Olá DHReis.
Olha eu não tenho nada que reclamar do Edge, sem dúvidas nenhuma é um excelente carro, espaço interno mais que suficiente para 5 pessoas. outra coisa interessante é que o seguro de carros Ford aqui na minha região é bem mais em conta que o de outras marcas, na última renovação ficou em R$ 2.800,00, meu perfil é casado, 34 anos com 1 filho e bonus 10, franquia reduzida e 100% fipe.
Quanto ao consumo tive uma grata surpresa, a pior média que fiz com ele durante os 2 anos e 9 meses que fiquei com o carro foi de 5,5km/l porém a média geral fica em torno de 6,5km/l, na estrada ou em vias que o transito flua bem essa média melhora muiiiiito, em uma viajem de ida e volta a jericoacoara, mesmo andando boas distâncias na beira da praia (areia) consegui uma média de 9,3km/l.
O som do carro é muito bom quando se considera a qualidade do áudio, agudos, médios e graves veem sem falhas, o sistema Sync tb funciona muito bem, e o streaming de audio é bem funcional.
Os custos de manutenção são parecidos com o do fusion quando se fala de revisões periódicas, porém quando precisava de alguma peça de desgaste natural como pastilhas de freio, correias, velas de ignição e etc eu comprava desse site:
Ford Parts - Silver State Ford Parts então enviava para a casa de um primo meu que mora na florida com frete grátis, e daí ele reencaminhava para mim.
Quanto ao Edge que você tem em vista, saiba de uma coisa 60.000km, com manutenção básica, não é nada para um carro americano e de excelente construção como o Edge, ele pode até ser considerado um Fusion alto, más não é, a construção e robustez do veículo me impressionaram, nesse ponto eu te garanto que Captiva, Santa Fé, Outlander, Sorento e outros crossover estão um degrau a baixo.
E só para você e eu ficarmos pensativos, entreguei meu Edge Ltd Awd Branco 11/11 c/ 38.000km e ainda na garantia na jaysa por R$ 85.000,00 achei até muito bom, porém conseguiria mais se tivesse tempo de vender no particular.
Qualquer outra questão, estou as ordens.