia sequer utilizar a marcha final.
3) A relação do diferencial é totalmente diferente também. A Ranger utiliza um diferencial 3,73 (muito longo), que a permite alcançar, em quarta marcha, 164km/h. A Band utiliza um diferencial bem mais curto (se não me engano 5,2), o que favorece a capacidade de carga.
4) Se colocasse o NGD para trabalhar nas mesma condições do OM364 (carga + diferencial curto + câmbio curto) pode ter certeza que ele abriria o bico bem fácil, afinal não foi projetado para esse tipo de utilização. Assim como ocorre com o 4D56 da Mit.
5) O motor OM364 da Band só é idolatrado pela robustez dele (não quebra), além de ser totalmente mecânico e não tão dependente de eletrônica. Já o NGD é totalmente eletrônico e apesar de igualmente robusto, uma simples falha no chicote faz com que o motor entre em modo de segurança ou sequer funcione.
Ou seja, os conceitos de motor são bem diferentes.
Nossa! Você conhece bastante hein Imperador! Obrigado pelas explicações.
Agora, focando no motor, você sabe qual a principal diferença de um motor LSD para um HSD? Qual a diferença para deixar um mais forte ou mais rápido que o outro?
Motores LSD trabalham com rotação máxima (potência máxima) em cerca de 2800 RPM (MWM 229, X10, Cummins ISBe, ISC, Maxion S4T - geralmente (99%) de motores que trabalham com carga - caminhões e tratores - são LSD). Enquanto motores HSD podem atingir até 5000rpm dependendo do modelo (NGD, 4D56, Amarok, 4M40, 4M41, Sprint 4 e 6 cilindros, Puma 4cil, ... ou seja, a grande maioria de motores de picapes atuais).
Existem também LSDs disfarçados de HSD (como o caso do motor da nova Ranger 3.2 (não a 2.2) que atinge potência máxima em 3000rpm, apesar de girar até 4000rpm)