Hyundai tera picape media esportiva para enfrentar Ranger Raptor
Versão Imprimível
Depois de 7 anos talvez eu seja mais um "contemplado" com a falha nos bicos injetores da Continental.
O diagnóstico foi falha de baixa pressão num dos bicos injetores.
A Ranger limita a rotação em 2.000 rpm (modo de proteção). E não sinalizou nada no painel.
Realmente é uma falha que pode causar acidentes, conforme vários relatos de proprietários das primeiras Nova Rangers e Trollers, equipados com os bicos da Continental.
A Ford deveria ter feito um recall.
Se tiver que trocar, vou trocar os 5.
a titulo de informação para os amigos Rangeiros algumas das mais comuns opções de óleos para os motores 3.2 e 2.2 diesel. Todos os vídeos com análise química.
https://www.youtube.com/watch?v=ir16BNX4b7Q
https://www.youtube.com/watch?v=4mZow0BzMis
https://www.youtube.com/watch?v=EL7rFYaoaTI
https://www.youtube.com/watch?v=OS9GtPxWhMo
O Petronas é um oleo paralelo com homologação Ford, o Castrol já foi Genuino Motorcraft virou original e depois paralelo com homologação Ford, o MoBil é original e ainda é atualmente o Motorcraft, o Motorcraft é peça genuína. Todos boas opções. Lembrando que um tem desempenho melhor que o outro mas todos aguentam o tranco dos 3.2 e 2.2 diesel.
GLIDER, bom dia.
Bem interessante o comparativo e as análises. Não conhecia esse canal.
Senti falta foi do Motul Specific 913-D na lista deles. Um óleo que atende as especificações e tem um fabricante reconhecido como um dos melhores do mundo.
É um óleo que já usei algumas vezes por essa questão da qualidade, embora seja mais caro também.
Como não sou competente o suficiente para analisar o desempenho por óleo do motor (porque tem gente que consegue distinguir sons ou maciez do motor por óleo - pelo menos dizem), fui procurar por ele em outra especificação, apenas pela comparação com um genuíno. Nesse caso, achei uma norma da VW no canal deles. É, realmente, é um bom óleo. Só não sei se vale pela diferença de preço. Enfim, fica como opção também.
Abraço,
Miranda
Oi Miranda.
Apesar do alarme que apareceu no scanner indicar baixa pressão num dos bicos injetores, os caras fizeram outros testes e concluíram que era um sensor que vai no escapamento e o corpo da borboleta.
Esse sensor eu ainda não tive tempo de ver onde fica.
O corpo da borboleta fica no final daquela mangueira que sai do intercooler, na chegada do coletor de admissão.
Disseram que essas 2 peças quando apresentam defeito, geram aquela mensagem de baixa pressão de bico injetor.
E o mesmo sintoma, ou seja, entra em modo de proteção e limita a rotação do motor em 2.000 RPM.
Tirei o carro e estava normal. Aparentemente resolveu.
Mas no mesmo dia levei numa outra oficina em Guarulhos, especializada em câmbio automático, para o reparo do câmbio que dá tranco na 2° marcha. E estou sem o carro até agora (1 semana).
Portanto não tive tempo rodar mais com a Ranger.
1) AV61/ 12B591/BA SENSOR (código do produto -> 262268) -> R$336,75
2) BK2Q/ 9E926/ AC/ CORPO DO TUBO (código do produto -> 276631) -> R$477,04
Com relação ao câmbio automático:
Na CSS eles fizeram um orçamento e cobram a bagatela de R$18.000,00 para trocar o câmbio inteiro.
Eles levam numa oficina que é homologada pela Ford. PAT Paullicéia.
E eles dão 1 ano de garantia. Mas só se você trocar o câmbio inteiro.
Nessa outra oficina em Guarulhos, eles trocam algumas peças por novas e as "partes duras" são mantidas.
Mas o grande diferencial dessa oficina é que eles fazem um reforço no conversor de torque.
O dono da oficina é engenheiro mecânico. E ele disse que esse câmbio da Ranger tem um problema crônico (conforme já sabíamos de acordo com os vários relatos de proprietários com o mesmo problema) e com o tempo "perde o centro". E onde o óleo deveria passar, apresenta problema e dificulta a sua passagem.
E é ai que eles fazem o reforço.
Ou seja, não adianta colocar um câmbio novo que o problema vai aparecer cedo ou tarde.
O segredo é fazer o tal do reforço no conversor de torque.
Ele disse que a Ford não está mais usando esse câmbio, que tinha como origem um projeto alemão.
Ele já atendeu várias Rangers com o mesmo problema e disse que até hoje ninguém reclamou.
Bem, essa oficina é bem conceituada. Inclusive fui lá por indicação.
Calegari
A paulada lá sai por R$14.400,00 com 6 meses de garantia.
Em relação aos bicos injetores que era a suspeita inicial, pensando bem, se não apresentaram falha depois de 7 anos, acredito que escapei do lote defeituoso da Continental. Qualquer defeito agora seria mais pelo tempo de vida.
Agora é torcer para que tudo funcione depois dessa gastança toda.
Abração
Ranger CD XLT 3.2 4x4 Diesel A/T 2012/2013
Agradeço MUITO essas informações detalhadas eu desconhecia o fato do motor ter corrente de comando, desconfiava muito dos intervalos de manutenção indicados pelo manual, que não explica essas coisas. estou com 88km, já estava com medo da corrente de comando kkk
utilizo filtros Mann/Mahle e óleo Motorcraft que não tem saído muito caro. rodei até o momento 45km com uma XL comprada usada em 2017.
O filtro de combustível e ar tenho trocado de 20/20, os demais de 10/10km.
É fantástico o poder do conhecimento.
** Edit, a questão das Buchas também estava me preocupando, vou procurar essas. Sabe informar a diferença de valor das originais e essas Sampel? Grato. vou trocar na revisão de 90k.
o de ar dependendo onde vc roda, pode ser trocado de 20/20, mas se for locais tipo triangulo mineiro, locais de muita poeiram, estrada de chão fique atento. e reduza a troca.
o filtro de combustivel eu particularmente não recomendo de 20/20 e sim de 10/10. sempre. Inclusive o manual recomenda 10/10
Reparo concluído no câmbio automático.
Por enquanto tudo ok.
Está como zero km. Sem tranco algum.
Orientação do dono da oficina:
Trocar o óleo do câmbio a cada 40.000Km (troca parcial com abertura do cárter e substituição do filtro do óleo do câmbio).
Utilizar o óleo Multi ATF da Motul (o melhor), ou o Valvoline ATF+4 (bom e metade do preço).
São superiores aos LV (especificação da Ford).
Anexo 569031Anexo 569032
fala MONSTER, outro dia fiquei sabendo que tem gente que está aplicando independente da marca da viatura oleo hidraulico de maquinario agricola, por incrivel que possa parecer funciona um periodo mas depois estraga todo cambio, o que quero dizer é sempre devemos acompanhar o serviço e ver as peças sendo aplicadas. Serviço muito barato é um indicio.
tem um vídeo da Ford sobre Fluido de cambio ATF
https://www.youtube.com/watch?v=vNSVTr4qz20