Postado originalmente por
mfcb
Boa Noite,
Vamos lá, cada um com sua opinião, vamos a minha... Até porque estou pensando em trocar a minha por considerar um prazo razoável a troca de carro a cada 3 anos... Mas nada decidido, apenas pensando.
Temos uma sw4 14/15, 82 mil km, nunca deu problema em nada. Da mesma forma, minha Ranger está com seus 50 mil km e nada de problemas, felizmente! Porém destaco que as revisões são bem mais caras da Toyota do que da Ranger. O consumo da sw4 é melhor, mas não anda nada... Prefiro fazer 9 km/l com a Ranger que anda bem do que 10 km/l com ela que é manca, anda praticamente igual a Ranger 2.2 que eu tinha.
Vou falar da última escolha para a primeira:
L200: Câmbio automático de 5 marchas? Pra mim já tá fora... Além disso, a que pra mim era a mais bonita se tornou a mais feia. Tudo bem que o diferencial central é uma vantagem, mas a Amarok tem isso, a sw4 também (as mais novas não mais) e na prática o controle de estabilidade bem calibrado da Ranger é mais seguro do que andar com o carro no 4x4 ligado.
Hilux: A mais cara de todas que não oferece nada a mais. Não quebra e não desvaloriza igual as outras? Ok... Mas se for pra investir $ é melhor colocar a grana em algum investimento, qualquer carro é sinonimo de despesa... Uns mais outros menos... E pra mim não faz sentido ficar um carro pior que os outros pq ele não quebra... Estabilidade terrível, revisões caras, anda muito pouco se comparada às demais...
S10: Anda muito (não vale comparar com a Amarok v6) e é muito espaçosa. Ponto final. Acho mal acabada, com suspensão que melhorou, mas ainda deve em relação a Ranger, Frontier e Amarok. Tive duas que só me deram problemas. Dizem que as atuais melhroraram. Eu não pago pra ver.
Frontier: Fiquei na dúvida se colocava a S10 na frente. Mas acho que vale pela inovação: suspensão traseira independente que melhora bastante o conforto pra quem vai atrás, teto solar na versão top, câmbio de 7 marchas. Enfim, gostei do carro. 2 turbinas que deixam a condução agradável, bem acabada. Acho que é uma picape um pouco injustiçada no mercado brasileiro.
Amarok: Gostei da suspensão e motor v6 dispensa comentários. Mas o v6 acaba saindo muito caro em relação as versões intermediárias (Ranger XLT e S10 LTZ). Gostei da suspensão, mas o painel de Gol, a mesma cara há 10 anos e a falta de reduzida me desanimam...
Ranger: A melhor picape já fabricada e que jamais será superada por nenhum concorrente para toda eternidade kkkkkkkk Brincadeiras a parte, acho que o câmbio e, consequentemente, o consumo deveriam melhorar bastante. Ela é a que mais bebe e não é a que mais anda. O conversor de torque patina demais. E o resto? O resto me agrada bastante... Anda bem, é excelente em curvas, muito boa na estrada de chão, não bate nada, acabamento justo, painel digital, pacote de segurança completo... O grande medo é dar problema pelo que andam falando, mas ainda me restam mais de 2 anos de garantia. Enfim... Estou avaliando a troca da minha por uma 2020.
Problemas todas dão, umas menos outras mais... Tenho vários amigos/parentes que tem diversas caminhonetes. Tem Hilux que dá problema tb. Conheço uma Amarok 2.0 monoturbo com 200 mil km sem problemas, Ranger com 100 mil km sem problemas, S10 com 30 mil cheia de problemas (a minha 12/13) e por aí vai...
Claro que ninguém quer comprar uma bomba, mas considero que, como o atual nível das picapes, nenhuma delas seja uma bomba. Todas evoluiram muito.
Agora se o critério for exclusivamente financeiro, eu faria umas contas de consumo e manutenção e provavelmente isso iria resultar numa Amarok S monoturbo com aquelas lindas rodas de Kombi.
Um abraço!