É isso aí Walter, agora vai!!!
Abraço
Versão Imprimível
É isso aí Walter, agora vai!!!
Abraço
Se vocês querem chamar de home made por mim tudo bem. Mas vamos lembrar que em casa tenho máquinas e ferramentas para usinagem que normalmente uma oficina mecânica de automóveis não tem. Inclusive acabei de comprar um macaco hidráulico de câmbio. Não fosse ele dependeria de um monte de braços pra retirar o câmbio da Ranger e com ele consegui fazer tudo sozinho.
Já perdi a conta eu melhor nem quis fazer as contas de quanto já gastei em ferramentas pra poder colocar esse câmbio na Ranger, mesmo assim tem sido bem divertido.
Voltando ao câmbio, abaixo a foto do flange modificado pra passagem do cano de descarga. Já está no lugar em defeinitivo, preso com apenas 2 parafusos, os único que serviram por enquanto.
http://img25.imageshack.us/img25/3804/falngefim.jpg
Também já consegui determinar as espessura do espassador de alumínio que terei que colocar entre o volante do motor e flexplate (13,5mm)
Como disse anteriormente terei que aliviar um pouco o peso do volante e então comecei pesando o volante e conversor de torque:
Peso do volante do motor PS 2.8: 18,2Kg
Peso do volante do motor HSD 2.5: 13,1Kg
Conversor de torque do 4L60E: 19Kg
Como podem ver o conversor de torque do câmbio AT pesa mais que o volante do motor PS2.8.
O que pretendo fazer: Como ainda tenho o HSD 2.5 que era da Ranger, vou usar o volante dele que já é bem mais leve e aliviar o máximo que conseguir para usar com o câmbio AT. Não tenho como fazer isso em casa. Esse volante não cabe no meu torno que é pequeno pra isso. Então durante a semana mando fazer o trabalho e em seguida mando balancear.
Entre o volante e conversor de torque, como já disse vai um espaçador de alumínio e o flexplate. O espeçador será basicamente uma peça de 210mm de diâmetro e 13,5mm de espessura com as devidas guias para que facilite a centralização e alinhamento no volante e do conversor de torque. Essa peça da para fazer em casa sem problemas e o flexplate já esta pronto a um bom tempo...
Abaixo as fotos dos volantes. O mais gordinho, o da direita é o do motor PS 2.8
http://img15.imageshack.us/img15/5737/volantesp.jpg
Zepi,
Estive pensado um pouco mais nessa possibilidade de aparafusar o conversor de torque diretamente ao volante como você falou. No meu caso o conversor de torque é fixado por 3 parafusos ao flexplate sendo que as roscas ficam no conversor. Então pra fazer isso, aparafusar o conversor direto ao volante os parafusos teriam que vir de trás do volante em direção ao conversor e diferente dos outros motores a gasolina principalmente o PS 2.8 não tem acesso a parte de trás do volante...
Mesmo assim antes de continuar o que estava fazendo vou ver se encontro uma outra solução pra isso...
Isso é muito importante até porque existe uma recomendação de que o conversor deve ser acoplado ao câmbio com este ainda separado do motor.
Assim sempre que for unir ou separar o conjunto, o conversor deve ser solto do virabrequim e permanecer acoplado ao câmbio.
Abraços
Renato: seria o ideal colocar o conversor no câmbio, mas com câmbio de capa seca inteiriça é impossível tal feito...
Tem que prender no volante, alinhar motor e câmbio (usando guias parafusados numa das partes e juntar com bastante cuidado para não cortar o retentor da bomba ou trepar as estrias do conversor...
Walter: sua home made é profissa! :mrgreen:
Meu sonho é ter uma casa "mobiliada" assim...
Pois é Caveso,
Só te lembrando que originalmente na Blazer, o flex plate e o conversor ficam parcialmente expostos apesar da capa seca do câmbio se inteiriça, pois no motor, a parte inferior não acompanha a curvatura da capa seca, tendo portanto como arremate uma chapa popularmente chamada de "cartinho".
Dessa forma o procedimento para remover o câmbio do motor é, inicialmente solta-se o conversor do flex plate e depois solta-se o câmbio removendo então tudo junto.
O ponto crítico desse encaixe é em relação à bomba de óleo do câmbio. Pode acontecer de o encaixe não ocorrer adequadamente e a bomba ficar com função debilitada comprometendo os discos de embreagem do câmbio, além dos detalhes que você citou.
Abraços
O 4l60e tem um carter sob volante e conversor, é isso?
Pensei que fosse capa seca inteiriça como o zf hp 22....
Se não sai por baixo, deve ter uma janela de acesso por cima ou algum lado. O conversor sempre vai acompanhado com a caixa mesmo.
Não, o câmbio não tem carter não. Ele tem a capa seca inteiriça como você já disse.
O que você não entendeu é que o motor é que é diferente em relação ao caso aqui do Walter. Resumindo, a capa seca encosta só a metade se sua circunferência no motor. Esse restante é que é fechado pelo carter. Quando aberto, expõe a parte de traz do flex plate dando acesso aos parafuso que o fixam ao conversor.
Abraços
A verdade é que no meu caso não existe acesso pelo motor e pela capa seca só tem um buraco redondo de 50mm de diâmetro exatamente como na foto.
http://image.automotive.com/f/techni...sion+build.jpg
Parece ser essa a tampa de manutencao/inspecao, o furo redondo.... pelo menos no V8 seria o suficiente p/ ir virando o virabrequim com uma chave e ir soltando/apertando os parafusos q fixam o conversor de torque no flexplate ("prisioneiros" ficam no conversor de torque)
Uma outra coisa,, eu sei q voce sabe... mas vou perguntar soh por perguntar......
Se voce aliviar o volante.... como fica o balanceamento ? no V8 eh caixao, da uma vibracao do kct se nao rebalancear o conjunto movel denovo... das poucas vezes q precisamos fazer modificacoes no volante... nos rebalanceamos o mesmo usando um conjunto movel "extra".. que tinhamos por perto... pra manter o balanceamento do volante... em alguns dos V8 o balanceamento eh dado no volante/flex e no damper.... enquanto em alguns outros V8.... eh tudo interno, dado no virabrequim... ae os volantes tem "imbalanco" neutro.
projeto bem legal,
cheers