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Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

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  • 27/12/2008, 03:16
    Cristiano Ávila
    Valeu Walter, obrigado pelas informações!
  • 27/12/2008, 03:17
    Cristiano Ávila
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Com certeza dá pra adaptar sim, mas tem que ser o 2.8 e tem obrigatoriamente que colocar o controlador. Só não sei te informar se o conversor de torque será compatível.

    Pelo controlador paguei U$1000,00, mas ainda não chegou...

    Valeu Walter, obrigado pelas informações!
  • 13/01/2009, 13:08
    dudas_308w
    oleo do cambio x oleo do conversor
    Walter,
    to revendo o topico todo e fiquei numa duvida...
    vc comentou que o oleo do conversor é o mesmo do cambio.. tem certeza disso?
    tenho a nitida impressao que o conversor é selado com o oleo dentro.. ou estou enganado? Nao consigo ver onde o conversor "troca" o oleo com o restante da carcaça... confirma please?
    abs
  • 13/01/2009, 14:48
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Walter,
    to revendo o topico todo e fiquei numa duvida...
    vc comentou que o oleo do conversor é o mesmo do cambio.. tem certeza disso?
    tenho a nitida impressao que o conversor é selado com o oleo dentro.. ou estou enganado? Nao consigo ver onde o conversor "troca" o oleo com o restante da carcaça... confirma please?
    abs

    O óleo entra e sai do conversor através dos eixos. Os eixos são 3, um dentro do outro.

    Um eixo leva a rotação do motor até a bomba hidráulica. Outro eixo leva a rotação da turbina do conversor de torque. Esse eixo é que movimenta o veículo e o último eu acho que serve pra controlar embreagem lock-up.

    É mais ou menos isso salvo enganado em algum detalhe.
  • 15/01/2009, 21:08
    Walter L. L. Casitta
    Enquanto o controlador do câmbio não chega, vejam as fotos do adaptador da caixa de transferência ao câmbio.

    Nas fotos o flange do lado câmbio e o suporte para o Coxim. O flange que vai na CT já tinha terminado também mas cometi um engano na posição da furação e vou ter que uzinar outro.

    http://img213.imageshack.us/img213/9915/adp1sg6.jpg

    http://img213.imageshack.us/img213/2249/adp2yl8.jpg
  • 16/01/2009, 17:18
    dudas_308w
    manda pra cá...
    Walter, eu quero esse que vc usinou errado..rs.rs..
    Serio, manda para eu copiar. Compro de vc, para aliviar o custo do material. :dance::dance:
    Ae eu economizo os calculos, mediçoes, etc.
    abs
  • 17/01/2009, 00:31
    Anthoniusnikos
    Câmbio AT na Ranger.
    UUUhhhh...! Eixo estriado Ok, flaxeplate Ok, adptador do flange Ok, adaptador da CM/CT , refazendo, Ok, conversor de torque Ok. Agora só falta o controlador de câmbio ?
    Moleza ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen: - Vou recomendar. Só não vou fazer na minha porque prefiro câmbio manual. :discordo::discordo::discordo:
    Talvez daquí a uns dez anos eu mude de idéia. :pipoca::pipoca::pipoca:
    Abraços
    Anthon
  • 17/01/2009, 13:57
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    UUUhhhh...! Eixo estriado Ok, flaxeplate Ok, adptador do flange Ok, adaptador da CM/CT , refazendo, Ok, conversor de torque Ok. Agora só falta o controlador de câmbio ?
    Moleza ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen: - Vou recomendar. Só não vou fazer na minha porque prefiro câmbio manual. :discordo::discordo::discordo:
    Talvez daquí a uns dez anos eu mude de idéia. :pipoca::pipoca::pipoca:
    Abraços
    Anthon

    Eu adoro AT, mas só áo vou fazer porque meu bolso tem limite...
    Quem sabe um dia eu tenha uma picape AT.
  • 17/01/2009, 16:17
    cRiPpLe_rOoStEr
    será que tem algum cvt compatível com a s10 2.8td ou com a flexpower?

    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    É o conversor de torque. É ele que substitui a embreagem quando o câmbio é AT...

    alguns câmbios automáticos têm usado embreagem automática no lugar do conversor de torque, por ser mais compacta e "patinar" menos... e o desgaste é menor que a embreagem de um veículo com câmbio manual pq as marchas são sempre trocadas "no tempo"... a propósito: alguem sabe se o câmbio xtronic cvt do nissan murano usa embreagem ou conversor de torque?


    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Ví estes sites: http://www.powertraincontrolsolution...content-4.html e

    http://www.toyotanation.com/forum/sh...d.php?t=257215
    Electronic Transmission Controller Controls 4L80E, 4L60E, E4OD, 4R70W

    Faz idéia porque o 4L60-E existe também no site da Toyota ?

    deve ser produzido pela aisin (não tenho certeza), da qual a toyota possui participação acionária...


    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Eu tenho certeza que se fosse interesse da Ford fazer uma Ranger diesel com câmbio AT ela faria e rápido.

    com o aumento do preço da gasolina e o crescimento na popularidade do biodiesel caseiro nos estados unidos, principalmente por causa da volkswagen e da mercedes-benz, é questão de tempo para as fábricas locais oferecerem pickups "pequenas" e veículos de passageiros a diesel, atendendo à preferência local pelos automáticos... a não ser que os câmbios manuais automatizados, que estão se tornando comuns nos caminhões, acabem tomando o espaço dos automáticos convencionais em função do menor custo e consumo de combustível...
  • 18/01/2009, 01:00
    cRiPpLe_rOoStEr
    a propósito: a quantas anda o projeto?
  • 19/01/2009, 15:45
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Walter, eu quero esse que vc usinou errado..rs.rs..
    Serio, manda para eu copiar. Compro de vc, para aliviar o custo do material. :dance::dance:
    Ae eu economizo os calculos, mediçoes, etc.
    abs

    Eduardo, eu envio ele de presente, mas no final quando tiver certeza que não preciso mais dele. De qualquer forma você não vai precisar e já que todas as medidas estão no manual de manutenção da caixas Eaton FSO2504. É só baixar no site. Nesse manual tem o desenho cotado da caixa inclusive das furações da caixa seca, flange da CT, diâmetro dos eixos, estrias e tudo mais. Como a FSO2504 é usada num monte de picapes nacionais, tem as medidas dos flanges das caixas secas de todas as marcas inclusive da GM e Ford o que facilitou muito a confecção do flange pra encaixar o câmbio AT GM no motor Ford...
  • 19/01/2009, 18:02
    Rodolfo Caldeira
    Walter,

    Quero antes de mais nada lhe parabenizar pelo projeto.
    Normalmente fico só sapiando e lendo muito , vi que vc estava procurando ajuda para resolver alguns problemas com a transformação do câmbio , conheço um mecânico que trabalha com cÂmbio para competição e carros de competição ele fica no Barreiro de cima dá uma ligada para ele .

    Tel 3336-3543 / 91476378.Rosalvo

    Espero ter ajudado.

    Abs,
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