Boa idéia, vou colocar sim...
Versão Imprimível
Nesse desenho abaixo tem o primeiro esboço do flange adaptador que vai permitir fixar o câmbio AT GM no motor PS2.8. Como vocês podem ver os furos em verde correspondem aos furos no Flange do motor e os furos em azul os do câmbio e felizmente só um dos furos do cãmbio coincidiu com um do motor e mesmo assim aqueles furos de diâmetro maior são furos para o guia e não para parafusos.
Depois que o layout do flange estiver pronto é só enviar o arquivo no padrão .DXF para que o pessoal da metalúrgica possa cortar na máquina de corte CNC com plasma...
http://img517.imageshack.us/img517/7830/flange1vz6.gif
PQP Casitta ! Tô surfando.
Abs
Antohnuiokoius
Anthonius,
Esse flange é aquele ficará entre câmbio e o motor. Ele serve pra centralizar o câmbio em relação ao motor. Ele vai ser aparafusado ao motor e o câmbio nele. Abaixo o mesmo em 3D pra gente ter uma idéia de como ele vai ficar e mais embaixo uma foto parecida, como gostaria que ficasse no final.
http://img295.imageshack.us/img295/9...ange3d1rl2.jpg
http://img504.imageshack.us/img504/3227/isuzoom0.jpg
GM 4L60-E Mazda M5R1(Ranger)
1ª 3,401
1ª 3,060 2ª 2,048
2ª 1,630 3ª 1,312
3ª 1,000 4ª 1,000
4ª 0,700 5ª 0,791
Ré 2,290 Ré 3,401
Caraca, tem doido pra tudo! Já trocou o motor, agora vai trocar o MT pelo AT... onde isso vai parar? Se é que vai parar? hehehe
Walter, não acompanhei a troca do 2.5 pelo 2.8 TGV que fez, talvez até tenham perguntado e vc respondeu em algum tópico, mas fiquei curioso sobre uma coisa: por que colocar o 2.8, tendo o 3.0 mais moderno e eletrônico? Seria valor, facilidade de instalação, alguma vantagem mecânica sobre o 3.0...?
Fuçando no Webmotors, achei isso aqui:
http://www.webmotors.com.br/Webmotor...LINA_4P_MANUAL
Será que procede?
Walter, primeiro parabens! Parabens pelo 2.8 e agora pelo AT.:palmas:
Depois, vamos as observaçoes...
- uma dica, ao especificar o flange p/ pessoal da metalurgica, peça aço SAE 4140 ou 4340.
Sao aços p/ construçao mecanica, facil usinagem e boa resistencia. O preço será uns 60% a mais, porem nao pesará tanto quanto refazer o serviço.
- Vc vai ter que puxar a CT p/ tras. O AT é maior que o manual... e isso vai mudar os tamanhos dos cardãs tambem... sorry.
- se nao me engano, a outra opçao de controlador de AT chama-se power-shift.. da uma busca que vc acha.
- A Ré ficará mais fraca, e mais rapida... e nao tem o que fazer. Ao contrario do cambio manual, onde a ré é uma engrenagem "louca", a ré no AT é combinaçao das engrenagens existentes, entao não dá p/ adaptar nada...na melhor das maluquices.. uma reduzida em 4x2.
- medir a temperatura do oleo no conversor de torque pode ser uma boa ideia. O ideal seria descobrir qual a nominal de trabalho do GM. Considere a possibilidade de ter um radiador (desses de oleo do fusca, ou da DH da Ranger) somente p/ a transmissao, pois periga precisar.
No resto, parabens, parabens, parabens! :palmas:
Walter,
Onde vc pretende instalar a alavanca do câmbio?
Desde que dirigi uns carros com alavanca no volante fique convicto que este seria o local correto para uma alavanca de câmbio, permitindo um melhor aproveitamento de um console central e/ou mais conforto para um 3º passageiro.
Tá fudido Casitta, vai ter que responder tudo isso, mas acho que está fazendo algo que muito poucos teriam coragem e disposição para fazê-lo.
Estamos na espectativa.
Já fez um curso de fotógrafo para postar as fotos dessa façanha ?
Eu acabei de reinstalar o tanque de combustível, e foi fod@@@, mas ficou como eu queria.
Abração
Anthoniusnikos
Walter, já tem pergunta demais aqui!
Registro apenas meus cumprimentos e admiração:palmas:
Boa sorte!:concordo:
- uma dica, ao especificar o flange p/ pessoal da metalurgica, peça aço SAE 4140 ou 4340.
Sao aços p/ construçao mecanica, facil usinagem e boa resistencia. O preço será uns 60% a mais, porem nao pesará tanto quanto refazer o serviço.
Obrigado Dudas, hoje liguei para a metalúrgica e a máquina de corte CNC dos caras esta parada com defeito, mas vou procurar por esse que você indicou.
- Vc vai ter que puxar a CT p/ tras. O AT é maior que o manual... e isso vai mudar os tamanhos dos cardãs tambem... sorry.
Caixa é AT na versão 4x2 é alguns centímetros mais comprida sim, mas a versão 4x4 é 14cm mais curta que a caixa MT da Ranger. A que comprei é uma 4x2 e vou ter que trocar ou modificar o eixo de saída. Terei que fazer com que ela fique do mesmo tamanho pra não mexer nos cardans.
- se nao me engano, a outra opçao de controlador de AT chama-se power-shift.. da uma busca que vc acha.
Também existe o módulo da TCI, mas é até mais caro que o Compushift e depende de um PC para ser configurado então vou preferindo o segundo que funciona 100% sem a necessidade de um PC.
- A Ré ficará mais fraca, e mais rapida... e nao tem o que fazer. Ao contrario do cambio manual, onde a ré é uma engrenagem "louca", a ré no AT é combinaçao das engrenagens existentes, entao não dá p/ adaptar nada...na melhor das maluquices.. uma reduzida em 4x2.
No Câmbio AT deve-se levar em conta o conversor de torque que consegue duplicar o torque e então a relação das marchas mais curtas não precisam ser tão curtas como nos câmbio MT.
- medir a temperatura do oleo no conversor de torque pode ser uma boa ideia. O ideal seria descobrir qual a nominal de trabalho do GM. Considere a possibilidade de ter um radiador (desses de oleo do fusca, ou da DH da Ranger) somente p/ a transmissao, pois periga precisar.
Bem lembrado, já tava pensando em comprar isso lá fora, mas o fusca tem um radiador de óleo que não deve custar caro, mas mesmo assim se optar por ele acho que vou precisar de mais do que um para manter a temperatura do câmbio controlada. O da DH da Ranger deve ser muito pequeno caro pra isso.
Esse câmbio já tem um sensor de temperatura que também é monitorado pelo Compushif. O Compushift também leva em consideração a temperatura do óleo como um dos fatores para controlar o câmbio além de indicar a temperatura do óleo no display. Quando atemperatura do câmbio aumenta ele faz com que o cãmbio fique mais tempo nas marchas mais reduzidas...
É isso aí Dudas, obrigado pelas dicas. Ísso que é o bom do forum, sempre alguém tem um ou outra ideia melhor que a da gente...