Postado originalmente por
Renato Fraga
É;
O que o Linux citou é uma observação importantíssima para motores em V onde o virabrequim é desbalanceado groceiramente falando. Na verdade esse balanceamento é extremamente crítico e na teoria , o simples fato de mudar um pistão ou biela, ou qualquer coisa que faça parte do conjunto móvel do motor, o balanceamento vai pro espaço.
Nos motores em linha esse lance do balanceamento é bem menos crítico, onde se cada peça individualmente estiver balanceada, a discrepância será praticamente nula.
Nos casos dos motores que são acoplados em câmbio automático, o conversor acaba fazendo também o papel de um balanceador dinâmico tal como os Fluid Dampers, amenizando portanto muito dos problemas de vibrações.
E voltando a falar da instalação do conversor ao câmbio e câmbio ao motor, ceretamente aquela "janela" na capa seca tem essa finalidade, permitindo tal operação apesar de como eu já havia dito, nos motores V6 e V8 e até mesmo os L6, praticamente a metade da circunferência do conversor fica exposta na porção inferior.
Abraços