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Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

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  • 21/08/2009, 10:49
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Casitta, para rodar, além do sensor TPS, também vai precisar do sensor de temperatura?
    Sabe qual a temperatura ideal para esse câmbio?
    Abs
    Anthon

    Já existe um sensor de temperatura dentro do câmbio. O controlador eletrônico do câmbio se vira com ele...

    Segundo o fabricante do controlador eletrônico do câmbio a temperatura ideal seria de 80 a 105º...

    Na tabela abaixo a vida do câmbio em relação a temperatura:

    http://www.tciauto.com/Products/Tech...expectancy.jpg
  • 21/08/2009, 12:22
    CAVESO
    Walter,

    O pessoal aqui do fórum tem usado ventoinha de CB 500 nesses radiadores.

    O Ramiro Eli (que usa 4l60e) colocou um radiador B&M com ventoinha no Devasso..

    O bom da ventoinha é manter sempre a temperatura abaixo dos 80°
  • 21/08/2009, 17:43
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Walter,

    O pessoal aqui do fórum tem usado ventoinha de CB 500 nesses radiadores.

    O Ramiro Eli (que usa 4l60e) colocou um radiador B&M com ventoinha no Devasso..

    O bom da ventoinha é manter sempre a temperatura abaixo dos 80°

    Certo, mas no caso deles o câmbio trabalho em regime de trator.:mrgreen:

    Como o meu vai trabalhar em regime normal, vou tentar como esse primeiro pra avaliar antes de investir num ventilador ou quem sabe num B&M...
  • 23/08/2009, 14:46
    Anthoniusnikos
    Walter, o próprio câmbio automático faz circular o óleo ? Em afirmativo, então o teste mais crítico de temperatura é mesmo com a viatura parada. Se a temp. começar a passar o mín. de segurança, então vai mesmo precisar de um sistema de refrigeração auxiliar(fluído ou ventoinha). Não dá para utilizar o mesmo sistema de arrefeimento do motor ?
    Só mais uma dúvida: Com a viatura parada em ponto morto a temp. sobe ? Ou só quando com marcha engatada e em movimento.
    Abs
    Anthon
  • 23/08/2009, 15:30
    Edintruder
    Sobe em ponto morto até determinado ponto. A temperatura sobe mesmo com o atrito interno dos discos. Principalmente sob esforço em marcha mais longa.
  • 23/08/2009, 16:14
    Anthoniusnikos
    Valeu Edin. Mas aproveitando, me diga...(expresão de baiano) Me diga: Já que a DH tem um raidadorzinho refrig. a ar(vento). Sem esse radiadorzinho a DH fica como: Dura ? Ou derrete alguns componentes ?
    Abs
    Anthon
  • 23/08/2009, 16:32
    Edintruder
    Deve durar menos, pois o calor demasiado costuma aumentar o desgaste de peças metálicas e plásticas, e como o setor de DH tem guias plásticas e retentores, com a ação do calor a vida útil pode ser reduzida, porém a maioria dos carros não tem esse radiador para a DH, no caso como a Ranger é um veículo mais pesado, o óleo sofre maior aquecimento.
  • 23/08/2009, 18:56
    Walter L. L. Casitta
    O Edi ja falou tudo aí...

    Hoje saí com a Ranger pela primeira vez. Foi normal até a terceira que ficou indecisa. Não me contive, devia ter seguido em frente e deixar para fazer os retoques na programação por último, mas não. Estacionei o Ranger e fiz ali na rua mesmo. Aconteceu que em algum momento carreguei o arquivo default e sobrescrevi o arquivo correto.:putz:. Tive que voltar pra casa só em primeira marcha.

    Acho que tudo isso se passou em menos de 15 minutos e a temperatura do câmbio não passou de 55º.

    Mesmo assim fiquei satisfeito. Deu pra ver que vai funcionar. O câmbio como a maioria dos AT , na arrancada parece que não vai, mas de repente você já está colando no banco. Não consegui perceber a atuação do lockup do conversor de torque, mas no log do programa apareceu o sinal dele.

    Abaixo as fotos da instalação do TPS a fiarama que ainda não terminei de ligar...

    http://img10.imageshack.us/img10/7775/tps3a.jpg

    http://img40.imageshack.us/img40/7802/tps2.jpg

    http://img199.imageshack.us/img199/512/tps4q.jpg

    http://img199.imageshack.us/img199/2465/tps5.jpg

    http://img39.imageshack.us/img39/6959/fiarama.jpg

    http://img36.imageshack.us/img36/5513/4x4at.gif
  • 23/08/2009, 21:25
    Edintruder
    Ahahaha!
    Finalmente essa Ranger 4x4 At perdeu o cabaço!!!
    :palmas:
  • 23/08/2009, 22:30
    Daniel.Shimomoto
    NASCEU!!!!

    Parabéns Walter pela empreitada!

    Um abraço
  • 23/08/2009, 22:44
    Kim
    Opaaaaa!!!

    Parabéns!!!!!!:palmas: :palmas: :dance:

    O logo 4x4 automátic ficou muito bom!!!

    Isso vai entusiasmar mais ainda o Zepi, o Caveso dentre outros!!!

    :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

    Nem imagina minha felicidade por você!

    Abraços.

    Kim.
  • 23/08/2009, 22:46
    cRiPpLe_rOoStEr
    ja que tu está feliz pelo walter, que tal tentar uma empreitada dessas na tua ranger, kim?
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