Fala Glider !
Considero muito todas as suas postagens.
E já mudei alguns procedimentos meus, baseados em seus relatos e recomendações.
Acredito ter encontrado uma excelente oficina para câmbio automático.
Os caras estão lá há mais de 40 anos. Já estão na 3ª geração.
A grande parte dos comentários são positivos e enfatizam a honestidade e profissionalismo deles.
Seria muito caro para eles perderem confiança dos clientes, depois de tantos anos de tradição.
Foi o que pude sentir conversando com eles e antes pesquisando sobre a oficina.
Mas é sempre bom ficar de olho mesmo.
100% de certeza só com o tempo.
E sinceramente... confio mais neles do que na Ford.
Nunca mais quero entrar numa CSS.
Em relação à troca de óleo, faço num lugar há muito tempo e sempre fico lá acompanhando o serviço.
Você tem razão ao fazer o alerta.
Vou acompanhar o desempenho do "novo" câmbio.
Qualquer problema, relato aqui.
Ele usa esse óleo e recomenda a troca a cada 40.000Km, pois afirma que a especificação Ford não considera as condições de rodagem do Brasil.
Ou seja, o Mercon LV seria suficiente para as condições de rodagem dos EUA.
Como eles trabalham direto com câmbios automáticos, perceberam que isso é uma verdade.
E faz todo o sentido.
Naquela reportagem do programa Auto Esporte da Globo os donos de oficinas disseram a mesma coisa.
Os câmbios não suportam as condições de rodagem do Brasil. Precisa trocar o óleo bem antes do especificado no manual.
AutoEsporte | Oleo de cambio automatico precisa ou nao trocar ? - YouTube
Com relação ao óleo Motul Multi ATF, pelo que pesquisei, parece ser realmente superior ao Mercon LV.
Motul - Products show
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Motul Multi ATF
O Motul Multi ATF 100% sintético é o melhor fluido para transmissões automáticas existente. Atende as mais altas normas de todos os fabricantes e supera largamente as normas Dexron III / Mercon convencionais. Atende veículos com câmbios automáticos modernos, em modo manual ou seqüencial, com controle eletrônico de trocas, e equipadas com sistema de bloqueio de turbina ou não.
- Reduz o consumo de combustível em veículos equipados com caixas de velocidades automáticas mediante a redução da fricção nos trilhos das engrenagens epicicloidais.
- Melhora o funcionamento das caixas de velocidades automáticas tanto a baixas temperaturas quanto fornece maior estabilidade do filme lubrificante em elevadas temperaturas.
- Melhor resposta na transmissão automática: mais suavidade na troca das marchas e diminuição do tempo de mudança de uma velocidade para outra.
- Evita a VIBRAÇÃO da embreagem e volante do motor por melhorar a fricção do acoplador (deslizamento uniforme e limitado) da turbina.
- Aumenta a durabilidade com maior resistência contra a oxidação e uma melhor estabilidade ao cisalhamento em altas temperaturas, protegendo as engrenagens, cada vez mais numerosas, mais compactas e submetidas a mais cargas.
Atende as normas GM Dexron IIIG/ IIIH/ IID/IIE, Ford Mercon LV, Kia/Hyunday Red-I, ATF +3, +4, ZF 03D/04D/14A, VW Audi G 052 025/ G 052 e 055, etc, Aisin Warner entre outros.