Primeiro teste estático do câmbio AT...
Primeiro os imprevistos do fim de semana:
1- Mais uma vez comprei os parafusos que faltavam com o comprimento errado. Pra complicar mais um pouco era feriado no sábado e não consegui encontrar um loja de parafusos aberta. Tudo bem, encontrei alguns na sucata pra quebrar o galho.
2- Não consegui encontrar em lugar nenhum o cabo que preparei pro sensor de TPS (sensor do acelerador). Segunda-feira vou ter que arranjar outro. Feito com cabo conduite do câmbio de bicicleta. Custa nada...
3- Quando fui conectar o conector do câmbio ele estava quebrado. Deve ter se quebrado durante a colocação do câmbio e eu não tinha visto. Tudo bem ainda funciona, mas vou ter que importar outro e o pior: Tirar o carter que não tem dreno e tá cheio de óleo pra poder trocar...
Felizmente nada disso impediu que pudesse ligar o motor e por o câmbio pra girar.
O primeiro teste consiste em colocar o cambio para fncionar com o eixo traseiro suspenso no cavalete conforme a recomendação do manual do câmbio. Como não tinha conectado o cardam ainda não precisei do cavaletes.
Fiz todas as conexões elétricas de forma provisória pra poder testar. Depois que tudo funcionar faço a definitiva.
Foi preciso ligar o motor 4 vezes e 6 litros de óleo Dextron III (R$45,00 o litro :putz:). Mesmo com o óleo no nível, ele desaparecia da vareta e o câmbio só deu sinal de vida na quarta completada do óleo.
Não sei ainda por que o sinal do sensor de velocidade não chegou ao controlador do câmbio e isso impediu o teste de mudança automática. O controlador do câmbio precisa de dois sinais pra fazer a mudança automática, (posição do pedal do acelerador (TPS) e velocidade (VSS), mas mesmo assim foi possível testar em manual e até então funcionou tudo perfeito. Eu já tinha descoberto um erro no chicote do controlador e pode ser que exista um outro. Vamos ver o que esta acontecendo...
Abaixo as fotos...
Trocador de calor de óleo do câmbio instalado.
http://img19.imageshack.us/img19/3496/radoleo.jpg
Sensor TPS (do acelerador do GM Monza). Já achei um lugar pra ele mas o cabo se perdeu...
http://img220.imageshack.us/img220/6420/tps.jpg
http://img19.imageshack.us/img19/5631/tps1.jpg
NoteBook e controlador do câmbio conectados durante o teste.
http://img269.imageshack.us/img269/7117/nbtci.jpg