Não tenho acompanhado o evoluir das carruagens, mas já saiu, ou quando vai sair as Ranger com CA diesel, aquí no BR ?
Abs
Anthon
Versão Imprimível
Anthon como pode ver os engenheiros da ford devem estar no mesmo clima do Walter hehehehehehehe
Quem sabe ! Talvez já tenham adiado o projeto por várias vezes. É bem provável que o custo final de uma Ranger diesel 4x4 com CA, hoje, não sairia por menos que uns 120 mil, sem desconto.
Com esse preço, a pickup deixaria de ser um utilitário para os fins de puxar carga, que ainda é o seu principal objetivo.
Imagina você com mais de 1000 Kg na caçamba, subindo e descendo morro com um CA ? Será que os CA atuais, com os torques dos motores diesel aguentariam ?
Abs
Anthon
Acho que se não suportassem estas condições de carga com o CA, eles não venderiam, pelo menos não com a característica de suportar 1ton. na caçamba assim como eram as rangers V6 não me lembro certo os anos que carregavam segundo o manual 710kg. bem menos que as versões a diesel.
Um CA suporta tranquilamente torque e peso de uma picape.
Observem as máquinas de terraplenagem trabalhando, com seu implementos cravados na terra e as 4 rodas patinando...
A maioria dessas máquinas são equipadas com CA..
Uma automática original não será com câmbio "adatado"(adaptado), como diz a gauchada de Unistalda.
Valeu o desenvolvimento! A Ford deve ter anotado tudo e certamente a Ranger ano/modelo 2045 :mrgreen: já virá com câmbio automático. Vamos aguardar!
Abraços,
FRanger
Mas todos os veículos "originais" saem com câmbios automáticos adaptados.
Nem ford, nem toyota, nem mit, nem nissam e nem outro fabricante de veículos desenvolve seu próprio câmbio.
Pegam câmbios fabricados pela ZF, alisson e outros fabricantes e "adaptam" aos seus carros.
A diferença do trabalho que eles fazem para que o Walter fez é só a "adaptação fina", onde pegam vários conversores, escolhem o melhor e daí encontram a melhor regulagem eletrônica para a coisa.
Só para terem uma idéia: o câmbio zf 4hp22 que saiu por aqui no opala, saiu lá fora na range rover, bmw, jaguar, lincoln e outros...
O mesmíssimo câmbio, apenas com conversores diferentes...
Pelo que sei é isso...
Se você parar pra pensar isso é o mercado, tanto industrial como automotivo as emprezas fabricam vários tipos e modelos de produtos que seguem normas e especificações e o pessoal vai adaptando.
É só ver a quantiadade de peças intercambiáveis que existe e tantos veiculos com a mesma plataforma (chassi, suspenção, etc.) as fabricas apenas fazem como disse o CAVESO os ajustes finais que pode ser um suporte uma peça ou outra.
Porque se cada carro tivesse um projeto e peças só pra ele os custos seriam muito alto.
Abraços
Bom...
Eu não sei se antigamente ou hoje os fabricantes desenvolvem por conta própria.
Minha pesquisa se restringiu aos câmbios fabricados no final da década de 80 e início de 90.
Pode ser que fabriquem hoje pois ficou fácil copiar bons câmbios de bons fabricantes...
Ainda mais com as possibilidades eletrônicas.
Mas concordo com o Léo que pra eles fica bem mais barato e mais eficiente manter a "especalização produtiva", deixando os câmbios nas mãos de quem realmente entende do assunto.
Só sei de uma coisa: quem der continuidade ao projeto do Walter terá um ótimo conjunto em mãos!
A receita está aí. Eu ia comprar um câmbio novo 4L60E 0Km da S10 4x4 que encontrei por R$4500,00 instalar na Ranger pra usar na cidade e depois comprar uma F250 para viajar, mas o pessoal de casa e do trabalho não compreenderam muito bem essa idéia e tive que ceder. Mas tá bom de qualquer jeito...
Então, o que vai pesar, mesmo, é o aumento do preço final da pickup, que talvez ficasse um pouco mais cara que as concorrentes.
Provavelmente também porque os câmbios manuais, no mercado brasileiro, ainda tem boa aceitação(eu mesmo não troco). Porém, é visível a perda de mercado das pickups da Ford para as outras marcas com CA.
Acrescentando à lista do Cavesso, outros fabricantes de câmbios: MAZDA, CLARCK, DANA.
Abs
Anthon