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Troca de Ranger por F1000 MWM X10 4x4

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  • 21/05/2010, 09:21
    Pequeno jr
    Este local que deixei os bicos é um posto de atendimento Bosch.

    QUer saber ... vai ficar assim mesmo.

    Não to afim de morrer em BI nem com o inferno, ainda mais agora vendendo a viatura.
  • 21/05/2010, 09:30
    Pequeno jr
    Citação:

    Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    - Consumo acho que está normal, visto que eu encho o tanque uma vez por mês e rodo praticamente o mês inteiro sem abastecer. Ponto pros 92L de capacidade... Hahaha

    Po .. tem horas que eu penso que uso meu carro a trabalho e não sei. Vejo a galera aqui do forum que roda no máximo 2.000km por mês e olhe lá.

    Mesmo se eu tivesse esse tanque de 92 litros .. eu continuaria gastando 1 tanque por semana. Troca de óleo do motor e todos os filtros tenho feito entre 40 dias e 50 dias de uma troca para a outra ... nesse prazo já rodei os 5.000km !

    ... tome diesel !!!
  • 21/05/2010, 09:37
    NGDaniel
    Citação:

    Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Po .. tem horas que eu penso que uso meu carro a trabalho e não sei. Vejo a galera aqui do forum que roda no máximo 2.000km por mês e olhe lá.

    Mesmo se eu tivesse esse tanque de 92 litros .. eu continuaria gastando 1 tanque por semana. Troca de óleo do motor e todos os filtros tenho feito entre 40 dias e 50 dias de uma troca para a outra ... nesse prazo já rodei os 5.000km !

    ... tome diesel !!!


    Cara, mas Bsb em matéria de distância das coisas é outro mundo...

    Qq "peidinho" que vc vai fazer em algum lugar são 50 km de distância, não é verdade ??? :mrgreen:


    Tirando a grande sp, só bsb pra ter umas coisas loucas como essas... hehehe..

    abs,
  • 21/05/2010, 09:55
    Pequeno jr
    Citação:

    Postado originalmente por Daniel Ferreira Ver Post
    Cara, mas Bsb em matéria de distância das coisas é outro mundo...

    Qq "peidinho" que vc vai fazer em algum lugar são 50 km de distância, não é verdade ??? :mrgreen:


    Tirando a grande sp, só bsb pra ter umas coisas loucas como essas... hehehe..

    abs,

    Que é veradde é ... mas comparando com o pessoal que trabalha comigo, parentes e etc ... eles rodam coisa normal .. algo como 20.000 a 25.000km/ANO.

    EU ... bem .. tem ano que é 50.000, 60.000, 70.000km/ANO .. depende de muitos fatores.

    O problema é que quase toda semana e as vezes 2 ou 3 vezes na semana ... eu piso no estado do GO e as vezes .. vou em MG... no esquema Bate e volta. Vou .. resolvo .. volto.

    Pra piorar .. tem uns amigos fí de uma égua .. e muquiranas .. que só marcam eventos na caixa prego aos finais de semana ... dai ... novas viagens.
  • 21/05/2010, 10:28
    TarsoDL
    Citação:

    Postado originalmente por Daniel Ferreira Ver Post
    Cara, mas Bsb em matéria de distância das coisas é outro mundo...

    Qq "peidinho" que vc vai fazer em algum lugar são 50 km de distância, não é verdade ??? :mrgreen:


    Tirando a grande sp, só bsb pra ter umas coisas loucas como essas... hehehe..

    abs,

    Entao tu precisa conhecer a fronteira oeste do RS, pra cada lado que saio a cidade mais próxima fica a 100km...

    " vou ali em Uruguaiana e ja volto, abastecer em Libres..." dai ja foi 200km...
  • 21/05/2010, 11:09
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Esses relógios de pressão geralmente são feitos pelos próprios fabricantes de reparo ( no caso da oficina do meu amigo, é da Bosch mesmo ).

    Respondendo ao Edin:

    - O carro pega de "prima" toda manhã cedo, mas depois de 1 ou 2 horas rodando se eu desligar o carro e tentar ligar de novo, pega com dificuldade. Precisa até bater umas 2 ou 3 vezes na chave. Sendo assim, descartei problemas nas velas, já que pega perfeitamente de manhã cedinho com motor frio.

    - Meus bicos estão "em dia" pois na última revisada que eu dei no carro, pedi pra testa-los na bancada e os resultados foram todos OK, o jato de diesel em "spray" bem espalhado, etc...

    - Meu carro só fumaça de manhã cedinho quando ligo, pq no meu caso, o suspiro do motor vai direto pra mangueira de admissão da turbina. Portanto a fumaça eu considero que seja por conta do vapor de óleo, que uma hora acaba melando a turbina e passa pros cilindros, correto?

    - O desempenho do carro não mudou nada, continua 100%. Só tenho notado que acontece o seguinte, depois do motor ficar quente: Se eu der um trisquinho no acelerador, a rotação sobe até 1500RPM e vem voltado bem devagar pros 750RPM.

    Mas se eu acelerar de uma vez até os 3000RPM e tirar o pé, o giro cai rapidamente de volta pra marcha lenta normal de 750RPM. Isso pode ser algum problema à vista?

    - Consumo acho que está normal, visto que eu encho o tanque uma vez por mês e rodo praticamente o mês inteiro sem abastecer. Ponto pros 92L de capacidade... Hahaha

    - Por último, o carro só fumaça forte se eu passar dos 3000RPM numa acelerada repentina, tipo saída de semáforo ou retomadas em 3ª ou 4ª marchas. Acho que está normal tb...

    Quando o motor está quente e demora um pouco para ligar, pode ser regulagem dos bicos. Com os bicos quentes, a resistência da mola tende a mudar um pouco, o que reduz um pouco a pressão de abertura, o suficiente para pulverizar de forma falha. Entenda que com o motor em funcionamento, o diesel remanescente que não é pulverizado, serve para refrigerar os bicos injetores, e quando desliga o motor, a temperatura dos bicos sobe em função da condução térmica, aumentando a temperatura interna dos bicos. Depois que esfria, a abertura dele retorna ao patamar ideal de pressão.
    Pra resolver isso o ideal é calibrar os bicos trocando as molas junto.

    Outra coisa que pode ocorrer é que com o aumento da temperatura no sistema de injeção, que também ocorre na BI, porém numa proporção muito menor, é uma redução de pressão de injeção por dilatação da carcaça ou corpo injetor, porém acredito que isso não ocorra nesse motor. Em motores estacionários é algo mais evidente do que um motor veicular. Num motor estacionário, o escapamento inteiro chega a incandescer e o calor irradiado é bem elevado, o que causa alguns problemas bem estranhos e incomuns, inclusive com contatos elétricos, que sofrem muito mais.
  • 21/05/2010, 18:37
    dalmolin
    Citação:

    Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    Mas não deveria ser 220 BAR mínimo????

    Foi feito teste em bancada ... o problema que não sei a especificação destes bicos.

    puro golpe essa bombinha , vai vc la e bomba tipo macho tche :shock: , da 220 , o que vareia nao eh o bico eh o braço do caboclo.
  • 21/05/2010, 20:42
    SERGIO AUGUSTO
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Quando o motor está quente e demora um pouco para ligar, pode ser regulagem dos bicos. Com os bicos quentes, a resistência da mola tende a mudar um pouco, o que reduz um pouco a pressão de abertura, o suficiente para pulverizar de forma falha. Entenda que com o motor em funcionamento, o diesel remanescente que não é pulverizado, serve para refrigerar os bicos injetores, e quando desliga o motor, a temperatura dos bicos sobe em função da condução térmica, aumentando a temperatura interna dos bicos. Depois que esfria, a abertura dele retorna ao patamar ideal de pressão.
    Pra resolver isso o ideal é calibrar os bicos trocando as molas junto.

    Outra coisa que pode ocorrer é que com o aumento da temperatura no sistema de injeção, que também ocorre na BI, porém numa proporção muito menor, é uma redução de pressão de injeção por dilatação da carcaça ou corpo injetor, porém acredito que isso não ocorra nesse motor. Em motores estacionários é algo mais evidente do que um motor veicular. Num motor estacionário, o escapamento inteiro chega a incandescer e o calor irradiado é bem elevado, o que causa alguns problemas bem estranhos e incomuns, inclusive com contatos elétricos, que sofrem muito mais.

    Edin:
    No pouco que tive oportunidade de observar, no funcionamento de diversos motores diesel, não sei é impressão minha, ou realmente existe a diferença, é que motores com injetores de duplo estágio(como a maioria dos HSD, e alguns LSD, com os SCANIA mais novos não eletronicos), "sofrem" mais, o sintoma de demorar a funcionar quando quentes(talvez em função da complexidade do sistema, com duas molas,etc), e no que observei também, os velhotes de injeção indireta, não sofrem tanto este "sintoma". Já observou algo neste sentido?
    Abraço
    Sérgio
  • 21/05/2010, 21:12
    Edintruder
    Sergio, não tinha analisado esse aspecto ainda, mas é bem provável que tenha um nexo sim. A minha Ranger quando vendi, estava precisando de bicos novos, e ela já estava incomodando pra ligar quando o motor estava quente justamente pelos bicos perderem a calibragem, e abriam antes de chegar numa pressão ideal, e dessa forma a pulverização sai bastante deficiente. Esse é um dos indícios de bicos no fim de vida. Se colocar na bancada, podem até passar no teste, porém queria ver o teste com eles quentes.
  • 21/05/2010, 22:40
    SAPO-BOMBA
    É o que eu estava indagando hoje o meu colega dono da oficina, se tinha a ver com os bicos ou se tinha a ver com a BI, ele falou que pode ser as duas coisas, mas só dá pra saber mesmo colocando a BI na bancada e vendo.

    Segundo eu entendi ele explicando, quando a carcaça da bomba está com um bom tempo de uso ( no meu caso ainda é original, nunca foi aberta e tem até o lacre no parafuso do débito ) e com temperatura elevada, quando se desliga o óleo que fica dentro "afina" e diminui a pressão dentro da bomba ( algo assim, não sei explicar 100% ).

    No caso, dependendo da gravidade ( ou não ) troca-se apenas os reparos ou troca-se a carcaça inteira da BI ( que custa um bom $$$... ).

    Em tempo: Eu peguei a pistola térmica ( aquela infravermelho ) pra medir a temperatura do meu motor quente depois de ter chegado de uma pequena viagem de uns 30km:

    No corpo da BI: 64º

    No cabeçote, lado dos bicos injetores: 75º-78º

    No cabeçote, saída de água pro radiador: 81º

    No radiador, apontando pra caixa e pra colmeia: 80º

    Turbina: 102º

    Coletor de escape: 98º

    Levando em conta que ainda estou sem VT, acho que está uma temperatura muito boa, depois que eu troquei o radiador pelo da Ranger V6! Hehehe
  • 22/05/2010, 07:11
    TylerNTL
    As superfícies polidas ou lisas de metal refletem a radiação infravermelha (possuem baixa emissividade) normalmente as leituras feitas sobre essas superfícies representam a temperatura no ambiente em que a peça está e não a temperatura "real" da peça.

    Dicas para ter mais qualidade da sua leitura com termômetro infravermelho em superfícies de baixa emissividade:

    1-Certifique-se que seu motor está sujo, na verdade ele tem que estar "IMUNDO" para você medir a temperatura na capa de sujeira sobre a peça.

    2-Coloque um pedaço de fita isolante sobre a peça e faça a medição sobre este pedaço de fita.

    3-Faça um curso de termografia e aprenda as técnicas de como corrigir a temperatura lida em um corpo com baixa emissividade.
  • 22/05/2010, 11:11
    Edintruder
    Com um uso pesado o coletor de escape e turbina passam fácil de 300°, o processo de esperar 30s para desligar o motor para lubrificar a turbina, também ajuda a reduzir a temperatura da carcaça quente. Essa temperatura é causa inclusive de muita trinca nas Toyotas SW4 3.0, mesmo as posteriores à 2000.

    Se medires a temperatura numa condição mais severa, notarás o acréscimo de temperatura entre cabeçote e bicos logo que a circulação de água cessar. A BI não tem interferência nesse motor pois o escapamento é do lado oposto, e não irradia calor para ela. O cabeçote recebe calor por condução molecular. Como é no lado oposto do motor, a variação de temperatura não será muito grande não.
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