Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 25 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/04/2009, 16:43
    Marcello Ladeira
    Obrigado pelas explicações Walter e Edin, fiquei mais tranquilo agora... na verdade a lerdeza dura apenas os 30-60 primeiros segundos de funcionamento, depois o carro se porta normalmente... o que indica que a caixa se aquece rapidamente ou então que o câmbio tem uma temperatura bem extensa de funcionamento.

Vou observar se o comportamento é o mesmo caso deixe o carro ligado e em P logo de manhã cedo por cerca de 1 min antes de colocá-lo em marcha, ou seja, se o óleo do câmbio já aquece mesmo o veículo estando parado.

Abs,
  • 13/04/2009, 16:47
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Walter, não tem como instalar um Conversor com bloqueio? A vantagem é propiciar desempenho e bloquear para buscar economia.

Edi, acho que nem existe mais conversores sem bloqueio. Tanto o ZF quanto o 4L60E têm o lockup no conversor, mas ele só entra mesmo com aceleração moderada na 3º ou 4º marchas. É possível mapea-lo no câmbio eletronico, mas exite um monte de recomendaçãos pra evitar o degaste prematuro. Por exemplo, recomendam que fique desabilidado se o câmbio for usado para competições ou para rebocar...
  • 13/04/2009, 16:56
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Obrigado pelas explicações Walter e Edin, fiquei mais tranquilo agora... na verdade a lerdeza dura apenas os 30-60 primeiros segundos de funcionamento, depois o carro se porta normalmente... o que indica que a caixa se aquece rapidamente ou então que o câmbio tem uma temperatura bem extensa de funcionamento.

Vou observar se o comportamento é o mesmo caso deixe o carro ligado e em P logo de manhã cedo por cerca de 1 min antes de colocá-lo em marcha, ou seja, se o óleo do câmbio já aquece mesmo o veículo estando parado.

Abs,

Na verdade o que aquece o óleo do câmbio é o conversor de torque, então parado o câmbio teria que estar em D com freio de mão acionado. O melhor é sair andando logo sem forçar.

O Honda Fit tem uma Luz no painel que indica baixa temperatura. O manual recomenda acelerações moderadas até que se apague. Demora de 30-60 segundos também...
  • 13/04/2009, 17:02
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Kim Ver Post
    Hummmmm...

Achoi que para 2012 teremos novidades!!!!

Espero que seja bem antes......:mrgreen:
  • 13/04/2009, 19:45
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post

Abs,

Marcello;

O qe vou dizer não tem fundamento técnico algum...apenas prático.

Nos dois A/T's lá de casa que tivemos e que também tivemos que mexer no cambio (o Suzuki e o Vectra), observei que depois de mexido no cambio e no conversor, ambos ficaram muito mais "espertos" ao se soltar o pedal do freio e a marcha em D. Antes eles patinavam mais, quentes ou frios.

Agora um teste que pode ser feito para ver se o cambio A/T precisa ou não de reparos é ver o óleo da transmissão. Se ele tiver "cheiroso" (cheiro de óleo ATF) aparentemente não há desgastes. Agora se ele estiver escuro com cheiro de queimado, ai é sinal de que o desgaste é acentuado e precisa de reparos. Experiencia de quem teve que abrir 2 cambios automáticos (e sentiu o prejuizo :evil::evil::evil:)

Abs!!!!
  • 14/04/2009, 20:44
    Walter L. L. Casitta
    Esse eixo nunca mais se encaixara num veiculo GM :mrgreen:

Acabei de cortar e usinar o eixo de saída do cambio. Pronto pra receber as estrias e se tornar compatível com a CT da Ranger.

Felizmente para isso tive apenas que cortar e reduzir o diâmetro do eixo que na Ranger é um pouco menor. Melhor ainda seria se fosse um pouco menor. Como pode ser visto na foto ainda sobrou uma parte das estrias originais, mas acredito que não vão atrapalhar. Vamos fazer de conta que ninguém viu.:mrgreen:

Depois das estrias terei que reinstalar a roda fônica para o sensor de velocidade, só que agora com o diâmetro do eixo reduzido, mas o problema agora e conseguir fazer as estrias com as máquias e ferramentas que tenho e que não são as mais adequadas para esse tipo de serviço...

http://img49.imageshack.us/img49/1129/eixosaida.jpg
  • 14/04/2009, 21:12
    Craisiler
    Ta loko eu vou pçarar de ler isso... fiquei até com dor de cabeça...

PQP Walter, por acaso tu é o cara que faz os serviços para o Chip Foose no OverHauling?
  • 14/04/2009, 23:13
    leobnaval
    Walter ficou bom heim...

Esse restinho de estria anterior pode ser que depois que feita as estrias adequadas para ranger nem apareça...

Quanto a fazer as estrias não seria mais adequado mandar usinar em alguém com experiência nisso, sei que você é capaz mas sabe como é as vezes não temos as ferramentas mais adequadas e não conseguimos a precisão necessária e aprendemos com os erros (e nesse caso não seria legal).

Uma dúvida após a usinagem será necessário algum tratamento (térmico ou superficial)?

Abraços e bom trabalho...
  • 14/04/2009, 23:54
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Walter ficou bom heim...

Esse restinho de estria anterior pode ser que depois que feita as estrias adequadas para ranger nem apareça...

Quanto a fazer as estrias não seria mais adequado mandar usinar em alguém com experiência nisso, sei que você é capaz mas sabe como é as vezes não temos as ferramentas mais adequadas e não conseguimos a precisão necessária e aprendemos com os erros (e nesse caso não seria legal).

Uma dúvida após a usinagem será necessário algum tratamento (térmico ou superficial)?

Abraços e bom trabalho...

Leo, esse eixo já foi tratado, tanto que tive um certa dificuldade pra tornear. Tive que ir cortando bem menos que normalmente daria pra cortar em cada passo, 0,25mm por vez e refrigerando com bastante óleo de tão duro que é. O eixo tina 32mm e precisei de 20 passadas pra chegar a 27mm ou a ferramenta teria ido embora.

Se você observar na foto da pra ver no topo do eixo onde eu o cortei e furei para a contra ponta do torno que a camada externa do metal é mais brilhante que a interna indicando que o eixo foi cementado se é que esse é o termo.

Se não estou enganado, não sou torneiro e nem dessa área, mas o tratamento do metal deve ser feito depois da usinagem, mas nesse caso o eixo já tem tratamento e espero que não seja necessário refazer outra vez se é que isso é possível...
  • 15/04/2009, 13:27
    T.T. Rex - Tio Balú
    Walter a cementação é a introdução de 0,10 a 0,25% (máx. 0,8% C) de átomos carbono no ferro a temperaturas de 850 a 1.000 graus Célcius, que vai proporcionar dureza a superfície da peça, mas o seu interior permanece mais mole (dutil). Portanto, mesmo com todo o cuidado de refrigeração no processo de usinagem, as partes mais profundas das estrias podem necessitar de cementação novamente.
    Quanto as estrias... Ficariam mal nas pernas da Gisele Bixing.
    Att
    Tio Balú
  • 15/04/2009, 18:27
    Edintruder
    Mesmo assim, a cementação é feita durante o processo de fabricação. Se tiver que fazer o tratamento novamente, procura uma empresa de renome no ramo e mesmo assim não ficará como a original. Eu acredito que não precisará de cementação não.
  • 15/04/2009, 19:20
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Mesmo assim, a cementação é feita durante o processo de fabricação. Se tiver que fazer o tratamento novamente, procura uma empresa de renome no ramo e mesmo assim não ficará como a original. Eu acredito que não precisará de cementação não.

Também acredito nesse caso não seria necessário...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 25 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:01.