Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 50 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 404142434445464748495051525354555657585960 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 20/09/2009, 11:21
    leobnaval
    Daqui a pouco a Ford vai comprar o Walter

    brincadeira...

    Abraços
  • 20/09/2009, 12:54
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Daqui a pouco a Ford vai comprar o Walter

    brincadeira...

    Abraços

    Pois é Leo, se a Ford comprar o Walter vão fechar ele! Acredito que sejam capazes de dar um sumiço nele sim! aahahhahahah

    Walter, te esconde enquanto é tempo!
    Ahhaha
  • 20/09/2009, 15:57
    Walter L. L. Casitta
    Tá legal pessoal. Ainda bem a Ford não faz idéia das gambis que tô fazendo aqui. Câmbio GM numa Ranger. Eu em?:putz:

    Chega de rapa pé.

    Tô aqui com um baita imprevisto. O câmbio aquece pra burro. Se deixar frita. Acho que mais devido ao torque de 38Kgf do PS2.8. Que isso sirva de alerta aos que estão adaptando o câmbio AT.

    Como disse lá atrás, (na verdade nem sei se disse mesmo) na estrada o bicho pega e a temperatura do câmbio vai subindo sem trega. No primeiro teste chegou aos 115º.

    Tentando consegur mais eficiência no arrefecimento do câmbio troquei o radiador de óleo tosco que tinha instalado anteriormente por um importado que comprei na Crestana. Esse um vem como suporte para uma ventoinha o que facilitou a instalação daquela de moto que encontrei num desmanche.

    Instalei por enquanto com a ventoinha ligada direto. Ligando a chave a ventoinha liga junto. Agora andando na cidade a temperatura do câmbio não chega aos 80º, dependendo da distância nem aos 70º o que também não é bom. Mais a frente instalo um interruptor termico pra ligar a ventoinha a partir dos 80º. Na estrada, agora a temperatura máxima foi de 95º. A meta é não permitir que ultrapasse os 90º e por enquanto estou ensaiando instalar mais um radiador de óleo igual ao lado, mas dessa vez sem a ventoinha.

    Quanto ao interruptor térmico pretendo fazer com que a ventoinha ligue em baixa velocidade junto com a chave de ignição e acelere ao máximo após o óleo atingir os 80º.

    A baixo algumas fotos. Na última o primeiro radiador que saiu fora...

    http://www.crestanaecrestana.com.br/produtos/1221.jpg

    http://img154.imageshack.us/img154/4605/radvent1.jpg

    http://img154.imageshack.us/img154/3273/radvent2.jpg

    http://img19.imageshack.us/img19/3496/radoleo.jpg
  • 20/09/2009, 16:16
    SAPO-BOMBA
    "Instalei por enquanto com a ventoinha ligada direto. Ligando a chave a ventoinha liga junto. Agora andando na cidade a temperatura do câmbio não chega aos 80º, dependendo da distância nem aos 70º o que também não é bom."

    Pergunto: Pq não é bom o câmbio se manter nessa temperatura? Tem algum problema ou o câmbio precisa de "temperatura ideal de operação" como os motores diesel?

    "Mais a frente instalo um interruptor termico pra ligar a ventoinha a partir dos 80º. Na estrada, agora a temperatura máxima foi de 95º. A meta é não permitir que ultrapasse os 90º e por enquanto estou ensaiando instalar mais um radiador de óleo igual ao lado, mas dessa vez sem a ventoinha."

    O melhor radiador no seu caso, eu creio que seria o da L200 automática ( aquele compridão ). Quanto à ventoinha disparar, basta instalar um sensor térmico como os que vêm nos carros populares, não? Agora tem que achar um que faça a ventoinha disparar na casa dos 90º ou abaixo um pouco.
  • 20/09/2009, 18:24
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    "Instalei por enquanto com a ventoinha ligada direto. Ligando a chave a ventoinha liga junto. Agora andando na cidade a temperatura do câmbio não chega aos 80º, dependendo da distância nem aos 70º o que também não é bom."

    Pergunto: Pq não é bom o câmbio se manter nessa temperatura? Tem algum problema ou o câmbio precisa de "temperatura ideal de operação" como os motores diesel?

    "Mais a frente instalo um interruptor termico pra ligar a ventoinha a partir dos 80º. Na estrada, agora a temperatura máxima foi de 95º. A meta é não permitir que ultrapasse os 90º e por enquanto estou ensaiando instalar mais um radiador de óleo igual ao lado, mas dessa vez sem a ventoinha."

    O melhor radiador no seu caso, eu creio que seria o da L200 automática ( aquele compridão ). Quanto à ventoinha disparar, basta instalar um sensor térmico como os que vêm nos carros populares, não? Agora tem que achar um que faça a ventoinha disparar na casa dos 90º ou abaixo um pouco.

    Assim como o motor, freio, pneus o câmbio também precisa estar dentro da faixa de temperatura pela qual foi prevista no projeto. Não só o câmbio, mas o óleo que é usado dentro dele. Muito frio pode prejudicar tanto quanto muito quente.

    O interruptor térmico que me referi é um desses usados nos radiadores dos motores AP a gasolina mais antigos ou um daqueles comuns usados na indústria eletrônica. Esse último dá pra encontrar com as características exatas, não só a temperatura de acionamento como se normalmente fechado ou aberto e até a histerese da temperatura. Só que ainda não consegui encontrar um fornecedor aqui por perto...
  • 21/09/2009, 12:00
    Zepi
    Inicialmente eu pensava em colocar dois radiadores originais de opala, mas achei que não fosse preciso.Entretanto, escutando seu relato, mesmo o sprint tendo menos torque, acho que vou considerar essa idéia...



    abraço
  • 27/09/2009, 19:42
    Walter L. L. Casitta
    Agora com a versão 2.0 do sistema de arrefecimento espero que o câmbio fique com uma temperatura mais constante. Ontem na estrada a ventoinha não chegou a ligar. Agora chegando em casa ela estava ligada, mas como o NB não estava conectado não deu para saber qual era a temperatura. Durante a semana saberei como vai se comportar exatamente. Fora isso o câmbio tá uma beleza.

    Como sempre fim de semana é F pra mexer com essas coisas. Faltaram 10cm de mangueira e tive que fazer uma emenda. Acrescentei mais um radiador de óleo e pra que não fique muito frio um interruptor térmico de que ligará o ventilador quando o óleo que vem do câmbio alcançar 86º e desligar quando baixar para 76º.

    A primeira foto um detalhe do interruptor térmico e na segunda uma geral da gambí...

    http://img27.imageshack.us/img27/135/arref2.jpg

    http://img180.imageshack.us/img180/7444/arref1.jpg
  • 27/09/2009, 20:30
    Marcello Ladeira
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Agora com a versão 2.0 do sistema de arrefecimento espero que o câmbio fique com uma temperatura mais constante. Ontem na estrada a ventoinha não chegou a ligar. Agora chegando em casa ela estava ligada, mas como o NB não estava conectado não deu para saber qual era a temperatura. Durante a semana saberei como vai se comportar exatamente. Fora isso o câmbio tá uma beleza.

    Como sempre fim de semana é F pra mexer com essas coisas. Faltaram 10cm de mangueira e tive que fazer uma emenda. Acrescentei mais um radiador de óleo e pra que não fique muito frio um interruptor térmico de que ligará o ventilador quando o óleo que vem do câmbio alcançar 86º e desligar quando baixar para 76º.

    A primeira foto um detalhe do interruptor térmico e na segunda uma geral da gambí...

    http://img27.imageshack.us/img27/135/arref2.jpg

    http://img180.imageshack.us/img180/7444/arref1.jpg

    Walter esta solução poderia ser adotada pelos proprietários das L200 Sport AT esquentadinhas?

    Abs,
  • 27/09/2009, 20:34
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    Walter esta solução poderia ser adotada pelos proprietários das L200 Sport AT esquentadinhas?

    Abs,

    Acho que sim. Acho que resolveria de vez o problema do aquecimento. só não sei se tem espaço lá...

    http://www.4l60-e.com/tc.gif
  • 27/09/2009, 20:43
    Anthoniusnikos
    Marcello, pelo relato do Casitta, aquí mesmo neste tópico, os CA das L200 são refrigerado pela água(sistema de arrefecimento) do próprio motor. Então, esse radiador(es) extra(s) resolveriam o problema do superaquecimento das L200.

    Casitta, cadê as fotos ? - Huuuuummmmmm...! Agora consegui ! Vai de DUOrefresh, mesmo ! Só faltava ter que colocar duas ventoinhas !? :evil::evil::evil:

    Agora, teóricamente, a temperatura deve manter-se na faixa do ideal.

    Abs
    Anthon
  • 27/09/2009, 21:10
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Marcello, pelo relato do Casitta, aquí mesmo neste tópico, os CA das L200 são refrigerado pela água(sistema de arrefecimento) do próprio motor. Então, esse radiador(es) extra(s) resolveriam o problema do superaquecimento das L200.

    Casitta, cadê as fotos ?

    Abs
    Anthon

    Da um refresh, (techa F5) que as fotos vão aparecer...
  • 27/09/2009, 21:35
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Acho que sim. Acho que resolveria de vez o problema do aquecimento. só não sei se tem espaço lá...

    http://www.4l60-e.com/tc.gif

    Walter e Marcello;

    Teve um cara aqui no forum que adaptou um intercooler de Gol 1000 turbo numa L-200. Não me lembro o nome do forista, acho que era PY5NQ, uma coisa assim....Segundo ele resolveu. E deve ter resolvido porque ele nunca mais postou nada....

    Abs!!!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 50 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 404142434445464748495051525354555657585960 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:16.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy