Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 37 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 272829303132333435363738394041424344454647 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/07/2009, 09:06
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Felizmente eu estou livre desses volantes bimassa. No meu caso o volante é maciço e o balanceamente é feito de forma convencional. Aqui em BH tem uma empresa chamada Balanceamento Dinâmico onde pretendo mandar fazer esse serviço...

É;

O que o Linux citou é uma observação importantíssima para motores em V onde o virabrequim é desbalanceado groceiramente falando. Na verdade esse balanceamento é extremamente crítico e na teoria , o simples fato de mudar um pistão ou biela, ou qualquer coisa que faça parte do conjunto móvel do motor, o balanceamento vai pro espaço.

Nos motores em linha esse lance do balanceamento é bem menos crítico, onde se cada peça individualmente estiver balanceada, a discrepância será praticamente nula.

Nos casos dos motores que são acoplados em câmbio automático, o conversor acaba fazendo também o papel de um balanceador dinâmico tal como os Fluid Dampers, amenizando portanto muito dos problemas de vibrações.

E voltando a falar da instalação do conversor ao câmbio e câmbio ao motor, ceretamente aquela "janela" na capa seca tem essa finalidade, permitindo tal operação apesar de como eu já havia dito, nos motores V6 e V8 e até mesmo os L6, praticamente a metade da circunferência do conversor fica exposta na porção inferior.

Abraços
  • 06/07/2009, 09:49
    linuxhellmaster
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    É;

O que o Linux citou é uma observação importantíssima para motores em V onde o virabrequim é desbalanceado groceiramente falando. Na verdade esse balanceamento é extremamente crítico e na teoria , o simples fato de mudar um pistão ou biela, ou qualquer coisa que faça parte do conjunto móvel do motor, o balanceamento vai pro espaço.

Nos motores em linha esse lance do balanceamento é bem menos crítico, onde se cada peça individualmente estiver balanceada, a discrepância será praticamente nula.

Nos casos dos motores que são acoplados em câmbio automático, o conversor acaba fazendo também o papel de um balanceador dinâmico tal como os Fluid Dampers, amenizando portanto muito dos problemas de vibrações.

E voltando a falar da instalação do conversor ao câmbio e câmbio ao motor, ceretamente aquela "janela" na capa seca tem essa finalidade, permitindo tal operação apesar de como eu já havia dito, nos motores V6 e V8 e até mesmo os L6, praticamente a metade da circunferência do conversor fica exposta na porção inferior.

Abraços

Issae, no caso dos inlinha, eh menos critico e da p/ balancear as pecas quase q individualmente.

Nos V8's como voce citou, o balanceamento de fabrica eh bem legal pro fato de ser linha de producao... e em geral se voce trocar uma biela ou pistao.. nao afeta muito, desde q seja a mesma peca, ou seja..original.. agora se voce fizer como eu faco.. de trocar pecas entre motores da mesma familia.. ae nao tem jeito, se nao balancear legalzim.. da umas vibracoes horriveis.... tipo quando o motorista da barcona do lado tah chacoalhando igual gelatina... por causa de uma mistura mal ajustada (isso antigamente neh... hj em dia eh mais dificil de se ver esse tipo de coisa...)

Mais uma vez, sobre os automaticos em "Geral".. sim fica um bom pedaco embaixo aberto na caixa seca, em geral voce tem uma cobertura q voce instala depois de tudo apertadinho..... por um acaso eu tenho um C4 aqui na minha sala... segue uma foto... acho q da pra reparar q falta um belo "D" embaixo.... mas nao chega a metade tmb... rsssss

cheers
  • 06/07/2009, 09:53
    linuxhellmaster
    Citação:

Felizmente eu estou livre desses volantes bimassa. No meu caso o volante é maciço e o balanceamente é feito de forma convencional. Aqui em BH tem uma empresa chamada Balanceamento Dinâmico onde pretendo mandar fazer esse serviço...

Na verdade eh que alguns o balanceamento eh interno (nas massas do vira) e outros externo (damper geralmente)... nao sei bem isso de "bimassa" (nao conheco esse termo pra volantes) ... ae se voce alivia o volante em um motor com balanceamento externo.. voce tem de corrigir seja no damper seja no volante... (mas normalmente se corrije no volante, p/ caso se queira trocar o mesmo... pode por o original sem mexer no motor...). fora isso o mesmo eh solido, menos no caso do flexplate.. mas nao muda o metodo de balancear.

Claro q pra um motor em linha eh diferente, mesmo pq o vira do mesmo eh balanceado por natureza.

cheeers
  • 12/07/2009, 00:32
    Edintruder
    Tá funcionando a Ranger AT???
  • 12/07/2009, 19:15
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Tá funcionando a Ranger AT???

Edi, infelizmente estou em viagem, só depois do dia 23 vou poder mexer com aquilo de novo...
  • 15/07/2009, 11:43
    Zepi
    1 Anexo(s)
    Citação:

Zepi,

Estive pensado um pouco mais nessa possibilidade de aparafusar o conversor de torque diretamente ao volante como você falou. No meu caso o conversor de torque é fixado por 3 parafusos ao flexplate sendo que as roscas ficam no conversor. Então pra fazer isso, aparafusar o conversor direto ao volante os parafusos teriam que vir de trás do volante em direção ao conversor e diferente dos outros motores a gasolina principalmente o PS 2.8 não tem acesso a parte de trás do volante...

Mesmo assim antes de continuar o que estava fazendo vou ver se encontro uma outra solução pra isso...

Beleza Walter?
    Essas opções de montagem também me deixam louco...:mrgreen:
    Seguinte no seu câmbio teria que colocar ainda espaçadores...mas no meu caso fazer 6 furos no coversor e parafusá-lo nas roscas existentes no volante(assim como no seu).
    As roscas que falo são as que prendem platô.
    No original são três parafusos, mas só que com uma bitola maior do que aqueles que prendem o platô.
    As roscas do conversor pretendo colocar prisioneiros e fazer guias.
    Dessa forma eu consigo parafusar o conversor pelo abertura, que tem embaixo da caixa(assim como o seu).

Na foto é a parte do volante que irei parafusar na cremalheira.
    Os parafusos são para fixar o conversor, e as setas em amarelo para fixar a cremalheira.

Abraço
  • 15/07/2009, 11:57
    Zepi
    Outra coisa...apertadinho o espaço embaixo da ranger hein...hehehe!

Abraço
  • 15/07/2009, 13:15
    CAVESO
    Nas retroescavadeiras existe uma chapa (disco), chamada também de flexplate, entre o volante e o conversor. O conversor é fixado na chapa que é fixada no volante.

Além de possibilitar a fixação, funciona com flexivel também, já que o conversor não por ser muito rígido no sistema...
  • 16/07/2009, 12:51
    Zepi
    Pois é...sobre essa flexibilidade ficam algumas dúvidas...
    Como age essa flexibilidade em motor que tem um alto torque em baixas rotações?
    A chapa que usarei é bem mais fina que um volante, mas não sei quão flexivel ela é.
    E também pra que serve essa flexibilidade?

Abraço
  • 16/07/2009, 13:11
    CAVESO
    Zepi,

Do que sei a flexibilidade é necessária para permitir o balanceamento do conjunto e também facilitar o acoplamento do CA no conversor preso ao volante...

É uma chapa bem mais fina mesmo... Deve ser uns 3/16" de espessura.

Mas isso, como disse, é o que sei de aplicações em máquinas de terraplenagem...

Não sei se aplicaria a câmbios automotivos..

Há algumas carregadeiras da fiat-hitachi que usam várias chapas muito finas, sobrepostas, como flex entre o volante e o conversor...
  • 01/08/2009, 21:15
    Walter L. L. Casitta
    Vamo que vamo. A minha Ranger já está parada a umas 3 ou 4 semanas e a quantidade de detalhes pra resolver já está meu deixando entediado...

Praticamente terminei o "falexplate", se é que ele tenha ficado flexível mesmo, mas não quero nem saber. Não tive tempo nem para mandar aliviar o volante do motor e sem aliviar também não preciso balancear. Não da pra esperar mais então pulei essa parte...

Se não houver imprevistos montarei o câmbio nesse domingo pra terminar o suporte da caixa no chassi e ver como fica o escapamento. Com sorte coloco o motor em funcionamento pra ver se o óleo corre pelo câmbio...

http://img38.imageshack.us/img38/9936/flexfinal.jpg
  • 01/08/2009, 23:20
    Edintruder
    Opa! De volta à ativa! Estamos todos torcendo pra dar tudo certo e na semana que vem poder dizer que o Walter tem uma Ranger AT! :palmas:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 37 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 272829303132333435363738394041424344454647 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:12.