Oi Paulo.
Também não conheço muita coisa, mas pelo que pesquisei, de todos os parâmetros, acredito que dois sejam os mais importantes:
1) O índice de viscosidade (Viscosity Index) -> quanto maior melhor
2) Flash point ou ponto de fulgor -> quanto maior melhor
O índice de viscosidade (IV) é um meio convencional de se exprimir o grau de variação da viscosidade e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Os óleos lubrificantes de maquinas e motores a combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura.
Quanto maior for o IV de um óleo, menor será sua variação de viscosidade entre duas temperaturas.
Ou seja, o óleo de melhor qualidade é aquele que sofre menor variação na viscosidade com o aumento da temperatura.
Mas analisando o comparativo, o Motul sofre maior variação (de 36.2 para 7,6 = 28,6).
Enquanto que o Motorcraft aparentemente sofre uma menor variação (de 29,6 para 6 = 23,6).
Mas com tem uma fórmula para o cálculo do IV, pode ser que o mais importante seja o óleo não perder muita viscosidade em altas temperaturas.
E o Motul apresenta viscosidade de 7,6 para 100°C.
Enquanto que o Motorcraft apresenta uma queda maior na viscosidade. 6 para 100ºC.
Provavelmente a fórmula leva isso em consideração. E não simplesmente a diferença entre a máxima e a mínima.
Então talvez esse seja o mais importante, ou seja, chegar a 100ºC com uma viscosidade razoável (7,6 para o Motul). Independente de ter partido de uma viscosidade de 36,2 a 40ºC.
Lembrando que quanto mais viscoso é um óleo, mais "grosso" ele é.
E quanto menos viscoso, mais "fino" ele é.
O Flash Point (ponto de fulgor), quanto maior melhor, porque mostra a temperatura máxima que o óleo suporta trabalhar, antes de entrar em colapso.
O Motul suporta trabalhar até 218ºC, enquanto o Motorcraft suporta até 216ºC. Não é muita coisa, mas revela uma melhor qualidade do Motul. Uma melhor resistência.
O Pour Point é um parâmetro mais útil em países com baixas temperaturas. Abaixo de 0ºC.
Não sendo muito importante para os países tropicais.
Seria o oposto do Flash Point.
Estou estudando o parâmetro Specifi Gravity (Peso específico), que é a relação da densidade do óleo dividida pela densidade da água.
Ainda não cheguei a conclusão do que seria melhor.