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Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

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  • 01/05/2009, 18:51
    T.T. Rex - Tio Balú
    Boa noite Walter.
    No caso da Ranger, os dentes são os da engrenagem cônica(?) do cardan com as coroas da planetária (veloc. e ABS) ? Ou existe uma roda fônica no terminal do cardan, já dentro do diferencial ?
    Balú
  • 01/05/2009, 21:38
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Boa noite Walter.
    No caso da Ranger, os dentes são os da engrenagem cônica(?) do cardan com as coroas da planetária (veloc. e ABS) ? Ou existe uma roda fônica no terminal do cardan, já dentro do diferencial ?
    Balú

    É a peças número 4 no desenho...

    http://img10.imageshack.us/img10/5030/rodadif.jpg
  • 01/05/2009, 21:58
    T.T. Rex - Tio Balú
    Valeu Walter. É uma engrenagem reta. Não sabia da existência dela. Talvez as cônicas e hipóides não deêm bom sinal ?
    Abs
    Balú
  • 01/05/2009, 23:32
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Valeu Walter. É uma engrenagem reta. Não sabia da existência dela. Talvez as cônicas e hipóides não deêm bom sinal ?
    Abs
    Balú

    Essas engrenagens não refletem a velocidade do veículo. Elas só giram quando existe diferença de velocidade entre as rodas...
  • 01/05/2009, 23:45
    Walter L. L. Casitta
    Estava feliz remontando o câmbio enquanto tentava entender como era o acoplamento entre o conversor de torque e a bomba de óleo quando percebi que alguma coisa não estava correta. Desmontei a boma e vejam só que grande M: O rotor da bomba quebrado. Mais um inesperado. O pior é que o nosso amigo Palito tinha garantido que esse câmbio estava OK. Imagino que esse câmbio foi de uma Blazer sinistrada e o motor deve ter travado no momento do acidente. Vamos ver se encontro isso pra comprar na segunda-feira...

    http://img114.imageshack.us/img114/8091/bombarotor.jpg
  • 02/05/2009, 00:09
    Walter L. L. Casitta
    U$40,00 seria o preço dessas peças mo USA, Vamos ver quanto custará aqui no Brasil...

    http://www.4l60-e.com/13_Vane_Pump.jpg
  • 02/05/2009, 01:27
    CAVESO
    Que lenha hein..... :parede:
  • 02/05/2009, 10:53
    T.T. Rex - Tio Balú
    Bom dia Walter, sem intorromper o assunto com o Cavesso, já sei sobre a independência das rodas de trás, e em muitos casos se instala o bloqueio. Mas para que serve essa leitura da diferença da velocidade das duas rodas ?
    Tio Balí
  • 02/05/2009, 12:22
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Bom dia Walter, sem intorromper o assunto com o Cavesso, já sei sobre a independência das rodas de trás, e em muitos casos se instala o bloqueio. Mas para que serve essa leitura da diferença da velocidade das duas rodas ?
    Tio Balí

    Não deve servir pra nada. De onde você tirou isso?
  • 02/05/2009, 13:26
    Edintruder
    Walter, esse leitor de velocidade da caixa é exclusivo para o sistema de gerenciamento eletrônico? Ele lê a velocidade da caixa apenas?
  • 02/05/2009, 13:58
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Walter, esse leitor de velocidade da caixa é exclusivo para o sistema de gerenciamento eletrônico? Ele lê a velocidade da caixa apenas?

    No meu caso ele só vai servir pro gerenciador eletrônico do câmbio. Na Blazer ele também gera o VSS pro velocímetro e para IE. Se a minha Ranger fosse 4x2 poderia aproveitar o que já existe na Ranger do sensor do diferencial...
  • 02/05/2009, 14:07
    Renato Fraga
    Meu, desculpa me intrometer, até o momento estou apenas apreciando a evolução do serviço do nosso amigo Walter.

    Mas Tio Balu, você tá entendendo uma complicação numa coisa que é extremamente simples.

    Veja que a tal cremalheira existente no berço do diferencial da Ranger e que funciona como uma roda fônica, pussui a simples função de passar à central eletrônica a velocidade de rotação do eixo. Com esse sinal, é possível aplicar várias funções tal como acionar o velocímetro, fazer o papel de sensor de velocidade nos motores otto injetados, e finalmente uma função rudimentar de ABS. Rudimentar sim pois pode ocorrer perfeitamente de haver uma roda travada e a coroa continuar em movimento. Nunca funciona como um ABS clássico que tem um sensor em cada roda. Na verdade esse ABS em pick ups tem mais a função de equalizar o freio trazeiro com o dianteiro do que evitar travamentos propriamente ditos.



    Agora faço uma pergunta direcionada ao Walter:

    No eixo da sua Ranger existe tal sensor????? Qual a preocupação de adaptar essa roda fônica no seu novo câmbio???? utilizando o sinal que vem do diferencial, quando estiver com a reduzida acionada ocorrerá muita distorção nos parâmetros configurados no módulo????? O módulo se baseia apenas por esse sensor?????? Não entra TPS, rotação entre outros????

    Veja que na minha Dakota, ao trocar o eixo original por um do Troller, precisei adaptar esse mecanismo afim de manter as funções relacionadas ao dispositivo em funcionamento, e o principal tem a ver no mapeamento da injeção. O carro fica muito xoxo com esse sensor inoperante. O que fiz foi fazer um furo na carcaça do eixo "novo", adaptar o sensor original, e acomodar a cremalheira no berço do diferencial.
    Preferí fazer assim, pois tive medo de descalibrar a leitura se a configuração de um componete remanufaturado pudesse ter discrepância com o original. Entendo que a quantidade de ressaltos bem como a velocidade em que estes vão passar pelo sensor determinam os valores da leitura e qualquer diferença em relação ao parâmetro original pode ocorrer problemas.

    Abraços
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