Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131454 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/07/2008, 19:01
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Parabéns Walter, pela nova iniciativa! E pode deixar, que o simbolo 'AUTOMATIC' para colocar na tampa da caçamba é por minha conta! Nos mantenha informados. :-)

    Boa idéia, vou colocar sim...
  • 13/07/2008, 19:38
    Walter L. L. Casitta
    Flange motor/câmbio
    Nesse desenho abaixo tem o primeiro esboço do flange adaptador que vai permitir fixar o câmbio AT GM no motor PS2.8. Como vocês podem ver os furos em verde correspondem aos furos no Flange do motor e os furos em azul os do câmbio e felizmente só um dos furos do cãmbio coincidiu com um do motor e mesmo assim aqueles furos de diâmetro maior são furos para o guia e não para parafusos.
    Depois que o layout do flange estiver pronto é só enviar o arquivo no padrão .DXF para que o pessoal da metalúrgica possa cortar na máquina de corte CNC com plasma...

    http://img517.imageshack.us/img517/7830/flange1vz6.gif
  • 13/07/2008, 20:51
    Anthoniusnikos
    PQP Casitta ! Tô surfando.
    Abs
    Antohnuiokoius
  • 13/07/2008, 21:46
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    PQP Casitta ! Tô surfando.
    Abs
    Antohnuiokoius

    Anthonius,

    Esse flange é aquele ficará entre câmbio e o motor. Ele serve pra centralizar o câmbio em relação ao motor. Ele vai ser aparafusado ao motor e o câmbio nele. Abaixo o mesmo em 3D pra gente ter uma idéia de como ele vai ficar e mais embaixo uma foto parecida, como gostaria que ficasse no final.

    http://img295.imageshack.us/img295/9...ange3d1rl2.jpg

    http://img504.imageshack.us/img504/3227/isuzoom0.jpg
  • 13/07/2008, 23:04
    Walter L. L. Casitta
    Realações de marchas...
    GM 4L60-E Mazda M5R1(Ranger)
    1ª 3,401
    1ª 3,060 2ª 2,048
    2ª 1,630 3ª 1,312
    3ª 1,000 4ª 1,000
    4ª 0,700 5ª 0,791
    Ré 2,290 Ré 3,401

  • 14/07/2008, 19:08
    soneca_zzz
    Caraca, tem doido pra tudo! Já trocou o motor, agora vai trocar o MT pelo AT... onde isso vai parar? Se é que vai parar? hehehe

    Walter, não acompanhei a troca do 2.5 pelo 2.8 TGV que fez, talvez até tenham perguntado e vc respondeu em algum tópico, mas fiquei curioso sobre uma coisa: por que colocar o 2.8, tendo o 3.0 mais moderno e eletrônico? Seria valor, facilidade de instalação, alguma vantagem mecânica sobre o 3.0...?

    Fuçando no Webmotors, achei isso aqui:
    http://www.webmotors.com.br/Webmotor...LINA_4P_MANUAL

    Será que procede?
  • 14/07/2008, 19:34
    dudas_308w
    parabens, dicas e observaçoes
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    GM 4L60-E Mazda M5R1(Ranger)
    1ª 3,401
    1ª 3,060 2ª 2,048
    2ª 1,630 3ª 1,312
    3ª 1,000 4ª 1,000
    4ª 0,700 5ª 0,791
    Ré 2,290 Ré 3,401

    Walter, primeiro parabens! Parabens pelo 2.8 e agora pelo AT.:palmas:
    Depois, vamos as observaçoes...

    - uma dica, ao especificar o flange p/ pessoal da metalurgica, peça aço SAE 4140 ou 4340.
    Sao aços p/ construçao mecanica, facil usinagem e boa resistencia. O preço será uns 60% a mais, porem nao pesará tanto quanto refazer o serviço.

    - Vc vai ter que puxar a CT p/ tras. O AT é maior que o manual... e isso vai mudar os tamanhos dos cardãs tambem... sorry.

    - se nao me engano, a outra opçao de controlador de AT chama-se power-shift.. da uma busca que vc acha.

    - A Ré ficará mais fraca, e mais rapida... e nao tem o que fazer. Ao contrario do cambio manual, onde a ré é uma engrenagem "louca", a ré no AT é combinaçao das engrenagens existentes, entao não dá p/ adaptar nada...na melhor das maluquices.. uma reduzida em 4x2.

    - medir a temperatura do oleo no conversor de torque pode ser uma boa ideia. O ideal seria descobrir qual a nominal de trabalho do GM. Considere a possibilidade de ter um radiador (desses de oleo do fusca, ou da DH da Ranger) somente p/ a transmissao, pois periga precisar.

    No resto, parabens, parabens, parabens! :palmas:
  • 14/07/2008, 20:38
    TylerNTL
    Walter,

    Onde vc pretende instalar a alavanca do câmbio?

    Desde que dirigi uns carros com alavanca no volante fique convicto que este seria o local correto para uma alavanca de câmbio, permitindo um melhor aproveitamento de um console central e/ou mais conforto para um 3º passageiro.
  • 14/07/2008, 20:52
    Anthoniusnikos
    Tá fudido Casitta, vai ter que responder tudo isso, mas acho que está fazendo algo que muito poucos teriam coragem e disposição para fazê-lo.
    Estamos na espectativa.
    Já fez um curso de fotógrafo para postar as fotos dessa façanha ?
    Eu acabei de reinstalar o tanque de combustível, e foi fod@@@, mas ficou como eu queria.
    Abração
    Anthoniusnikos
  • 14/07/2008, 20:56
    cantodopirão
    Walter, já tem pergunta demais aqui!
    Registro apenas meus cumprimentos e admiração:palmas:
    Boa sorte!:concordo:
  • 14/07/2008, 20:58
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Walter, primeiro parabens! Parabens pelo 2.8 e agora pelo AT.:palmas:
    Depois, vamos as observaçoes...

    - uma dica, ao especificar o flange p/ pessoal da metalurgica, peça aço SAE 4140 ou 4340.
    Sao aços p/ construçao mecanica, facil usinagem e boa resistencia. O preço será uns 60% a mais, porem nao pesará tanto quanto refazer o serviço.

    - Vc vai ter que puxar a CT p/ tras. O AT é maior que o manual... e isso vai mudar os tamanhos dos cardãs tambem... sorry.

    - se nao me engano, a outra opçao de controlador de AT chama-se power-shift.. da uma busca que vc acha.

    - A Ré ficará mais fraca, e mais rapida... e nao tem o que fazer. Ao contrario do cambio manual, onde a ré é uma engrenagem "louca", a ré no AT é combinaçao das engrenagens existentes, entao não dá p/ adaptar nada...na melhor das maluquices.. uma reduzida em 4x2.

    - medir a temperatura do oleo no conversor de torque pode ser uma boa ideia. O ideal seria descobrir qual a nominal de trabalho do GM. Considere a possibilidade de ter um radiador (desses de oleo do fusca, ou da DH da Ranger) somente p/ a transmissao, pois periga precisar.

    No resto, parabens, parabens, parabens! :palmas:

    - uma dica, ao especificar o flange p/ pessoal da metalurgica, peça aço SAE 4140 ou 4340.
    Sao aços p/ construçao mecanica, facil usinagem e boa resistencia. O preço será uns 60% a mais, porem nao pesará tanto quanto refazer o serviço.

    Obrigado Dudas, hoje liguei para a metalúrgica e a máquina de corte CNC dos caras esta parada com defeito, mas vou procurar por esse que você indicou.

    - Vc vai ter que puxar a CT p/ tras. O AT é maior que o manual... e isso vai mudar os tamanhos dos cardãs tambem... sorry.

    Caixa é AT na versão 4x2 é alguns centímetros mais comprida sim, mas a versão 4x4 é 14cm mais curta que a caixa MT da Ranger. A que comprei é uma 4x2 e vou ter que trocar ou modificar o eixo de saída. Terei que fazer com que ela fique do mesmo tamanho pra não mexer nos cardans.

    - se nao me engano, a outra opçao de controlador de AT chama-se power-shift.. da uma busca que vc acha.

    Também existe o módulo da TCI, mas é até mais caro que o Compushift e depende de um PC para ser configurado então vou preferindo o segundo que funciona 100% sem a necessidade de um PC.

    - A Ré ficará mais fraca, e mais rapida... e nao tem o que fazer. Ao contrario do cambio manual, onde a ré é uma engrenagem "louca", a ré no AT é combinaçao das engrenagens existentes, entao não dá p/ adaptar nada...na melhor das maluquices.. uma reduzida em 4x2.

    No Câmbio AT deve-se levar em conta o conversor de torque que consegue duplicar o torque e então a relação das marchas mais curtas não precisam ser tão curtas como nos câmbio MT.

    - medir a temperatura do oleo no conversor de torque pode ser uma boa ideia. O ideal seria descobrir qual a nominal de trabalho do GM. Considere a possibilidade de ter um radiador (desses de oleo do fusca, ou da DH da Ranger) somente p/ a transmissao, pois periga precisar.

    Bem lembrado, já tava pensando em comprar isso lá fora, mas o fusca tem um radiador de óleo que não deve custar caro, mas mesmo assim se optar por ele acho que vou precisar de mais do que um para manter a temperatura do câmbio controlada. O da DH da Ranger deve ser muito pequeno caro pra isso.
    Esse câmbio já tem um sensor de temperatura que também é monitorado pelo Compushif. O Compushift também leva em consideração a temperatura do óleo como um dos fatores para controlar o câmbio além de indicar a temperatura do óleo no display. Quando atemperatura do câmbio aumenta ele faz com que o cãmbio fique mais tempo nas marchas mais reduzidas...

    É isso aí Dudas, obrigado pelas dicas. Ísso que é o bom do forum, sempre alguém tem um ou outra ideia melhor que a da gente...
  • 14/07/2008, 21:03
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Walter,

    Onde vc pretende instalar a alavanca do câmbio?

    Desde que dirigi uns carros com alavanca no volante fique convicto que este seria o local correto para uma alavanca de câmbio, permitindo um melhor aproveitamento de um console central e/ou mais conforto para um 3º passageiro.

    Ainda não sei, vai depende do que vou encontrar no mercado de peças usadas...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131454 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:38.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy