Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 33 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 232425262728293031323334353637383940414243 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/05/2009, 15:50
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Agora faço uma pergunta direcionada ao Walter:

No eixo da sua Ranger existe tal sensor????? Qual a preocupação de adaptar essa roda fônica no seu novo câmbio???? utilizando o sinal que vem do diferencial, quando estiver com a reduzida acionada ocorrerá muita distorção nos parâmetros configurados no módulo????? O módulo se baseia apenas por esse sensor?????? Não entra TPS, rotação entre outros????

Veja que na minha Dakota, ao trocar o eixo original por um do Troller, precisei adaptar esse mecanismo afim de manter as funções relacionadas ao dispositivo em funcionamento, e o principal tem a ver no mapeamento da injeção. O carro fica muito xoxo com esse sensor inoperante. O que fiz foi fazer um furo na carcaça do eixo "novo", adaptar o sensor original, e acomodar a cremalheira no berço do diferencial.
    Preferí fazer assim, pois tive medo de descalibrar a leitura se a configuração de um componete remanufaturado pudesse ter discrepância com o original. Entendo que a quantidade de ressaltos bem como a velocidade em que estes vão passar pelo sensor determinam os valores da leitura e qualquer diferença em relação ao parâmetro original pode ocorrer problemas.

Abraços

O controlador do câmbio precisar de apenas dois sensores externos o TPS e VSS. (Sensor de posição do acelerador e velocidade). O TPS vou ter que colocar ainda. O VSS como você disse a Ranger já tem no diferencial, acontece que sendo 4x4 quando estiver usado a reduzida o controlador poderia se confundir pela relação de redução da CT entre o câmbio e o sensor e por esse motivo estou instalando outro antes da CT.

Com relaçao a quantidade de ressaltos, precisei fazer maior para que ficassem compatível com o sensor magnético que tenho. No acaso teria que ser com default 40 ressaltos (câmbio original GM), mas o controlador do câmbio pode ser programado conforme o sensor usado. No caso o que fiz foi o que achei mais conveniente que foi um com 20 ressaltos...
  • 02/05/2009, 16:24
    dudu_
    Cara, eu sou um leigo no assunto, mas como vai ficar o carro quando você usar a reduzida e a 1ª marcha (numero 1) no AT?Melhor ou pior que no MT?
  • 02/05/2009, 16:27
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por dudu_ Ver Post
    Cara, eu sou um leigo no assunto, mas como vai ficar o carro quando você usar a reduzida e a 1ª marcha (numero 1) no AT?Melhor ou pior que no MT?

Não entendi a pergunta. O que você quer dizer com melhor ou pior?
  • 02/05/2009, 18:07
    T.T. Rex - Tio Balú
    Obrigado pelo esclarecimento Renato. Agora sei que existe mais de uma roda fônica e a função.

Desculpa o engano Walter. Na sua resposta eu tinha entendido que a cremalheira (n.4) da figura é que não tinha função, mas você estava referindo-se as engrenagens cônicas. Certo !

Se preferir, paro de fazer perguntas.

Att
    Tio Balú
  • 02/05/2009, 18:20
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Obrigado pelo esclarecimento Renato. Agora sei que existe mais de uma roda fônica e a função.

Desculpa o engano Walter. Na sua resposta eu tinha entendido que a cremalheira (n.4) da figura é que não tinha função, mas você estava referindo-se as engrenagens cônicas. Certo !

Se preferir, paro de fazer perguntas.

Att
    Tio Balú

Não Balú. Fique a vontade...
  • 02/05/2009, 18:58
    Edintruder
    Dudu, ficará como uma 1a reduzida comum, porém com o auxílio do conversor, poderá ter picos de torque muito maiores que o MT. Acredito que com o AT, possa usar muito mais o 4x4hi do que 4x4low em situações que só se utilizaria o 4x4low.
    Sempre o AT ficará melhor que o MT.

Balú, o ABS só funciona quando as duas rodas travam. Nesse caso a função do RABS é apenas evitar cavalos de pau em freadas de emergência. Enquanto tiver uma roda com aderência a picape mantém a trajetória normal.

O que o Walter está fazendo com o sensor de rotação da transmissão é para evitar problemas com as trocas quando estiver em 4x4low, pois em determinadas programações, a caixa não acusaria velocidade suficiente de troca, mantendo apenas a 1a sem passar as próximas por velocidade, apenas por rpm.
  • 02/05/2009, 22:03
    dudu_
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não entendi a pergunta. O que você quer dizer com melhor ou pior?

Eu quero dizer se o comportamento vai ser parecido com o de um cambio MT, se muda muito usando a reduzida.
  • 02/05/2009, 23:04
    Renato Fraga
    Perfeito Walter, entendí perfeitamente a necessidade de manter esse sensor de velocidade. MAs chegou a pesquisar como é que funciona nos veículos originalmente equipados com CA + Tcase????

Em relação à configuração da cremalheira que você confeccionou, mais perfeito ainda se o seu módulo tiver o recurso de ser ajustado para fazer a leitura. Isso dá liberdade de fazer o componente que for mais fácil.

Abraços e continuo acompanhando a evolução do projeto !!!!!!!!!!!!!!
  • 02/05/2009, 23:19
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Perfeito Walter, entendí perfeitamente a necessidade de manter esse sensor de velocidade. MAs chegou a pesquisar como é que funciona nos veículos originalmente equipados com CA + Tcase????

Pois então, o módulo que vou usar tem um fio para 4WD Low, mas só funciona com câmbios Ford. Com o câmbio da GM fica desabilitado...

Citação:

Em relação à configuração da cremalheira que você confeccionou, mais perfeito ainda se o seu módulo tiver o recurso de ser ajustado para fazer a leitura. Isso dá liberdade de fazer o componente que for mais fácil.

Foi isso que falei, o módulo permite isso o que me deixou a vontade pra fazer uma diferente da original...
  • 02/05/2009, 23:27
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por dudu_ Ver Post
    Eu quero dizer se o comportamento vai ser parecido com o de um cambio MT, se muda muito usando a reduzida.

Com certeza, fica semelhante. Tive um Cherokee Sport AT e o câmbio dela passava da primeira até a quarta muito mais rápido do se conseguiria no MT. Espero que a Ranger se comporte na mesmo jeito...
  • 04/05/2009, 17:19
    Anthoniusnikos
    E aí Walter Cassita, pensei que chegando das féiras fosse encontrar uma Ranger 2.8 com AT já rodando ? Se precisar de ajuda, pode contar, acabei de fazer um curso "teórico" sobre câmbios automáticos.
    Abração
    Anthon
  • 14/05/2009, 19:03
    Guilherme A. Araújo
    Walter, me diz uma coisa....
    Meu cruise control é original e parou de fucnionar do nada, os botoes estao perfeitos encaixado certinho nos plugs, apenas a capa de um lado é q está meio ruim e parou de funcionar de uma hora pra outra...
    Já falei sobre isso em outro topico q tinha um pouco a ver ocm o assunto mas ninguem pode me ajudar.
    Tem alguma luz aí pra mim??rsrs
    O q pode ser, onde eu vejo, sei lá. qqr coisa...

Abraço
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 33 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 232425262728293031323334353637383940414243 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:06.