Boa noite Walter.
No caso da Ranger, os dentes são os da engrenagem cônica(?) do cardan com as coroas da planetária (veloc. e ABS) ? Ou existe uma roda fônica no terminal do cardan, já dentro do diferencial ?
Balú
Versão Imprimível
Boa noite Walter.
No caso da Ranger, os dentes são os da engrenagem cônica(?) do cardan com as coroas da planetária (veloc. e ABS) ? Ou existe uma roda fônica no terminal do cardan, já dentro do diferencial ?
Balú
É a peças número 4 no desenho...
http://img10.imageshack.us/img10/5030/rodadif.jpg
Valeu Walter. É uma engrenagem reta. Não sabia da existência dela. Talvez as cônicas e hipóides não deêm bom sinal ?
Abs
Balú
Estava feliz remontando o câmbio enquanto tentava entender como era o acoplamento entre o conversor de torque e a bomba de óleo quando percebi que alguma coisa não estava correta. Desmontei a boma e vejam só que grande M: O rotor da bomba quebrado. Mais um inesperado. O pior é que o nosso amigo Palito tinha garantido que esse câmbio estava OK. Imagino que esse câmbio foi de uma Blazer sinistrada e o motor deve ter travado no momento do acidente. Vamos ver se encontro isso pra comprar na segunda-feira...
http://img114.imageshack.us/img114/8091/bombarotor.jpg
U$40,00 seria o preço dessas peças mo USA, Vamos ver quanto custará aqui no Brasil...
http://www.4l60-e.com/13_Vane_Pump.jpg
Que lenha hein..... :parede:
Bom dia Walter, sem intorromper o assunto com o Cavesso, já sei sobre a independência das rodas de trás, e em muitos casos se instala o bloqueio. Mas para que serve essa leitura da diferença da velocidade das duas rodas ?
Tio Balí
Walter, esse leitor de velocidade da caixa é exclusivo para o sistema de gerenciamento eletrônico? Ele lê a velocidade da caixa apenas?
Meu, desculpa me intrometer, até o momento estou apenas apreciando a evolução do serviço do nosso amigo Walter.
Mas Tio Balu, você tá entendendo uma complicação numa coisa que é extremamente simples.
Veja que a tal cremalheira existente no berço do diferencial da Ranger e que funciona como uma roda fônica, pussui a simples função de passar à central eletrônica a velocidade de rotação do eixo. Com esse sinal, é possível aplicar várias funções tal como acionar o velocímetro, fazer o papel de sensor de velocidade nos motores otto injetados, e finalmente uma função rudimentar de ABS. Rudimentar sim pois pode ocorrer perfeitamente de haver uma roda travada e a coroa continuar em movimento. Nunca funciona como um ABS clássico que tem um sensor em cada roda. Na verdade esse ABS em pick ups tem mais a função de equalizar o freio trazeiro com o dianteiro do que evitar travamentos propriamente ditos.
Agora faço uma pergunta direcionada ao Walter:
No eixo da sua Ranger existe tal sensor????? Qual a preocupação de adaptar essa roda fônica no seu novo câmbio???? utilizando o sinal que vem do diferencial, quando estiver com a reduzida acionada ocorrerá muita distorção nos parâmetros configurados no módulo????? O módulo se baseia apenas por esse sensor?????? Não entra TPS, rotação entre outros????
Veja que na minha Dakota, ao trocar o eixo original por um do Troller, precisei adaptar esse mecanismo afim de manter as funções relacionadas ao dispositivo em funcionamento, e o principal tem a ver no mapeamento da injeção. O carro fica muito xoxo com esse sensor inoperante. O que fiz foi fazer um furo na carcaça do eixo "novo", adaptar o sensor original, e acomodar a cremalheira no berço do diferencial.
Preferí fazer assim, pois tive medo de descalibrar a leitura se a configuração de um componete remanufaturado pudesse ter discrepância com o original. Entendo que a quantidade de ressaltos bem como a velocidade em que estes vão passar pelo sensor determinam os valores da leitura e qualquer diferença em relação ao parâmetro original pode ocorrer problemas.
Abraços