Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 141516171819202122232425262728293031323334 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 12/04/2009, 21:32
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Walter, poderia se dizer que esse conversor de torque vai dobrar a força, proporcionado até o dobro de velocidade para cada marcha, mas mantendo o mesmo tempo para as trocas ? Nesse caso o diferencial não deveria ter uma relação 9,12:1 ?
    Att
    Tio Balú

O conversor não dobra a velocidade. Ele dobra o torque quando está escorregando. Ele faz com que a relação fique mais reduzida e por isso o câmbio AT tem as relações mais alongadas...
  • 12/04/2009, 21:51
    T.T. Rex - Tio Balú
    É que viajei com uma Pagero 350 Km e para entrar a segunda marcha era preciso esticar a primeira até uns 70 Km/h, a terceira a uns 110 Km/h, ... Achei as marchas bem longas, maiores velocidades, e muito torque para um AT sem conversor.
    No seu caso o cambio Visteon continua com a mesma relação ?
    Att
    Tio Balú
  • 12/04/2009, 23:17
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

É que viajei com uma Pagero 350 Km e para entrar a segunda marcha era preciso esticar a primeira até uns 70 Km/h, a terceira a uns 110 Km/h, ... Achei as marchas bem longas, maiores velocidades, e muito torque para um AT sem conversor.
    No seu caso o cambio Visteon continua com a mesma relação ?
    Att
    Tio Balú

Não entendi a pergunta, mas o meu câmbio original MT e Mazda e o AT que estou adaptando GM 4L60E
  • 13/04/2009, 00:51
    CAVESO
    Walter,

Nessa sua imensa pesquisa para definir o CA, chegou a cogitar a idéia de colocar o zf hp 22?

Acha que tal câmbio funfaria legal com um motor mwm sprint 2.8?

Abraços curiosos
  • 13/04/2009, 07:55
    Kim
    Hummmmm...

Achoi que para 2012 teremos novidades!!!!
  • 13/04/2009, 08:29
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Walter,

Nessa sua imensa pesquisa para definir o CA, chegou a cogitar a idéia de colocar o zf hp 22?

Acha que tal câmbio funfaria legal com um motor mwm sprint 2.8?

Abraços curiosos

O melhor câmbio sem dúvida seria 4L60E que foi feito para ser controlado por um micro-controlador e então permite ser mapeado através de um notebook por exemplo, conforme as características do motor e ou da forma de condução do veículo como eu estou fazendo, mas não fica barato. Paguei U$1000,00 no controlador de TCI.

O ZF tirado do Opala vem em segundo lugar já que esse motor tem a rotação máxima e de torque parecidas com o sprint 2.8, e ainda tem a vantagem de o atuador ser por cabo e não por vácuo e que facilita muito a instalação no motor diesel. Acredito até que se o câmbio ficar com a tendência de trocar as marchas em rotação muito alta daria pra compensar através de um ajuste entre o cabo e o acelerador. Existe uma boa chance de funcionar bem sim.
  • 13/04/2009, 08:34
    T.T. Rex - Tio Balú
    Abração Kim.
    Walter, vou tentar explicar melhor a minha dúvida. Primeiro é que começo a me interessar muito por mecânica, e talvez escolha como opção profissional eng. mecânica.
    Não me expressei muito bem, mas não tenho dúvida que dobrar o torque significa dobrar a força, mas você deve concordar que dobrar o torque pode significar duas coisas:
    1 - Se esse torque for transferido para uma relação curta ele vai proporcionar pouca velocidade e muita força (caso dos tratores).
    2 - Se o torque "dobrado" for transferido totalmente para os eixos, numa relação mais longa, ele vai proporcionar muito mais velocidade (carros de arrancada).
    No manual da Ranger 2000/2000 especifica: torque máximo 284 Nm a 1600 rpm. Então qual seria o torque a 6000 rpm ? Os mesmos 284 Nm ?
    Procede esse raciocínio ?
    Qual é a relação de torque e velocidade ?
    Att
    Tio Balú
  • 13/04/2009, 11:09
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Abração Kim.
    Walter, vou tentar explicar melhor a minha dúvida. Primeiro é que começo a me interessar muito por mecânica, e talvez escolha como opção profissional eng. mecânica.
    Não me expressei muito bem, mas não tenho dúvida que dobrar o torque significa dobrar a força, mas você deve concordar que dobrar o torque pode significar duas coisas:
    1 - Se esse torque for transferido para uma relação curta ele vai proporcionar pouca velocidade e muita força (caso dos tratores).
    2 - Se o torque "dobrado" for transferido totalmente para os eixos, numa relação mais longa, ele vai proporcionar muito mais velocidade (carros de arrancada).
    No manual da Ranger 2000/2000 especifica: torque máximo 284 Nm a 1600 rpm. Então qual seria o torque a 6000 rpm ? Os mesmos 284 Nm ?
    Procede esse raciocínio ?
    Qual é a relação de torque e velocidade ?
    Att
    Tio Balú

Se entendi bem acho que você não está considerando o stall nos conversores de torque. Vou tentar explicar do meu jeito...

O conversor tem um ponto ou rotação de stall. Acima dessa rotação ele passa a transferir 98% da rotação do motor para o cambio e não multiplica mais o torque. Dependendo do conversor a rotação de stall fica entre 1500 a 3500RPM. No meus caso espero que esteja em torno de 2000RPM.

Em outras palavras o conversor inicia a rotação escorregando ao mesmo tempo que o veículo esta começando a se movimentar. Nesse momento com o maior escorregamo o torque está sendo multiplicado ao máximo. O escorregamento vai diminuindo a medida que a velocidade se aproxima do ponto de stall. Acima da velocidade ou rotação de stall e se todas as outras condições estiverem favoráveis o câmbio troca para próxima marcha e então o conversor de torque volta a escorregar, multiplicando torque para a segunda marcha e por ai vai...

O conversor de torque é a parte principal de todo o câmbio. Se o ponto de stall não for compatível com a rotação de torque do motor o câmbio não funcionara direito.

É o conversor de torque o responsável pelo comportamento veículo com câmbio AT. Se o ponto de stall for muito baixo o veiculo tende a ser mais lento nas arrancados e a economizar mais combustível. Se o ponto de stall for mais alto o veículo tende a ter comportamento mais esportivo e beberrão.

Essa é a grande dúvida no meu projeto. Não faço idéia do ponto de stall do meu conversor de torque e muito menos se é compatível com o PS2.8 da minha Ranger... Vamos ver se terei sorte com ele.
  • 13/04/2009, 12:27
    T.T. Rex - Tio Balú
    Se esse conversor de torque for ajustável vai dar certo sim.
    Vou ler melhor todo o tópico todo para acompanhar e entender essa adaptação.
    Valeu pela paciência Walter.
    Att
    Tio Balú
  • 13/04/2009, 14:02
    Marcello Ladeira
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Se entendi bem acho que você não está considerando o stall nos conversores de torque. Vou tentar explicar do meu jeito...

O conversor tem um ponto ou rotação de stall. Acima dessa rotação ele passa a transferir 98% da rotação do motor para o cambio e não multiplica mais o torque. Dependendo do conversor a rotação de stall fica entre 1500 a 3500RPM. No meus caso espero que esteja em torno de 2000RPM.

Em outras palavras o conversor inicia a rotação escorregando ao mesmo tempo que o veículo esta começando a se movimentar. Nesse momento com o maior escorregamo o torque está sendo multiplicado ao máximo. O escorregamento vai diminuindo a medida que a velocidade se aproxima do ponto de stall. Acima da velocidade ou rotação de stall e se todas as outras condições estiverem favoráveis o câmbio troca para próxima marcha e então o conversor de torque volta a escorregar, multiplicando torque para a segunda marcha e por ai vai...

O conversor de torque é a parte principal de todo o câmbio. Se o ponto de stall não for compatível com a rotação de torque do motor o câmbio não funcionara direito.

É o conversor de torque o responsável pelo comportamento veículo com câmbio AT. Se o ponto de stall for muito baixo o veiculo tende a ser mais lento nas arrancados e a economizar mais combustível. Se o ponto de stall for mais alto o veículo tende a ter comportamento mais esportivo e beberrão.

Essa é a grande dúvida no meu projeto. Não faço idéia do ponto de stall do meu conversor de torque e muito menos se é compatível com o PS2.8 da minha Ranger... Vamos ver se terei sorte com ele.

Já que estamos conversando sobre o conversor de torque posto aqui uma dúvida... tenho percebido - não sei se é "implicância" minha - que meu carro, logo de manhã, quando frio tem ficado bem lerdo nas arrancadas, parece que o conversor de torque está atuando mais que normal e fazendo o carro patinar mais... isso logo passa.

O que pode ser? Será que é normal de todo carro automático ou é algo que denuncia desgaste no conjunto?

Abs,
  • 13/04/2009, 15:46
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Já que estamos conversando sobre o conversor de torque posto aqui uma dúvida... tenho percebido - não sei se é "implicância" minha - que meu carro, logo de manhã, quando frio tem ficado bem lerdo nas arrancadas, parece que o conversor de torque está atuando mais que normal e fazendo o carro patinar mais... isso logo passa.

O que pode ser? Será que é normal de todo carro automático ou é algo que denuncia desgaste no conjunto?

Abs,

O câmbio eletrônico muda o comportamento conforme a temperatura do óleo então acredito que isso seria normal até que o óleo alcance a temperatura normal. A mesma coisa deve acontecer se o óleo alcançar temperaturas muito alta.
  • 13/04/2009, 16:12
    Edintruder
    Essa lerdeza nos AT ocorrem até com câmbios de controle mecânico por cabo. Ocorre pela viscosidade do óleo frio, quando aquece normaliza. Inclusive se evita puxar muito do desempenho antes do motor e do câmbio atingirem uma temperatura mais favorável ao trabalho.

Walter, não tem como instalar um Conversor com bloqueio? A vantagem é propiciar desempenho e bloquear para buscar economia.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 141516171819202122232425262728293031323334 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:27.