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Nova Ford Ranger - Geração 2012.

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  • 05/09/2019, 09:20
    enasor
    Citação:

    Postado originalmente por maurilio junior Ver Post
    Avaliaram a limited 2017 do meu pai com 45 mil km em 100 mil reais, para trocar em uma limited 19/20

    Caro Maurilio ... Bom dia ... Só para eu ter uma ideia do descompasso de preço Mercado x Css ... Qual o preço da Limited 2017 do seu pai na FIPE? ... Abs.
  • 05/09/2019, 09:22
    paulorl
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    Amigo PAULO, me diz uma coisa lembra que falavamos no filtro de diesel? E vc comprou o Mahle, faz um relato ai para o pessoal!

    Fala Glider! Sim, peguei o da Mahle! Na mão dá pra perceber a qualidade do produto, pelo menos comparando com as fotos dos demais filtros, me pareceu um produto de primeira linha e os demais de segunda linha. Agora, se ele é bom ou não, ai são outros quinhentos, rsrsrs.... Também acabei de passar por uma situação parecida com a bucha inferior da bandeja. Fiquei procurando por alternativas ao original, e a apresentação dos produtos não era legal, até que achei as buchas da Sampel. Quando chegaram, fiquei bastante aliviado porque a apresentação do produto é TOP, desde a cara em si da peça até a embalagem, com informações bem descritas, inclusive com o código deles junto ao código da montadora, para não ter dúvidas. As demais buchas que encontrei eram até mesmo "genéricas", serviam tanto para a parte dianteira quanto traseira da bandeja, eram um modelo apenas... As da Sampel não, eram dois modelos, igual as originais, e na hora de montar havia uma diferença entre elas, muito discreta mas havia, não sei na prática o que isso representa, mas se fosse pra ser igual já sairia de fábrica com ambas iguais, né? Então fiquei satisfeito, se alguém precisar de buchas batentes e afins, recomendo a Sampel (e a dpaschoal também recomenda, disseram que é homologada pela montadora), e quanto ao filtro, também comprarei o da mahle nas minhas próximas trocas.

    Obs.: Só reforçando que não sei se as peças são boas, as vezes uma peça "feia" não significa que ela é ruim, mas eu acho que a apresentação do produto vale muito, minha opinião!

    []s
  • 05/09/2019, 10:00
    GLIDER
    Citação:

    Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Fala Glider! Sim, peguei o da Mahle! Na mão dá pra perceber a qualidade do produto, pelo menos comparando com as fotos dos demais filtros, me pareceu um produto de primeira linha e os demais de segunda linha. Agora, se ele é bom ou não, ai são outros quinhentos, rsrsrs.... Também acabei de passar por uma situação parecida com a bucha inferior da bandeja. Fiquei procurando por alternativas ao original, e a apresentação dos produtos não era legal, até que achei as buchas da Sampel. Quando chegaram, fiquei bastante aliviado porque a apresentação do produto é TOP, desde a cara em si da peça até a embalagem, com informações bem descritas, inclusive com o código deles junto ao código da montadora, para não ter dúvidas. As demais buchas que encontrei eram até mesmo "genéricas", serviam tanto para a parte dianteira quanto traseira da bandeja, eram um modelo apenas... As da Sampel não, eram dois modelos, igual as originais, e na hora de montar havia uma diferença entre elas, muito discreta mas havia, não sei na prática o que isso representa, mas se fosse pra ser igual já sairia de fábrica com ambas iguais, né? Então fiquei satisfeito, se alguém precisar de buchas batentes e afins, recomendo a Sampel (e a dpaschoal também recomenda, disseram que é homologada pela montadora), e quanto ao filtro, também comprarei o da mahle nas minhas próximas trocas.

    Obs.: Só reforçando que não sei se as peças são boas, as vezes uma peça "feia" não significa que ela é ruim, mas eu acho que a apresentação do produto vale muito, minha opinião!

    []s

    isso ai Paulo, no caso do filtro a diferença de preço é gigante, no caso da MAHLE vs filtro motorcraft que é MANN. Só que não se acha filtro MANN para Ranger, creio que por questão de contratuais. Na Europa Mahle e Mann brigam cabeça a cabeça pela liderança.
  • 05/09/2019, 12:05
    monteiroalexandre
    Pessoal, venho através deste fazer uma breve comparação entre a minha Ex Ranger XLT 14/14 com a atual 19/19, vamos aos pontos:

    - Zerei o primeiro tanque hoje, 100% cidade, transito leve/moderado, 8,5km/l sensivelmente melhor que o da 14/14 antes de amaciar.
    - Gostei muito do estribo plataforma, que é igual a do modelo 19/20, sempre tive preconceito com esse tipo de estribo pois achava que eles eram muito frágeis e que com o tempo vão cedendo, mas aparentemente não é o caso desse da Ranger, grata surpresa.
    - a direção elétrica também não tem o que comparar, deixou a pickup bem mais civilizada.
    - ainda bem que não mexeram na suspensão e nas caixas de rodas, que continuam bastante espaçosas o que possibilita um upgrade de pneus sem mexer na suspensão.
    - ar condicionado bem melhor que o da 14/14 que só ficou decente depois que eu isolei o ar quente.
    - Uma grata surpresa foi o "handling" com os pneus dueler montador no aro 18, macio e silencioso, acredito que em dunas baixando a pressão para umas 18lbs na frente e 14lbs atrás não terei muito problema em incursões leves. No asfalto estou usando 36lbs na frente e 34lbs atrás, calibrados a freio com temperatura ambiente de 26ºC.
    - Motor e cambio, apesar de serem os mesmo sem dúvida fizeram algumas alterações, pois o acelerador está mais responsivo e o câmbio agora parece explorar mais o alto torque desse motor em baixas rpm, mantendo o motor sempre girando baixo, acho que ainda não passei dos 2200 rpm.
    - Na parte inferior do carro na altura da cx automática e cx de transferência eles instalaram um puta peito de aço, protegendo agora praticamente tudo que faz parte do grupo motriz.
    - Central Sync 3, é rápida, eficiente no que se propões, ainda não errei 1 comando de voz, sem dúvidas a melhor central que já usei, uso com um telefone Sony Xperia XZ1 (android 9) e o android auto foi recentemente atualizado, show de bola demais.

    Se tiverem corridos os problemas que todos nos sabemos que existem nessa geração T6, provavelmente será uma pickup quase perfeita (ainda mais por 146 mil tálqueis), gosto da ranger pq apesar de toda eletrônica ela ainda se comporta como uma pickup e como eu já disse se eu quisesse uma pickup que não parece pickup eu compraria um sedã.

    Quaisquer outra dúvida sobre o modelo ou em relação a 14/14 podem postar aqui. Abandonei todos os grupos de whatsapp sobre carros, vou retornar aos fóruns, acho bem mais democrático e termina sendo mais técnico também.
  • 05/09/2019, 15:51
    GLIDER
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    isso ai Paulo, no caso do filtro a diferença de preço é gigante, no caso da MAHLE vs filtro motorcraft que é MANN. Só que não se acha filtro MANN para Ranger, creio que por questão de contratuais. Na Europa Mahle e Mann brigam cabeça a cabeça pela liderança.

    uma correção, falei que MANN era o de combustivel mas corrigindo é o de oleo do motor, o filtro motorcraft de oleo do motor é feito pela MANN, o de combustivel pode até ser MAHLE.
  • 05/09/2019, 18:43
    rossetto
    Citação:

    Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Pessoal, venho através deste fazer uma breve comparação entre a minha Ex Ranger XLT 14/14 com a atual 19/19, vamos aos pontos:

    - Zerei o primeiro tanque hoje, 100% cidade, transito leve/moderado, 8,5km/l sensivelmente melhor que o da 14/14 antes de amaciar.
    - Gostei muito do estribo plataforma, que é igual a do modelo 19/20, sempre tive preconceito com esse tipo de estribo pois achava que eles eram muito frágeis e que com o tempo vão cedendo, mas aparentemente não é o caso desse da Ranger, grata surpresa.
    - a direção elétrica também não tem o que comparar, deixou a pickup bem mais civilizada.
    - ainda bem que não mexeram na suspensão e nas caixas de rodas, que continuam bastante espaçosas o que possibilita um upgrade de pneus sem mexer na suspensão.
    - ar condicionado bem melhor que o da 14/14 que só ficou decente depois que eu isolei o ar quente.
    - Uma grata surpresa foi o "handling" com os pneus dueler montador no aro 18, macio e silencioso, acredito que em dunas baixando a pressão para umas 18lbs na frente e 14lbs atrás não terei muito problema em incursões leves. No asfalto estou usando 36lbs na frente e 34lbs atrás, calibrados a freio com temperatura ambiente de 26ºC.
    - Motor e cambio, apesar de serem os mesmo sem dúvida fizeram algumas alterações, pois o acelerador está mais responsivo e o câmbio agora parece explorar mais o alto torque desse motor em baixas rpm, mantendo o motor sempre girando baixo, acho que ainda não passei dos 2200 rpm.
    - Na parte inferior do carro na altura da cx automática e cx de transferência eles instalaram um puta peito de aço, protegendo agora praticamente tudo que faz parte do grupo motriz.
    - Central Sync 3, é rápida, eficiente no que se propões, ainda não errei 1 comando de voz, sem dúvidas a melhor central que já usei, uso com um telefone Sony Xperia XZ1 (android 9) e o android auto foi recentemente atualizado, show de bola demais.

    Se tiverem corridos os problemas que todos nos sabemos que existem nessa geração T6, provavelmente será uma pickup quase perfeita (ainda mais por 146 mil tálqueis), gosto da ranger pq apesar de toda eletrônica ela ainda se comporta como uma pickup e como eu já disse se eu quisesse uma pickup que não parece pickup eu compraria um sedã.

    Quaisquer outra dúvida sobre o modelo ou em relação a 14/14 podem postar aqui. Abandonei todos os grupos de whatsapp sobre carros, vou retornar aos fóruns, acho bem mais democrático e termina sendo mais técnico também.


    Show de bola, o painel e a central são o melhor, parabéns pela barca.
  • 06/09/2019, 16:08
    maurilio junior
    Citação:

    Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Pessoal, venho através deste fazer uma breve comparação entre a minha Ex Ranger XLT 14/14 com a atual 19/19, vamos aos pontos:

    - Zerei o primeiro tanque hoje, 100% cidade, transito leve/moderado, 8,5km/l sensivelmente melhor que o da 14/14 antes de amaciar.
    - Gostei muito do estribo plataforma, que é igual a do modelo 19/20, sempre tive preconceito com esse tipo de estribo pois achava que eles eram muito frágeis e que com o tempo vão cedendo, mas aparentemente não é o caso desse da Ranger, grata surpresa.
    - a direção elétrica também não tem o que comparar, deixou a pickup bem mais civilizada.
    - ainda bem que não mexeram na suspensão e nas caixas de rodas, que continuam bastante espaçosas o que possibilita um upgrade de pneus sem mexer na suspensão.
    - ar condicionado bem melhor que o da 14/14 que só ficou decente depois que eu isolei o ar quente.
    - Uma grata surpresa foi o "handling" com os pneus dueler montador no aro 18, macio e silencioso, acredito que em dunas baixando a pressão para umas 18lbs na frente e 14lbs atrás não terei muito problema em incursões leves. No asfalto estou usando 36lbs na frente e 34lbs atrás, calibrados a freio com temperatura ambiente de 26ºC.
    - Motor e cambio, apesar de serem os mesmo sem dúvida fizeram algumas alterações, pois o acelerador está mais responsivo e o câmbio agora parece explorar mais o alto torque desse motor em baixas rpm, mantendo o motor sempre girando baixo, acho que ainda não passei dos 2200 rpm.
    - Na parte inferior do carro na altura da cx automática e cx de transferência eles instalaram um puta peito de aço, protegendo agora praticamente tudo que faz parte do grupo motriz.
    - Central Sync 3, é rápida, eficiente no que se propões, ainda não errei 1 comando de voz, sem dúvidas a melhor central que já usei, uso com um telefone Sony Xperia XZ1 (android 9) e o android auto foi recentemente atualizado, show de bola demais.

    Se tiverem corridos os problemas que todos nos sabemos que existem nessa geração T6, provavelmente será uma pickup quase perfeita (ainda mais por 146 mil tálqueis), gosto da ranger pq apesar de toda eletrônica ela ainda se comporta como uma pickup e como eu já disse se eu quisesse uma pickup que não parece pickup eu compraria um sedã.

    Quaisquer outra dúvida sobre o modelo ou em relação a 14/14 podem postar aqui. Abandonei todos os grupos de whatsapp sobre carros, vou retornar aos fóruns, acho bem mais democrático e termina sendo mais técnico também.

    Boa tarde Alexandre, nós também tivemos as impressões, comparando a lmited 2017 com a limited 2013, não foi só um mero facelift como muitos pensam, o carro mudou bastante e para melhor.
  • 06/09/2019, 16:11
    maurilio junior
    Citação:

    Postado originalmente por enasor Ver Post
    Caro Maurilio ... Bom dia ... Só para eu ter uma ideia do descompasso de preço Mercado x Css ... Qual o preço da Limited 2017 do seu pai na FIPE? ... Abs.

    Boa tarde amigo, o preço de tabela na fipe é de 135.877,00, pelo que vi após buscas no webmotors e olx, e algumas páginas de carros a venda no instagram, é que o valor de mercado dela gira em torno de 125 a 135 mil, variando o estado de conservação e quilometragem.
  • 06/09/2019, 16:14
    maurilio junior
    Ford deve introduzir dois motores V6 turbinados na proxima Ranger
  • 10/09/2019, 00:04
    Miranda_MG
    GLIDER,

    Parabéns pelo cuidado com sua picape. Ela é muito boa, não há dúvida. Mas o zelo de um bom proprietário é fundamental para qualquer veículo.

    Abraço,

    Miranda

    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    Pessoal, gostaria de fazer um relato sobre a Ranger 3.2 diesel 4x4 2014 e exatos 5 anos de uso. A viatura esta com 197.000km, e resolvi fazer a revisão de 200.000km. O que posso concluir da ( minha ) viatura:

    Chegou com louvor a essa quilometragem, sem problema de turbina, sem problema de vazamentos, sem problemas eletricos, sem problemas de mangueiras, nenhum problema de ferrugem em nenhuma parte. Foi recolocado varios fluidos novos, e o que pude perceber é:

    No caso dos Deferenciais nenhum barulho ou mal funcionamento: o óleo original aguenta bem até os 200.000, não saiu preto, o curioso é que o óleo do diferencial dianteiro parece mais gasto que o trazeiro, os imãs estavam com pouquíssima limalha o que é bom. Recoloquei o óleo que é recomendado pelo fabricante Sae 80w90 API gl5 de boa marca. Pesquisei bastante e vi que esse eixo não requer óleos sofisticados apesar de ter bloqueio eletrônico. Podendo ser trocado tranquilo com 200.000 km.

    Caixa de transferência nenhum barulho ou mal funcionamento: o óleo recomendado é o Mercon-LV utilizei o da Motorcraft, notei que o imã tinha pouca limalha, mas acho que trocar com 200.000 mil km pode ser reduzida talvez para 100.000 km pois é apenas 1,23 litros de óleo.

    Óleo de cambio Automático: foi trocado por completo, e feito o nivelamento, trocando junta do carter, filtro, e utilizado máquina. Utilizei mercom LV da Motorcraft, o imã estava quase sem limalhas, o que me surpreendeu pois pensava estar com muito mais limalha. Vejo que pode ser trocado com 200.000 km, mas se tiver bala na agulha e vc for ficar com o carro pode trocar com 100.000km. Detalhe tanto o oleo, a junta, o filtro foram feitos nos Estados Unidos e foram comprados em concessionaria, por um preço que jungo ser barato, o que não justifica comprar de outras marcas algo que vai ficar confinado muito tempo.

    Correia POLY-V:aguenta bem os 200.000 km troquei mas estava como nova, o que julgo impressionante. Comprada em concessionaria, é fabricada nos Estados Unidos, preço um pouco mais caro que as paralelas recomendo a original pois dura muito mais que 200.000 km. Lembrando que esse motor usa corrente de comando, e essas correia que me refiro é a de acessórios, alternador, direção, bombas etc.

    Bateria: a original durou 4 anos e troquei por precaução.

    Óleo de motor: Sempre usei 5w30 913D sintético, já usei Castrol, Motorcraft, e Petronas, todos funcionam bem na viatura, o que percebi é que o Petronas faz realmente o motor trabalhar aparentemente mais refrigerado dentro daquele escopo normal de funionamento. Troco de 10 em 10 mil km SEMPRE.


    Filtros: Uso somente Mahle, Ar, Óleo, e Diesel, Cabine. Ja usei Fram e funciona bem também. Troco todos de 10 em 10 mil km. SEMPRE.

    Direção Hidraulica: O òleo dura mais de 200.000 km, mas resolvi substituir.

    Pastilha de freio: A original dura muito, a minha durou entorno de 90.000 km. Recomendo as originais.

    Lampadas: as unicas que queimaram foi as do farol o resto tudo original.

    Molas e Amortecedores: Ainda Originais.

    Diesel: Sempre usei S10, pelo menos paguei pelo S10:roll:, acho que o Diesel Shell Evolux é o que deixa o melhor comportamento do motor. Mas uso outros na falta.

    Unicas chamadas para ajustes que não considero recall: o Fecho/Trinco do banco trazeiro que estava bom e operante, mas mesmo assim foi trocado, e o tal do 3º protetor de carter para o cambio que todas vão ter que colocar, desde a primeira Ranger 2012, esse protetor acompanha outras duas peças refratoras de calor colocadas no escapamento. As novas já saem com esse item. Este ultimo não é um defeito apenas agrega proteção e evita que ocorra queima da vejetação caso o veiculo venha a trafegar em áreas de mato seco, coisa que todo veiculo fora de estrada deveria ter.

  • 12/09/2019, 12:13
    maurilio junior
    Proximas Amarok e Ranger nao serao eletrificadas
  • 12/09/2019, 15:17
    rossetto
    Que delícia seria uma Ranger/Amarok com um sistema 48v ein, consumo ia melhorar muito.
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