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Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

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  • 13/07/2008, 10:31
    TylerNTL
    Pelo que sei o overdrive além de modificar as rotações de troca de marcha (mudando as marchas em giros um pouco mais altos) ela também funciona como freio motor. Com overdrive desligado não há transferência de energia dos eixos para o motor, resultando em uma certa economia de combustível.


    No corolla se vc vier a mais de 120km/h e parar sem overdrive vc gasta um disco de freio!
  • 13/07/2008, 11:03
    AKPG
    Walter,
    Vou ficar de olho pois meu sonho é colocar um câmbio AT no meu Troller.
    Boa sorte na empreitada!!!

    Abraços,
  • 13/07/2008, 11:05
    ojaneri
    Parabéns Walter, pela nova iniciativa! E pode deixar, que o simbolo 'AUTOMATIC' para colocar na tampa da caçamba é por minha conta! Nos mantenha informados. :-)
  • 13/07/2008, 11:49
    dudu83
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Dudu, o 'S' é sport mesmo e serve para aproveitaros regimes de maior potência nos motores ciclo Otto, o OD é a marcha mais longa além da relação 1:1 comuns nas 3as marchas dos câmbios AT. É como se fosse a 5a quando o câmbio é 4 marchas e mais OD.

    No ômega funciona assim porém nos câmbios normais basta andar com o pé no fundo que troca lá no vermelho também.

    no meu mondeo 2002 quando eu aperto o botao que tem abaixo da alavanca de cambio , aparece ''o/d off'' dai a troca ocorre em uma rotacao maior porem bem antes do vermelho, quando eu piso ate o final , ai a troca ocore quase no vermelho...

    pena que o manual sumiu... dai dava pra explicar melhor...
  • 13/07/2008, 11:53
    AKPG
    Citação:

    Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    no meu mondeo 2002 quando eu aperto o botao que tem abaixo da alavanca de cambio , aparece ''o/d off'' dai a troca ocorre em uma rotacao maior porem bem antes do vermelho, quando eu piso ate o final , ai a troca ocore quase no vermelho...

    pena que o manual sumiu... dai dava pra explicar melhor...

    Dudu,

    Deve ter algo errado ai. OD OFF significa Over Drive OFF. Ou seja, ele não engata a última marcha. Se seu câmbio for de 4 marchas, ao acionar o botão OD OFF, vai engatar somente até a terceira. Na L200 era assim. Não sei se ele irá interferir no momento da troca de marchas.

    Um abraço,
  • 13/07/2008, 12:00
    dudu83
    Citação:

    Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Dudu,

    Deve ter algo errado ai. OD OFF significa Over Drive OFF. Ou seja, ele não engata a última marcha. Se seu câmbio for de 4 marchas, ao acionar o botão OD OFF, vai engatar somente até a terceira. Na L200 era assim. Não sei se ele irá interferir no momento da troca de marchas.

    Um abraço,

    realmente ele so engata ate terceira, mas tambem como eu disse, a troca ocorre com um pouco mais de rotacao..
  • 13/07/2008, 12:30
    Márcio T
    Citação:

    Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Pelo que sei o overdrive além de modificar as rotações de troca de marcha (mudando as marchas em giros um pouco mais altos) ela também funciona como freio motor. Com overdrive desligado não há transferência de energia dos eixos para o motor, resultando em uma certa economia de combustível.

    Olá, Thelmo. Relamente o overdrive desligado proporciona freio motor - na última marcha. Mas não tem nenhuma influência na rotação que ocorre a troca de marcha. Alguns câmbios tem a opção esportivo, em que as marchas são esticadas e a troca ocorre em rotações mais altas. Nos câmbios eletrônicos, há também uma certa inteligência do PCM (ou outro controlador), que percebe (normalmente pela abertura do acelerador) quando se quer esticar um pouco. Não há uma rotação ou velocidade fixa para que o câmbio troque as marchas e isto se reflete até na economia de combustível. Com um pouco de experiência no automático, dá p'rá saber quando se deve aliviar o pé para trocar as marchas em baixa rotação. Na Explorer, é possível o PCM selecionar a 5ª (overdrive) tanto a 60 KM/h quanto a 140 KM/h, dependendo da abertura do acelerador - o que significa que a troca pode ocorrer a 2.000 ou 5.000 rpm's.

    Um abraço.

    Márcio
  • 13/07/2008, 18:39
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Walter, o que é esse Computronic? Já comprou? No Brasil ou fora?
    É exclusivo para gerenciamento de cambio AT?
    Abraço.

    O Computronic é um gerenciador microcontrolado para as caixas de câmbio automáticas mais populares no USA. É feito lá no USA destinado ao pessoal de competição e hotrod. Existe pelo menos mais um compatível com esse câmbio lá. Por enquanto estou achando esse a melhor opção e ainda não comprei.
  • 13/07/2008, 18:46
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por AlbertoSato Ver Post
    Parabens mesmo pela iniciativa...,a Ford tinha q ter um engenheiro assim!!!
    Walter..., esse sistema automatico/manual seria parecido com o cambio automatico do Omega 4.1 AT?
    Pois, meu velho teve um desses omegas aki e o automatico dele tinha um sistema esportivo que agente apertava um botão '' S '' ( de sport ) e as marchas so passavam qnd o motor atingia rpm maxima (ou seja a faixa vermelha)!!!!
    E fala ai..., qual a relação da 1º marcha ai desse cambio eh muito longa?
    Abraço...,boa sorte!

    Obrigado Alberto,Esse câmbio é o da Blazer e S10 V6, não sei se ele foi usado no ômega e não sei ainda quais eram os controles do câmbio na Blazer. A relação da primeira marcha é parecida com a segunda do meu câmbio manual assim como todos os câmbio de 4 marchas da mesma categoria.
  • 13/07/2008, 18:51
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, DieselPower. É uma confusão muito comum. Na verdade, a última marcha é desabilitada quando se desliga o overdrive. Na Explorer, por exemplo, acende a indicação OVERDRIVE OFF.

    O conceito de overdrive é quando o giro "de saída" é maior que o "de entrada", ou seja, a relação de transmissão é menor que 1:1.

    Só é necessário e útil desativar o overdrive quando: (1) Estiver subindo uma serra e o câmbio ficar trocando muito entre as 2 últimas marchas; (2) Estiver descendo uma serra e precisar de freio motor e (3) quiser esticar a última marcha, subindo o giro.

    Walter, parabéns pela iniciativa. :palmas: É um projeto de fôlego. Estou curioso para a solução de comando do câmbio eletrônico.

    Obrigado Marcio,

    Na Cherokee também com o overdrive ON o câmbio trocava as marchas antes do normal e ficava um pouco mais lerda.
  • 13/07/2008, 18:57
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Walter quais são as relações deste câmbio e as do seu câmbio original?
    porque senão tudo que ganhou de torque no motor não irá pras rodas que estão beeem calçadas com os BF, e você queria mais torque para poder rebocar né.

    Obrigado Leo,

    A relação do câmbio é equivalente. A Primeira do AT se equivale a segunda do MT e assim por diante até a quarta do AT que é um pouquinho mais longa que as do MT. Pelas minhas contas vai ficar perfeito e até melhor com o comversor de torque pra ajudar.
  • 13/07/2008, 19:00
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Walter,
    Vou ficar de olho pois meu sonho é colocar um câmbio AT no meu Troller.
    Boa sorte na empreitada!!!

    Alexandre, acredito que solução que estou desenvolvendo vai servir pro Troller sim...
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