Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213141516171819202161 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/12/2008, 14:57
    dudas_308w
    ainda a junçao do CA com a CT
    Walter, desculpa a canseira, mas eu to muuuito inclinado a seguir os seu passos. Só preciso vender a moto e levantar os fundos..rs.rs.rs..

O cambio da Blazer 4x2 que vc arrumou, o 4L60E tem a terminação em um piloto com a ponta para fora da carcaça, eixo estriado onde encaixa a flange do cardã certo? Ou seja, nao é um cambio que termine numa placa furada para encaixe em uma CT... é uma carcaça arredondada de encaixe direto em cardã.
    Entao imagino que quando vc mencionou peça de aluminio para segurar o conjunto, to entendendo que vc vai fazer uma nova parte de tras do cambio, onde vai encaixar na CT da Ranger. É isso? A carcaça tem essa possibilidade? Problemas de vedação, juntas, o que vc estah vendo ai, alem da diferença de estrias?

Aproveitando ainda... o seu espaçador de flexPlate-volante, mais a peça de aluminio, nao vão aumentar demais o comprimento do conjunto?

abs
  • 01/12/2008, 15:02
    dudas_308w
    Citação:

Postado originalmente por elmestizo Ver Post

Vc tem o site de onde tirou as fotos? queria ter uma noção total do projeto!

abrass

acho que o site daonde ele tirou as fotos chama-se www.garagemdowalter.com.br
    rsrsrsrsrsrs...
  • 01/12/2008, 19:49
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Walter, desculpa a canseira, mas eu to muuuito inclinado a seguir os seu passos. Só preciso vender a moto e levantar os fundos..rs.rs.rs..

O cambio da Blazer 4x2 que vc arrumou, o 4L60E tem a terminação em um piloto com a ponta para fora da carcaça, eixo estriado onde encaixa a flange do cardã certo? Ou seja, nao é um cambio que termine numa placa furada para encaixe em uma CT... é uma carcaça arredondada de encaixe direto em cardã.
    Entao imagino que quando vc mencionou peça de alumínio para segurar o conjunto, to entendendo que vc vai fazer uma nova parte de tras do cambio, onde vai encaixar na CT da Ranger. É isso? A carcaça tem essa possibilidade? Problemas de vedação, juntas, o que vc estah vendo ai, alem da diferença de estrias?

Aproveitando ainda... o seu espaçador de flexPlate-volante, mais a peça de aluminio, nao vão aumentar demais o comprimento do conjunto?

A carcaça do cambio é igual tanto para 4x2 quanto 4x4. A diferença esta no que vai aparafusado na parte de trás e no eixo de saída.

Em 4x2 vem uma rabeta com um formato cônico típico de todas caixa 4x2.

Em 4x4 vem um caixa seca que se conecta a caixa de transferência. Essa caixa precisa ter o comprimento e os flanges adequados tanto ao câmbio quanto a CT da Ranger inclusive no comprimento para que se torne desnecessário modificações nos comprimentos dos cardans. Essa caixa não existe e eu estou usinando uma completamente em alumínio. Metade do trabalho já foi e assim que estiver pronta coloco as fotos.

Quanto ao eixo de saída, como disse lá atrás vou cortar e usinar as estrias compatíveis com a CT da Ranger.

A solução do flexplate foi o que se pode arranjar mas eu acho que vai funcionar sem problemas. Por falar nisso já deve estar pronto.

No momento estou mais preocupado com o conversor de torque que precisa ser modificado pra funcionar com o motor PS 2.8. Se eu não encontrar quem faça isso no Brasil, vou ter que importar um sob medida ou tudo estará perdido. O cara que iria fazer isso está desencontrado, mas amanhã eu pego ele na curva.
  • 01/12/2008, 22:27
    Anthoniusnikos
    Parece...! que estou acompanhando essa transmutação toda. Faz de conta que sim. Fico satisfeito que alguns companheiros estão seguindo o raciocínio. Vai postando aí Casitta. Está ficando cada vez mais interessante.
    Abs
    Anthoniusnikos
  • 02/12/2008, 16:07
    dudas_308w
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    No momento estou mais preocupado com o conversor de torque que precisa ser modificado pra funcionar com o motor PS 2.8. Se eu não encontrar quem faça isso no Brasil, vou ter que importar um sob medida ou tudo estará perdido. O cara que iria fazer isso está desencontrado, mas amanhã eu pego ele na curva.

Walter, que modificações vc precisa no conversosr de torque?
    Parece que ele aguenta normalmente o torque do PS...
    abs
  • 02/12/2008, 17:36
    dudas_308w
    recondicionadora de conversores
    Walter, just in case....
    http://www.idealconversores.com.br/telas/produtos.html

IDEAL Conversores - Rua: Cachoeira do Sul, 242-A - Vila Jaguará - São Paulo - SP - CEP: 05117-010 - Tel: (011) 3621-7110 / 3621-6241
  • 02/12/2008, 17:52
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Walter, que modificações vc precisa no conversosr de torque?
    Parece que ele aguenta normalmente o torque do PS...
    abs

O converso de torque tem que ser compatível com a curva de torque do motor. No caso o conversor de torque que tenho era usado com o motor GM 4.3 Vortec onde o torque máximo fica em 2600RPM. No meu caso o PS2.8 tem o torque máximo em 1400RPM eu acho.

Ainda não compreendi completamente o funcionamento do conversor de torque. Pelo que andei pesquisando até agora o conversor deveria escorregar de zero até a proximidade da rotação de maior torque do motor. (esse seria o ponto de stall) Nessa faze ele consegue multiplicar o torque até umas 2 vezes, justamente o desejado durante uma aceleração ou retomada. A partir da rotação de maior torque o escorregamento passa a ser bem pequeno ou quase desprezível.

Imagino que se colocar esse conversor original, durantes as arrancadas normais o motor subiria rapidamente o giro até 2600RPM até que a Ranger chegue numa velocidade compatível com o ponto de stall do conversor de torque. Assim o motor acabria trabalhando a maior parte do tempo acima de 2600 RPM.

Com o conversor de torquer modificado, tudo isso aconteceria em rotação mais baixas, de preferência próximo aos 1500RPM onde o PS2.8 tem mais torque.

Não achei nenhuma informação que indique o ponto de stall desse conversor de torque. Estou estimando algo próximo a 2600RPM que é onde fica o torque do motor Vortec. Se alguém que tiver uma Blazer AT, corragem suficiente e puder ajudar é só engatar o D pisar no freio pra não deixar o veículo se movimentar e acelerar pra ver até onde vai a rotação do motor. Cuidado, se o câmbio estiver ruim vai fd de vez. :mrgreen:
  • 03/12/2008, 08:11
    dudas_308w
    ponto de stall
    humm... vc pode ter razao quanto a curva de torque. Pelo que sei, o conversor permite uma certa "patinagem" durante o ponto morto, e cfme vc acelera, ele tende a correr atras do prejuizo equalizando as rotações. Isso é conforme o desenho do estator e turbina. Relamente durante a fase de aceleração, quando o conversor patina, ele da a contrapartida da rotação multiplicando o torque, porem, vc teria realmente um descasamento da curva do motor com a curva do conversor. O ponto de torque maximo do PS2.8 deve estar muito abaixo (em RPM) do ponto "0" do conversor. Mas eu acho que o fato dele fazer com que o motor trabalhe em regime mais alto, nao afetaria nada no consumo. Porem vc perde em longevidade do motor, com certeza.
    Vou falar com um pessoal sobre isso. Talvez uma saida seria ter o fluido do conversor substituido por um fluido pouca coisa mais densa. A encrenca será calcular qual viscosidade seria a ideal. Nao sei se uma "regra de 3" (viscosidade atual X RPM PS2.8 / RPM 4.3) te daria a viscosidade desejada...

vamos malhar o assunto.
    abs
  • 03/12/2008, 16:59
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Walter, just in case....
    http://www.idealconversores.com.br/telas/produtos.html

IDEAL Conversores - Rua: Cachoeira do Sul, 242-A - Vila Jaguará - São Paulo - SP - CEP: 05117-010 - Tel: (011) 3621-7110 / 3621-6241

Esse cara nunca ouviram falar de ponto de Stall do converor de torque...

Eles fazem o reforço das palhetas, mas também não souberam me explicar pra que servia isso...
  • 03/12/2008, 21:18
    dudas_308w
    Citação:

Esse cara nunca ouviram falar de ponto de Stall do converor de torque...

Eles fazem o reforço das palhetas, mas também não souberam me explicar pra que servia isso...

putz... o pior é que eles vendem o serviço de recondicionamento todo dia... imagino que beleza que nao fica, se o fulano nem sabe como funciona o que ele conserta....:parede:
  • 06/12/2008, 19:28
    dudas_308w
    mais uma indicaçao
    Walter, hj dei uma corrida (improdutiva) atras de um 4L60E. Nao achei, mas perguntando sobre o seu problema encontrei mais uma indicaçao.
    Eng.Marcelo, responsavel tecnico pela Guidomatic. f.011-3686-6457.
    Segundo o atendente da Guidomatic, essa pessoa fica na outra unidade e tem muitos anos de experiencia em conversor de torque e combio auto.
    Boa sorte
    abs
  • 09/12/2008, 08:17
    haundrich
    Citação:

A carcaça do cambio é igual tanto para 4x2 quanto 4x4. A diferença esta no que vai aparafusado na parte de trás e no eixo de saída.

Em 4x2 vem uma rabeta com um formato cônico típico de todas caixa 4x2.

Em 4x4 vem um caixa seca que se conecta a caixa de transferência. Essa caixa precisa ter o comprimento e os flanges adequados tanto ao câmbio quanto a CT da Ranger inclusive no comprimento para que se torne desnecessário modificações nos comprimentos dos cardans. Essa caixa não existe e eu estou usinando uma completamente em alumínio. Metade do trabalho já foi e assim que estiver pronta coloco as fotos.

Quanto ao eixo de saída, como disse lá atrás vou cortar e usinar as estrias compatíveis com a CT da Ranger.

A solução do flexplate foi o que se pode arranjar mas eu acho que vai funcionar sem problemas. Por falar nisso já deve estar pronto.

Walter

Não sei se essa informação te ajuda.

Aqui na empresa tem máquinas que possuem inércia muito alta para partir. Antes da softstater ser viável, é comum a partida com auxílio de acoplamentos hidraúlicos. Nesse exemplo, o motor é de 100CV.

Eu achava que acoplamentos hidraúlicos eram semelhantes ao conversor de torque, o princípio é o mesmo, mas o funcionamento descobri que é diferente.

Todavia, o que faço para "casar" o torque de partida necessário para o motor elétrico de 100 CV não "arrancar" a máquina da base e também para não ficar patinando no óleo para o resto da vida(e aquecer até estourar a válvula da carcaça), é alterando o volume ou até a especificação (densidade) do óleo.

Até acertar o ponto, bastava adicionar 50ml, até que a partida total da máquina decantadora centrífuga diminuia uns 30 segundos. Outro caso , foi a substituição do óleo tellus por outro mais "grosso" foi o suficiente.

Quem sabe, engrossando o óleo, isso ajuda a abaixar a rotação para casar com a faixa de torque de seu motor.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213141516171819202161 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:57.