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Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

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  • 16/04/2009, 00:18
    T.T. Rex - Tio Balú
    Walter espero que você e o Edintruder estejam certos, mas na dúvida procure se informar com especialistas e se possível nos informe, pois gostaria de ter certeza que essa peça, tão importante no seu projeto, não viria a causar problemas.
    Att
    Tio Balú
  • 16/04/2009, 19:23
    Edintruder
    Eu acho difícil ter que cementar pois em eixos flutuantes não é necessário fazer e trabalham sob esforço e vibração maior que a transmissão.
  • 16/04/2009, 19:55
    T.T. Rex - Tio Balú
    Boa noite Walter. Quantas estrias tem a parte que acopla no AT e a parte que acopla na CT ?
    Att
    Tio Balú
  • 16/04/2009, 22:26
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Boa noite Walter. Quantas estrias tem a parte que acopla no AT e a parte que acopla na CT ?
    Att
    Tio Balú

    25 estrias.

    Agora mesmo tava eu lá pelejando com as estrias, mas o aço daquele eixo ta duro de mais. Até agora só consegui arranhar. :pensativo:
  • 16/04/2009, 22:42
    T.T. Rex - Tio Balú
    Boa noite Walter.
    Tem que ter muita paciência. Vai ter que dar uns 100 passes para cada estria (???). Melhor programar a máquina e deixar ela trabalhar por conta. Torcer pra a ferramenta de corte aguentar bem.
    Não seria melhor trabalhar com uma peça de aço mais mole, de fácil usinagem, e depois mandar cementar ?
    Cementação você sabe: os caras colocam a peça num forno a uns 900 graus em atmosfera de carbono e depois deixam efriar por umas 3 horas em meio adequado. Temperatura-carbono-tempo de esfriamento-meio de esfriamento, é que irão dar a dureza desejada.
    Att
    Tio Balú
  • 17/04/2009, 01:40
    Márcio T
    Olá, Tio Balú.

    Se bem me lembro das aulas de Metalografia e Tratamento Térmico, cementação somente é indicada para aços de baixo carbono e só aumenta a dureza superficial. No caso do eixo, pela sua característica de transmissão de força, resistência à torsão é essencial - dureza é secundária. Daí que o eixo não pode ter "miolo mole".

    Walter, go straight ahead!

    Um abraço.

    Márcio
  • 17/04/2009, 02:29
    rubensx
    bom eu num entendi porque vc correu pra um cambio GM

    no meuc aso ainda no manual estou usando um Mazda M5R1 que era 4x2 troquei o entalhado pelo 4x4 e coube na Borg 1354 perfeitamente...


    porém agora com idéias fracas na mente achei um cambio auto que cabe perfeitamente no motor OHC + supercharger e injeção (seria equivalente ao 2.3L da ranger mas com um supercharger)

    e também cabe perfeitamente com a t-case...

    agora a pergunta porque não tentou fazer no esquema "divorciado" a t-case? na área hardcore tme algo sobre reduzida em balanço... é uma idéia, oldar estrias acho meio zicado

    mas tow acompanhando
  • 17/04/2009, 08:32
    T.T. Rex - Tio Balú
    Bom dia Marcio. Não sou especialista no assunto, mas se a sua afirmação procede, então você tira as dúvidas. Seguramente sei que se faz cementação nas pistas das homocinéticas, mas tinha dúvidas quanto as estrias dos eixos de tração e torsão. É certo que os esforços aí são mais de torção que de fricção. Bom seria saber o teor de carbono, Ni, Cr e W no aço desse eixo.
    Att - Bom feriado.
    Tio Balú
  • 17/04/2009, 15:43
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por rubensx Ver Post
    bom eu num entendi porque vc correu pra um cambio GM

    no meuc aso ainda no manual estou usando um Mazda M5R1 que era 4x2 troquei o entalhado pelo 4x4 e coube na Borg 1354 perfeitamente...


    porém agora com idéias fracas na mente achei um cambio auto que cabe perfeitamente no motor OHC + supercharger e injeção (seria equivalente ao 2.3L da ranger mas com um supercharger)

    e também cabe perfeitamente com a t-case...

    agora a pergunta porque não tentou fazer no esquema "divorciado" a t-case? na área hardcore tme algo sobre reduzida em balanço... é uma idéia, oldar estrias acho meio zicado

    mas tow acompanhando

    É que o câmbio GM é mais muito mais bacana, muito mais barato, manutenção mais fácil, peças a vontade e também mais resistente que o equivalente da Ford. Vale a pena o esforço...
  • 17/04/2009, 16:26
    CAVESO
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    É que o câmbio GM é mais muito mais bacana, muito mais barato, manutenção mais fácil, peças a vontade e também mais resistente que o equivalente da Ford. Vale a pena o esforço...


    Walter,

    Aproveitando, dê uma luz para o cego aqui: esse sistema de comando por módulo como compraste é muito sensível a defeitos, desprogramações e outras chatices?

    O câmbio sei que é muito resistente...
  • 17/04/2009, 16:59
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Walter,

    Aproveitando, dê uma luz para o cego aqui: esse sistema de comando por módulo como compraste é muito sensível a defeitos, desprogramações e outras chatices?

    O câmbio sei que é muito resistente...

    O módulo é da TCI. Eu ainda não posso dizer se é ou não confiável. Só encontrei outro concorrente, mas no fim me decidi por esse por achar que era mais adequado ao motor diesel.

    Já conectei ao câmbio e acessei com o notebook e até onde foi possivel testar tudo funcionou. Deu até pra ouvir os solenoides vibrando confirmando os sinais de comando em PWM.

    Comprei na Jegs e mandei entregar num endereço de um conhecido em Miami. Hoje após a crise o preço esta mais baixo...
  • 17/04/2009, 22:09
    Walter L. L. Casitta
    Uma vês que o câmbio foi aberto não tem como remontar com todos as juntas, vedações, retentores, filtros... usados. Muitos acabam sendo danificada durante a desmontagem. Então tive que ir atrás do "Overhaul kit" do câmbio que vem com tudo necessário. Dezena, talvez centenas de peças. Vem até aquelas esferas de retenção que quase perdi. Vem até um manual resumido com dicas e a seqüencia de montagem e aperto dos parafusos. Paguei R$270,00 por ele. Vejam a foto abaixo...

    http://img519.imageshack.us/img519/633/overhallkit.jpg
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