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Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

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  • 30/08/2009, 16:40
    Anthoniusnikos
    Fica de ôlho, melhor não precisar de ventoinha.

    Mas, e os testes de rua ? Continuam ?

    Abs
    Anthon
  • 30/08/2009, 17:34
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Fica de ôlho, melhor não precisar de ventoinha.

    Mas, e os testes de rua ? Continuam ?

    Abs
    Anthon

    Sim eu estou afinando o câmbio. Estava demorando um pouco pra passar da 2 pra 3. De 1 pra 2 ficou bom, mas a troca tem que ficar um pouco mais suave e por aí vai...

    Quando terminar ponho os gráficos aqui...
  • 30/08/2009, 21:32
    Anthoniusnikos
    Ficou mais ou menos livre da mecânica ? Agora é só moleza !
    E esse ajuste, é todo feito do Laptop ou tem alguns apertos aquí e alí ?
    Fica esperto! A Foida pode te cobrar royalty!
    Confessa aí Casitta, você cursou até o último ano de eng. elétroeletrônicamecânica. Ou não ?
    Abs
    Anthon
  • 30/08/2009, 23:22
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Ficou mais ou menos livre da mecânica ? Agora é só moleza !

    Não tem mais nada na mecânica pra fazer, mas ainda falta a fiação:

    - fiação da Luz de ré.
    - fiação que libera a partida e 4x4L só em park.
    - fiação que libera a alavanca sair do park com o pedal do freio acionado e motor ligado.
    - interruptor de seleção de programa econômico e esportivo.
    - luz do mostrador da posição das marchas.
    - e mais para frente os comando para troca de marchas em manual. Sem bem mas não tô com muita vontade de colocar isso não)

    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    E esse ajuste, é todo feito do Laptop ou tem alguns apertos aquí e alí ?

    Todos os ajustes são feitos com o software que vem com o controlador do câmbio. É só conectar o notebook no controlador do câmbio com um cabo USB.

    http://img365.imageshack.us/img365/1039/tciwq2.gif

    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Confessa aí Casitta, você cursou até o último ano de eng. elétroeletrônicamecânica. Ou não?
    Abs
    Anthon

    Eu tenho apenas curso técnico, mas estou envolvido com eletrônica desde os 11 anos de idade. Mecênica é passa tempo e toda informação que preciso encontro na internet...
  • 30/08/2009, 23:59
    Anthoniusnikos
    Descupe a imgüinorança, mas conheço câmbio automático com as posições: P(estac.) R(ré) N(ponto morto) D(tracionado pra frente) e E(econômico). O seu mostrador de posições de marcha é: P, R, N, D, 3, 2, 1. :oops: Como ficaria a posição econômica e esportiva nesse mostrador ?
    E a pressão do óleo do câmbio, tá normal ?
    Abs
    Anthon
  • 31/08/2009, 00:35
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Descupe a imgüinorança, mas conheço câmbio automático com as posições: P(estac.) R(ré) N(ponto morto) D(tracionado pra frente) e E(econômico). O seu mostrador de posições de marcha é: P, R, N, D, 3, 2, 1. :oops: Como ficaria a posição econômica e esportiva nesse mostrador ?
    E a pressão do óleo do câmbio, tá normal ?
    Abs
    Anthon

    O opção E não vem mais. As TCUs de hoje costumam ter mais de 5 mapas entre econômico e esportivo e selecionam uma delas automaticamente pela fora de como o motorista usa o acelerador.

    No meu caso o controlador do câmbio é burro e me permite criar até dois mapas, mas eu tem que indicar qual pretendo usar através de um interruptor.
  • 31/08/2009, 07:55
    netão
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O opção E não vem mais. As TCUs de hoje costumam ter mais de 5 mapas entre econômico e esportivo e selecionam uma delas automaticamente pela fora de como o motorista usa o acelerador.

    No meu caso o controlador do câmbio é burro e me permite criar até dois mapas, mas eu tem que indicar qual pretendo usar através de um interruptor.

    Você falou que seu cambio é burro;ele pode se comportar como de uma L200 Sport ou é melhor?
    Parabéns pela sua engenharia,eu tenho uma enorma vontade de fazer isso na f250,mas não tenho tempo e no momento grana!!!
  • 31/08/2009, 10:12
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por netão Ver Post
    Você falou que seu cambio é burro;ele pode se comportar como de uma L200 Sport ou é melhor?
    Parabéns pela sua engenharia,eu tenho uma enorma vontade de fazer isso na f250,mas não tenho tempo e no momento grana!!!

    É igual ao L200 Sport sim, mas no meu tenho a possibilidade de mapear conforme o meu gosto.

    Comparado com o da L200, o meu programei para trocar as marcha em giro mais baixo (mesmo porque o torque do 2.8 começa em 1400RPM) e também desabilitei o Kickdown.
  • 31/08/2009, 10:28
    Renato Fraga
    Mas o KickDown não é justamente para favorecer as retomadas?????

    Com ele desabilitado, como fica essa situação????


    Abraços
  • 31/08/2009, 11:12
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Mas o KickDown não é justamente para favorecer as retomadas?????

    Com ele desabilitado, como fica essa situação????


    Abraços

    O kickDown é indispensavel se o ponto de stall do conversor fica numa rotação abaixo da rotação de torque do motor. No meu caso o PS 2.8 tem o torque iniciando em 1400RPM e o stall do conversor de torque da Blaser, pelo comportamento em mais ou menos uns 2000Rpm.

    Desabilitei o kickDown, mas não o desbloqueio do lockup do conversor de torque nessa situação. Além disso mesmo sem o kickdown o câmbio ainda reduz normalmente seguindo os parâmetros que defini no mapeamento.

    No início do projeto eu estava muito preocupado com o ponto de stall do conversor, mas do jeito que está não poderia ser melhor. Realmente nesse ponto eu tive muito sorte.
  • 31/08/2009, 11:51
    Alexandre Souto
    Muito massa Walter, uma empreitada de peso e deu certo demas rapaizz..... sei que ja esperava isto, mas eu estava apreensivo, meu "sonho" é uma Range AT!!!!

    Boa sorte com esta maquina!!!!!

    Abs e espero um dia ainda ver vcs por BH... :)


    Abs!!!!
  • 31/08/2009, 12:02
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Alexandre Souto Ver Post
    Muito massa Walter, uma empreitada de peso e deu certo demas rapaizz..... sei que ja esperava isto, mas eu estava apreensivo, meu "sonho" é uma Range AT!!!!

    Boa sorte com esta maquina!!!!!

    Abs e espero um dia ainda ver vcs por BH... :)


    Abs!!!!

    Obrigado Alexandre. Na verdade nem eu tô acreditando que tá funcionando tão bem. Eu ainda estou muito inseguro e com medo desse negocio da um pau e me deixar na mão.:mrgreen:

    Vou ter que andar aqui por perto por um tempo até ter coragem de pegar a estrada...
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