Fazer o que? Infelizmente o F250 é o único picape que consegue encarar com segurança e que realmente aguenta as estradas e o diesel nacional. Qualquer outro picape só trocando a cada 100.000Km...
Em minha opinião...
Versão Imprimível
Walter,
Na realidade nem tenho necesidade de caçamba aberta, mas a F-250 sempre me chamou atenção.
O duro é o vício em câmbio automático.
Enquanto tenho andado pouco por ano, a Explorer é um casamento perfeito.
Só para exercitar os neurônios. Alguma opção de câmbio automático para adaptar na F-250 ?
Abraços Du.
Walter tenho acompanhado o tópico e pelo trabalho, correria que deu acho que você não recomendaria comprar uma camionete MT e modifica-la pra AT, correto???
Com certeza não. Todo veículo modificado seja lá qual for a modificação pode vir a ser um bomba relógio. Não recomendo.
Quando vender a Ranger, antes de anunciar "desmodifico" tudo só pra ficar com a consciência tranqüila. O que sobrar faço como costumo fazer. Se não conseguir vender dou de brinde...
Opa!!! Primeira senha é minha!!! ahahahah
Pro brinde, é claro!!! ahahaha
Falando sério, esses pequenos probleminhas que começam a aparecer num veículo com quase 10 anos é exatamente o que eu tenho passado... Preciso trocar a barra de direção pois a articulação deu folga, preciso colocar os 4 bicos injetores, 4 pneus, pintura externa e polimento adequado, bomba de água....
E por aí vai... É mais fácil vender mesmo.
Nao precisa ter 10 anos não...a minha Ranger completou 77 mil km e como brinde, com 77.010km, saindo de uma propriedade rural, vi uma poeirona na frente dela....abri o capô e surpresa...um cheiro daqueles que arde o nariz e os olhos da gente: Alguma coisa no Ar condicionado estourou. Parou de funcionar.
E agora o atuador da embreagem resolveu dar o ar da sua graça....come quase 1/2 litro de óleo a cada 2 meses.....
Vou ter que viajar final da semana e vou assim mesmo. Depois vejo o que resolvo.
Abs!!!!
cheguei a essa conclusao tbm nao da pra ficar trocando de picape a cada 1 ano e meio, cheguei a conclusao ou ando de picapinha strada e troca a cada ano ou f250 4x4, tenho certeza que a manutencao da ranger nos proximos 100.000 naum vai ser tao em conta como foi ate agora....
Dudu, isso foi o que ocorreu comigo, nos primeiros 3 anos que estive com a Ranger a manutenção foi muito pouca. Só rotina,porém depois dos 80.000km de uso 99% urbano, ela começou a apresentar uma manutenção mais freqüente. Agora com a aproximação de 10 anos, os gastos prometem aumentar. Estou bem inclinado a vender a Ranger e pegar uma Palio Weekend pra minha esposa e eu herdo o Mille dela. Pois um Mille, essa manutenção é rasa de barata pra quem se acostumou a fazer a manutenção de uma picape diesel.
Se eu tivesse com bala na agulha, com certeza trocaria por uma picape mais nova, mas como não é o caso...
Vamos atualizar o tópico
Hoje baixei o carter do câmbio e troquei todo o chicote elétrico já que tinha quebrado o conector quando instalei o câmbio na Ranger. É bem mais fácil trocar tudo do que apenas o conector. O chicote completo vem com todos os conectores e o solenoide do lock-up do conversor de torque. Me custou U$60,00. Mais barato que os 4 litros de óleo Dextron III que tive que comprar.
Depois que cheguei de viagem quando fui fazer a trocas de óleo e filtros e com a Ranger no elevador sempre aproveito checar toda a Ranger por baixo então tive a triste surpresa de encontrar um pequeno vazamento de óleo no câmbio at. O óleo vem do pior lugar que poderia vir. Entre o conversor de torque e o câmbio.
Para resolver esse tipo de problema só baixando o câmbio e certamente terei que trocar o retentor que fica na entrada do câmbio.
Uma entre três coisa poderiam ter danificado esse retentor que era novo quando instalei o câmbio:
1- Apesar de todo cuidado que tive pode ter sido danificado na hora de instalar o conversor de torque...
2- O conversor de torque pode ter ficado um pouco excêntrico.
3- O conversor de torque pode ter superaquecido ou estar trabalhando muito quente o que acredito ser a causa mais provável.
"Vivendo e aprendendo". Vai aí uma dica útil para quem pretende instalar um câmbio AT que foi feito para algum veículo a gasolina num veículo com motor diesel:
O conversor de torque é a fonte de calor do câmbio. Se ele aquece muito, aquece o óleo que passeia por todo o câmbio e isso diminui a vida do câmbio.
O conversor de torque tem uma ponto de rotação de stall a partir da qual ele transfere praticamente 100% da rotação do motor para o câmbio. Com o motor girando numa rotação abaixo da rotação de stall do conversor apenas parte da rotação do motor é transferida para o câmbio. Nesse momento apesar de transferir menos rotações ele multiplica o torque e o preço que se paga por isso é o calor gerado.
Então, um conversor de torque que foi feito para um motor a gasolina costuma ter um ponto de stall em rotações bem acima dos que são feitos para motores a diesel. No meu caso o conversor de torque tem pelo que percebo um ponto de stall em torno de 2500RPM, feito pro motor GM vortex que tem o seu maior torque girando a 2600RPM. O meu motor tem o maior torque a 1600RPM. Abaixo de 80Km/H, o motor da minha Ranger fica a maior parte do tempo com a rotação um pouco acima de 2000RPM. Se o conversor escorrega até 2500RPM onde fica o ponto de stall não tem como não aquecer e esse está sendo a fonte de todo meu problema.
Isso ficou bem claro na estrada na ultima viagem que fiz, com o trânsito liberado andando entre 90Km/h a 140Km/h com o motor girando acima de 2800RPM o câmbio esfria ficando em torno de 70º, mas se o transito agarra e tendo que andar abaixo de 80Km/h a temperatura sobe e muito.
Solução: No USA é possível comprar conversores de torque modificados com stall a partir de 1200RPM (para motores diesel de baixa rotação) até 5000RPM (para competiação). Lá um conversor desse não custa tão caro, menos de U$300,00, mas é um peça pesada e difícil de enviar pelo correio.
De minha parte não sei ainda se continuarei com o câmbio AT, não estou afim de gastar mais. Ser for esse o caso também não pretendo ficar com uma Ranger 2001 e com câmbio MT. Vamos esperar o ano terminar e decidir com calma.
Espero estar ajudado aos que pretendem instalar um câmbio AT...