Powered by vBulletin

Upgrade na Ranger: Sai o câmbio MT e entra um AT

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 57 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 7474849505152535455565758596061626364 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/11/2009, 22:35
    du
    Walter,

Não sei as características do conversor de torque do câmbio do meu carro, não tenho controle da temperatura do óleo do câmbio, mas minha Explorer Limited V8 com velocidade próximo à 120 km/h o contagirus fica em 2.000 rpm. Estou usando pneu 265x70x16 mas o pneu original da minha Explorer é 255x70x16. Não sei se é adaptável ao seu câmbio, mas um conversor de Explorer V8 deve ser mais compatível com seu motor e sua velocidade de cruzeiro.

Abraços Du.
  • 05/11/2009, 23:07
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por du Ver Post
    Walter,

Não sei as características do conversor de torque do câmbio do meu carro, não tenho controle da temperatura do óleo do câmbio, mas minha Explorer Limited V8 com velocidade próximo à 120 km/h o contagirus fica em 2.000 rpm. Estou usando pneu 265x70x16 mas o pneu original da minha Explorer é 255x70x16. Não sei se é adaptável ao seu câmbio, mas um conversor de Explorer V8 deve ser mais compatível com seu motor e sua velocidade de cruzeiro.

Abraços Du.

A velocidade cruzeiro não é problema. Nesse momento que o lock-up bypassa o conversor e ele não aquece. O problema acontece em velocidades intermediárias quando o lock-up não atua e principalmente durante nas retomadas de velocidade

Acredito que mesmo o conversor da Explorer aqueceria com o motor diesel. O conversor da Explorer tem características semelhantes ao da Balzer que uso...
  • 06/11/2009, 12:03
    Gustavo Niva
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Espero estar ajudado aos que pretendem instalar um câmbio AT...

Walter, ajudou e muito... andei/ando pensando em um 4l60e num gm250 e sempre to de olho nesse tópico... Obrigado :concordo:

Recentemente li algumas coisas interessantes sobre o 4l80e (resistencia, relações de marcha "melhores"), mas ainda tenho que pesquisar um bocado...

[]s,
    Gustavo.
  • 06/11/2009, 16:17
    Zepi
    Olá Walter!
    Foi pensando nisso que escolhi o câmbio de opala.
    Veja que o opala é um motor que tem torque máximo em 2000 Rpm.
    O MWM tem torque em 1800 rpm, ouseja bem próximo do 6CC, entretanto já li que no opala atroca é feita perto dos 1800-1900rpm.
    Sendo assim acho que tem muitas chances de dar certo o câmbio ZF com o MWM sprint.

Pena aqui no brasil não existir empresas especializadas em conversores..

Abraço
  • 06/11/2009, 18:43
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Olá Walter!
    Foi pensando nisso que escolhi o câmbio de opala.
    Veja que o opala é um motor que tem torque máximo em 2000 Rpm.
    O MWM tem torque em 1800 rpm, ouseja bem próximo do 6CC, entretanto já li que no opala atroca é feita perto dos 1800-1900rpm.
    Sendo assim acho que tem muitas chances de dar certo o câmbio ZF com o MWM sprint.

Monta logo essa rural, Zepi, assim fico sabendo se dá certo ou não....:mrgreen:

Citação:

Pena aqui no brasil não existir empresas especializadas em conversores..
    paulistaconversores@hotmail.com

Não sei se ele trabalha com conversores "alternativos", mas me foi indicado pelo pessoal da hidramático barão!
  • 06/11/2009, 21:19
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post

paulistaconversores@hotmail.com

Não sei se ele trabalha com conversores "alternativos", mas me foi indicado pelo pessoal da hidramático barão!

Falei com o pessoal da Paulista Conversores. São muito atenciosos, mas como em todas as empresas especializadas em conversores de torque que liguei também não sabiam do que eu estava falando quando me referi ao ponto de stall dos conversores.

O câmbio AT funciona no diesel, mas sem um conversor adequado o consumo vai aumentar e o câmbio vai aquecer algumas vezes. No câmbio eletrônico é possível trocar o mapeamento para um mais propício se ele aquecer. Sacrifica-se um pouco o desempenho até que o câmbio volte a temperatura normal. O câmbio mecânico eu não sei como ele se protege.

Eu comprei um manômetro de temperatura de óleo mas estou tão animado que ainda não instalei...
  • 06/11/2009, 22:06
    BoaTrilha
    Citação:

Falei com o pessoal da Paulista Conversores. São muito atenciosos, mas como em todas as empresas especializadas em conversores de torque que liguei também não sabiam do que eu estava falando quando me referi ao ponto de stall dos conversores.

O câmbio AT funciona no diesel, mas sem um conversor adequado o consumo vai aumentar e o câmbio vai aquecer algumas vezes. No câmbio eletrônico é possível trocar o mapeamento para um mais propício se ele aquecer. Sacrifica-se um pouco o desempenho até que o câmbio volte a temperatura normal. O câmbio mecânico eu não sei como ele se protege.

Eu comprei um manômetro de temperatura de óleo mas estou tão animado que ainda não instalei...

Walter, olhando o material que tenho da explorer, não é citado em nenhum momento ponto de stall.

Só existe referencia quanto a velocidade. É citado em varios lugares que o cambio só vai "travar" e cessar o deslizamento a partir de 80km/h.
    A proposito, é esta mesmo a impressão que tenho ao andar com a pickup na cidade em transito pesado, que em nenhum momento o cambio cessa o deslizamento. (A temperatura aumenta sim, mas não ferve)

Referente ao torque maximo da explorer, segundo ficha tecnica, ele só ocorre a 4400rpm, coisa utópica na estrada e em condição normal de direção, a 120km/h fico na faixa de 2500rpm com o cambio já sem deslizamento (travou a aproximadamente 1800rpm - 4ªmarcha OD - 80km/h)

Quando aos radiadores de oleo ATF, como montou o esquema ar+agua?
    na minha, do cambio ele vem pra serpentina que passa dentro do radiador de agua, depois no radiador de ar especifico do atf, aí volta pro cambio)

Este assunto muito me interessa, pois estou montando outro jeep com o cambio 4l80 + vortec v6 e tenho duvidas quanto a correta aplicação do conversor.

Abraços
  • 06/11/2009, 22:11
    Waldir Carlos
    Me permitam um "offzinho":

Walter, se não estou enganado, você é de Malacacheta-MG. Agora em dezembro, vou "fazer" a ER [... de Dimantina-MG a Parati-MG]. Sair da BR-116, de Teófilo Otoni para Diamantina, com um veículo 4x4, via Malac é uma boa?

[]s
  • 06/11/2009, 23:41
    CAVESO
    Citação:

Eis o maior problema do câmbios automáticos: encontrar quem saiba como funciona e como mexer...

Diminuir a folga entre as turbinas qualquer torneiro faz....
  • 07/11/2009, 01:24
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Vamos atualizar o tópico

(...)

Solução: No USA é possível comprar conversores de torque modificados com stall a partir de 1200RPM (para motores diesel de baixa rotação) até 5000RPM (para competiação). Lá um conversor desse não custa tão caro, menos de U$300,00, mas é um peça pesada e difícil de enviar pelo correio.

(...)

Walter;

Cá pra nós, acho que já gastou tanto fosfato em bolar como colocaria um cambio A/T numa Ranger que, particularmente se o problema for mesmo o conversor, vale a pena sim importar e arriscar.

Depois de tanto esforço, voltar tudo para trás por conta de um conversor de torque é complicado.

Tem uma oficina em São Paulo, especializado em Cambios A/T chamada Pat Pauliceia (http://www.patpauliceia.com.br - parece oficina de Discovery Channel, com uma pessoa que fica limpando o piso frio o dia inteiro) e acho que, de repente eles podem atee te indicar alguem que mexa com conversor (o negocio deles é o cambio A/T). Já fiz dois cambios A/T's com eles e os caras são bons mesmo no que fazem.

Abs!!!!
  • 07/11/2009, 12:22
    Zepi
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post

Segunda vem um mecânico em casa fazer a sangri e ligar o motor...sozinho, eu não consegui...
    Se der tudo certo, já vou atrás do Dexron III e tentar fazer andar...

Abraço
  • 07/11/2009, 14:02
    CAVESO
    Sangrar é mole...fique de olho no cara que fazendo pra você aprender...

Se acabar o óleo depois você já sabe...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 57 de 64 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 7474849505152535455565758596061626364 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:19.