Este local que deixei os bicos é um posto de atendimento Bosch.
QUer saber ... vai ficar assim mesmo.
Não to afim de morrer em BI nem com o inferno, ainda mais agora vendendo a viatura.
Versão Imprimível
Este local que deixei os bicos é um posto de atendimento Bosch.
QUer saber ... vai ficar assim mesmo.
Não to afim de morrer em BI nem com o inferno, ainda mais agora vendendo a viatura.
Po .. tem horas que eu penso que uso meu carro a trabalho e não sei. Vejo a galera aqui do forum que roda no máximo 2.000km por mês e olhe lá.
Mesmo se eu tivesse esse tanque de 92 litros .. eu continuaria gastando 1 tanque por semana. Troca de óleo do motor e todos os filtros tenho feito entre 40 dias e 50 dias de uma troca para a outra ... nesse prazo já rodei os 5.000km !
... tome diesel !!!
Que é veradde é ... mas comparando com o pessoal que trabalha comigo, parentes e etc ... eles rodam coisa normal .. algo como 20.000 a 25.000km/ANO.
EU ... bem .. tem ano que é 50.000, 60.000, 70.000km/ANO .. depende de muitos fatores.
O problema é que quase toda semana e as vezes 2 ou 3 vezes na semana ... eu piso no estado do GO e as vezes .. vou em MG... no esquema Bate e volta. Vou .. resolvo .. volto.
Pra piorar .. tem uns amigos fí de uma égua .. e muquiranas .. que só marcam eventos na caixa prego aos finais de semana ... dai ... novas viagens.
Quando o motor está quente e demora um pouco para ligar, pode ser regulagem dos bicos. Com os bicos quentes, a resistência da mola tende a mudar um pouco, o que reduz um pouco a pressão de abertura, o suficiente para pulverizar de forma falha. Entenda que com o motor em funcionamento, o diesel remanescente que não é pulverizado, serve para refrigerar os bicos injetores, e quando desliga o motor, a temperatura dos bicos sobe em função da condução térmica, aumentando a temperatura interna dos bicos. Depois que esfria, a abertura dele retorna ao patamar ideal de pressão.
Pra resolver isso o ideal é calibrar os bicos trocando as molas junto.
Outra coisa que pode ocorrer é que com o aumento da temperatura no sistema de injeção, que também ocorre na BI, porém numa proporção muito menor, é uma redução de pressão de injeção por dilatação da carcaça ou corpo injetor, porém acredito que isso não ocorra nesse motor. Em motores estacionários é algo mais evidente do que um motor veicular. Num motor estacionário, o escapamento inteiro chega a incandescer e o calor irradiado é bem elevado, o que causa alguns problemas bem estranhos e incomuns, inclusive com contatos elétricos, que sofrem muito mais.
Edin:
No pouco que tive oportunidade de observar, no funcionamento de diversos motores diesel, não sei é impressão minha, ou realmente existe a diferença, é que motores com injetores de duplo estágio(como a maioria dos HSD, e alguns LSD, com os SCANIA mais novos não eletronicos), "sofrem" mais, o sintoma de demorar a funcionar quando quentes(talvez em função da complexidade do sistema, com duas molas,etc), e no que observei também, os velhotes de injeção indireta, não sofrem tanto este "sintoma". Já observou algo neste sentido?
Abraço
Sérgio
Sergio, não tinha analisado esse aspecto ainda, mas é bem provável que tenha um nexo sim. A minha Ranger quando vendi, estava precisando de bicos novos, e ela já estava incomodando pra ligar quando o motor estava quente justamente pelos bicos perderem a calibragem, e abriam antes de chegar numa pressão ideal, e dessa forma a pulverização sai bastante deficiente. Esse é um dos indícios de bicos no fim de vida. Se colocar na bancada, podem até passar no teste, porém queria ver o teste com eles quentes.
É o que eu estava indagando hoje o meu colega dono da oficina, se tinha a ver com os bicos ou se tinha a ver com a BI, ele falou que pode ser as duas coisas, mas só dá pra saber mesmo colocando a BI na bancada e vendo.
Segundo eu entendi ele explicando, quando a carcaça da bomba está com um bom tempo de uso ( no meu caso ainda é original, nunca foi aberta e tem até o lacre no parafuso do débito ) e com temperatura elevada, quando se desliga o óleo que fica dentro "afina" e diminui a pressão dentro da bomba ( algo assim, não sei explicar 100% ).
No caso, dependendo da gravidade ( ou não ) troca-se apenas os reparos ou troca-se a carcaça inteira da BI ( que custa um bom $$$... ).
Em tempo: Eu peguei a pistola térmica ( aquela infravermelho ) pra medir a temperatura do meu motor quente depois de ter chegado de uma pequena viagem de uns 30km:
No corpo da BI: 64º
No cabeçote, lado dos bicos injetores: 75º-78º
No cabeçote, saída de água pro radiador: 81º
No radiador, apontando pra caixa e pra colmeia: 80º
Turbina: 102º
Coletor de escape: 98º
Levando em conta que ainda estou sem VT, acho que está uma temperatura muito boa, depois que eu troquei o radiador pelo da Ranger V6! Hehehe
As superfícies polidas ou lisas de metal refletem a radiação infravermelha (possuem baixa emissividade) normalmente as leituras feitas sobre essas superfícies representam a temperatura no ambiente em que a peça está e não a temperatura "real" da peça.
Dicas para ter mais qualidade da sua leitura com termômetro infravermelho em superfícies de baixa emissividade:
1-Certifique-se que seu motor está sujo, na verdade ele tem que estar "IMUNDO" para você medir a temperatura na capa de sujeira sobre a peça.
2-Coloque um pedaço de fita isolante sobre a peça e faça a medição sobre este pedaço de fita.
3-Faça um curso de termografia e aprenda as técnicas de como corrigir a temperatura lida em um corpo com baixa emissividade.
Com um uso pesado o coletor de escape e turbina passam fácil de 300°, o processo de esperar 30s para desligar o motor para lubrificar a turbina, também ajuda a reduzir a temperatura da carcaça quente. Essa temperatura é causa inclusive de muita trinca nas Toyotas SW4 3.0, mesmo as posteriores à 2000.
Se medires a temperatura numa condição mais severa, notarás o acréscimo de temperatura entre cabeçote e bicos logo que a circulação de água cessar. A BI não tem interferência nesse motor pois o escapamento é do lado oposto, e não irradia calor para ela. O cabeçote recebe calor por condução molecular. Como é no lado oposto do motor, a variação de temperatura não será muito grande não.