Nao esquece de quando vir a cuiabá me ligar pra gente tomar uma cervejinha...
Ou me manda um e-mail avisando que vens pra cá.
Abraço e sucesso!!!!
Versão Imprimível
Fica esperando Guilhermer
O Walter vem a Brasília direto .... to querendo levar a Ranger dele numa concessionária Ford daqui para eles verem que é possivel .. e cadé o cara???
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Walter, qual é o consumo atual?
Melhor, quanto tava fazendo o 2.8 antes e depois do AT?
Finalmente retirei todas as gambis, fiz todas as conexões elétricas, tapei o buraco da alavanca do câmbio antigo e reinstalei as saias dos para-lamas dianteiros. Eu ja tinha esquecido o quanto a Ranger era silenciosa.
O câmbio tá funcionando lindamente, Acho que encontrei o programa correto, não tem mais o que mexer. Falta pegar uma estrada pra conferir. Tenho agora que melhorar o sistema de errefecimento do câmbio...
http://img195.imageshack.us/img195/7236/piso.jpg
Estive pensando que se a ventoinha não der conta, então sugiro que arrume um radiador refrigerado a água e aproveite a ventoinha, que aí o óleo vai esfriar.
Outra coisa...! O radiador aí na frente não está muito longe do câmbio, não ?
Talvez em lugar das mangueiras de borracha, poderia colocar umas de cobre, que aí até chegar no câmbio, via por baixo do motor, iria refrigerando. Pode até dar uma serpentinada nos tubos. :pensativo::pensativo::pensativo:
Casitta, esses CA tem bomba própria de circulação de óleo ?
Abs
Anthon
Além do ventilador que vou instalar, também vou trocar o carter por um que segundo o vendedor baixa a temperatura em 20º e tem um bujão para dreno. O meu esta meio amarrotado de tanto ficar jogado pelo chão irregular e os caras que me venderam arrastavam ele pra lá e pra cá sem dó...
http://www.partshp.com/Pans.h3.jpg
O câmbio tem só a bomba principal que pressurisa a linha hidráulica. O retorno passa pelo trocador de calor antes de voltar para o carter...
Walter, isso havia me passado pela cabeça já, mas eu sempre esquecia de perguntar quando voltava ao computador... aonde vc instalou fisicamente a TCU? :pensativo: Pergunto isso por que é comum ouvir estorias da minha namorado (corretora de seguros) contando que os bandidos, arrancam paineis e portas procurando rastradores.. ou que arrombam carros para pegar GPS, disqueteira, etc. E no seu caso, isso representaria o fim do controle do cambio...
Entao, vc deixou a TCU exposta? Imagino que vc deve ter puxado a porta de conexão do PC para um local proximo ao OBD2?
Em tempo, quando vc "energiza" a TCU, ela não faz um check funcional? Depois ela energiza o chicote do cambio? Acredito que deve haver um ponto do chicote do cambio que vc possa pegar o sinal e levar a um LED no painel, que te daria a leitura de TCU pronta e operacional... se bem me lembro, o painel da Ranger tem umas posiçoes ociosas cfme o modelo (diesel/gasolina/xl/xlt) ou vc pode até usar a propria posiçao PRND12 do painel..
abs
Anthon,
a distancia nao faz muita diferença pro equipamento, e sim a "altura" do sistema... o equipamento a ser refrigerado, tem dois tubos, o de saida cuspindo oleo quente e o de entrada esperando a chegada do refrescado. Se a linha for paralela ao chao, o oleo anda dentro dela sem esforço, e pode andar 1m, 2m, 3m, sem problema. É claro que se for preciso empurrar o oleo por 20mts, a massa de oleo poderá ser muito grande para a força da bomba. Mas isso é caso extremo, nao o de um carro.
Por outro lado, se o trocador de calor for posicionado de forma muito elevada em relaçao ao cambio, a bomba fara um esforço pouca coisa maior. Mas nada exagerado, pois ele nao pos no teto...
De qualquer forma, estando mais longe há mais espaço para a troca de calor. E como vc sugeriu, uma serpentina ajuda. Alias, o trocador de calor é nada mais que uma serpentina andando dentro de uma serie de laminas. As laminas roubam calor da serpentina, e trocam com o ar em volta, usando a superficie maior.
Eu tenho a impressão, que pelo que o Walter descreveu (carter amassado) que a troca pelo novo já vai mudar e muito a situação termica do conjunto. Não me espantaria de ele descobrir que o carter antigo tem amassados que comprometem a circulaçao.
abs
A minha Ranger é muito modificada, acho que não é interessante rouba-la. O cara que entrar na minha Ranger já vai dar de cara com a falta o pedal da embreagem. Acho que ele vai preferir uma outra qualquer...
Eu adaptei o console completo da Blazer e a TCU fica dentro. O conector para o PC é um DB9 RS232 com um conversor para USB. Pra ter acesso a ele e também a TCU eu tenho que levantar o apoio de braço do console e retirar o porta trecos.
A TCU não faz nenhuma rotina checagem e não tem nem um preparação para um led ou lâmpada piloto. Se eu quiser me comunicar com ela sem usar um NB, tenho que criar alguma coisa capaz de comunicar via rede CAN ou comprar um painel LCD que é vendido como opcional.
http://www.compperformancegroupstore...377525_100.jpg
Aquele PRND12 do painel não da pra usar. Ele funciona com uma mascara que é puxada pela alavanca, do câmbio AT original da Ranger americana.
As fotos do interior da Ranger AT. Como podem ver, não resisti e comprei também a manopla da Blazer...
http://img15.imageshack.us/img15/2045/cf2d.jpg
http://img12.imageshack.us/img12/2000/cf3i.jpg
http://img6.imageshack.us/img6/8827/cf1s.jpg