Marcelo, depois que tu andas em um AT é difícil voltar para um MT.
Tudo questão de hábito.
Versão Imprimível
Marcelo, depois que tu andas em um AT é difícil voltar para um MT.
Tudo questão de hábito.
Valeu Edin .. quem experimenta um AT realmente diz a mesma coisa .
Só gostaria de saber se o desempenho da picape não fica muito comprometido, principalmente nas ultrapassagens .
abs
Marcelo, em relação ao desempenho, não sinto tanta diferença com o AT, com o meu Monza foi bem ao contrário, andava mais e arrancava mais forte que o Monza da minha mãe com mesmo motor mas caixa manual e andava mais que o 2.0 álcool que tive antes, ambos os 3 com 110cv.
No modelo da Toyota Fielder que também andei com AT, gostei muito do desempenho e chega a 180km/h em menos de 2500m.
Na Explorer V6 AT também achei muito boa a retomada e arrancadas.
Santana 2.0 AT também não notei diferença em retomada e arrancada contra o MT. O Santana inclusive parece puxar mais que o Monza pois é só pisar no fundo que canta pneus, no Monza tinha que engatar D com motor cheio para cantar pneus.
Eu teria outro AT sem sombra de dúvidas e fico babando pelo projeto do Walter!
O consumo da bomba é relativo. Quanto maior o torque do motor menos ela rouba. Num motor diesel que tem quase o mesmo torque de um motor V6 ou V8 não perde praticamente nada.
Eu não ficaria surpreso se você descobrisse que a L200 AT anda mais que a MT. A velocidade final da AT com certeza é melhor que a MT...
Amigos ; obrigado pelos esclarecimentos . um cambio AT mais alongado seria mesmo melhor no asfato em viagens .
Já andei numa HIlux 3.0 AT , deu pra notar que a bicha tem um trêm de força do KCT . não sei a l200 outdoor .
vou dar uma procurada aqui na cidade se tem alguma l200 AT vendendo em algum picareta por aqui , e vou pedir para fazer um test drive . o pior é se eu gostar . aí eu vou falir a firma...$$$$$$ .rsrsrs
abs
Marcelo,
Só cuida para pegar L200 acima da 2006! Sei que sabes disso muito bem, mas não custa lembrar...
Walter, a última marcha da caixa que estás colocando é 1:1 ou é mais longa? Digo isso pois seria como andar em 4a marcha e te obrigaria a alongar os diferenciais pela 2.8.
Cambio automatico combina com torque alto...
O problema é que não acho a caixa da l-200 tão bem acertadaaa....IMHO
Olá Walter e Edintruder. Se a relação da quinta da Ranger 2001 for 0,791:1, está certo que comparado com a 0,7xx:1 do AT é um pouco mais longa. Mas com essa diferença a menos de 0,091:1 aparece muito ? A do seu diferencial permanece 4,56:1, ou vai ter que alongar também ?
E das outras marchas, qual as relações ?
Prefiro as relações mais longas devido ao uso que faço das estradas. Mas para as zonas urbanas é bem melhor as curtas. O que acha ?
Att
Tio Balú
No caso do câmbio MT, a diferença entre 0,7:1 e 0,79:1 pode parecer pouco mas não é. São 12% de diferença. Teria quase o mesmo efeito que tirar um pneu 235x75x15 (29") original da Ranger e colocar um 33".
Em alguns casos seria a diferença entre vencer uma subida em 5º marcha ou ter que reduzir pra 4º pra conseguir chegar até o topo.
No caso do câmbio AT temos que levar em consideração ajuda "mágica" do conversor de torque, que pode multiplicar por dois o torque, então esses 0,7:1 no ponto de maior escorregamento do mesmo equivaleria a 1,4:1.
Abaixo a relação de marchas original do câmbio 4L60E e o que eu acredito que seria a relação equivalente com a atuação do conversor de torque:
4L60 Original:
Primeira: 3,06:1
Segunda: 1,63:1
Terceira: 1:1
Quarta: 0,7:1
4L60 com o torque multiplicado pelo conversor de torque:
Primeira: 6,12:1 a 3,06:1
Segunda: 3,26:1 a 1,63:1
Terceira: 2:1 a 1:1
Quarta: 1,4:1 a 0,7:1
Então, se não estou errado, isso também explica porque o câmbio AT não precisa de tantas marchas quanto um câmbio MT.
Walter, poderia se dizer que esse conversor de torque vai dobrar a força, proporcionado até o dobro de velocidade para cada marcha, mas mantendo o mesmo tempo para as trocas ? Nesse caso o diferencial não deveria ter uma relação 9,12:1 ?
Att
Tio Balú