Postado originalmente por
Edintruder
A durabilidade varia da qualidade do diesel e filtros usados. Mas de regra geral, uma bomba rotativa de um motor HSD dura de 40 a 50% menos que uma bomba rotativa de um motor LSD, pois a quantidade de voltas que ela dá até o final da sua vida útil será muito semelhante, sendo que o LSD acaba girando em proporções menores que um HSD.
Mas o maior diferencial são os cuidados preventivos. Filtros de diesel de boa qualidade trocados num prazo conforme o fabricante manda, é primeiro ponto à favor deuma longa vida para a bomba. Outro detalhe, nunca deixar a BI puxar ar. A cada vez que puxa ar, ela come um pouco mais os reparos. Tem casos de motores que ligam bem em qualquer situação, mas depois de uma puxada de ar na BI, tem que fazer a Bomba pois não liga mais... Muito comum de se ver em postos de estradas com caminhões.
Diesel novo (posto com boa rotatividade de combustível nos tanques) também ajuda muito.
Evetualmente um óleo lubrificante misturado ao diesel também ajuda muito de acordo com muitos bombistas.
Diesel aditivado eu não sei se faz diferença, mas só uso comum mesmo.
Sapo, (qual é o teu nome??? rsrsrs) os indícios de BI com desgaste e bicos ruins:
- Muita fumaça em uso normal;
- Desempenho piora muito, ou parece estar faltando força;
- Motor demora para pegar (mas depende muito do motor, o MIT da L200 por exemplo, nunca pega na primeira volta do motor...);
- Quando liga o motor frio, sai uma fumaça cinza bem densa;
- Consumo elevado.