Postado originalmente por
Monster Flux
Olá Estevan !
Eu não tive tempo nem saco para continuar essa análise.
Eu teria que desligar fusível por fusível, até encontrar o sistema (ou os sistemas) que mais consomem corrente da bateria.
Até porque me disseram que além da ECU, existem outros sistemas de gerenciamento (microprocesssados) que se eu desligasse poderia causar problemas.
O que eu fiz foi instalar baterias mais potentes.
A bateria original é de 60AH.
Instalei uma Moura de 75AH que já melhorou muito. Essa bateria cabe na bandeja no limite.
A primeira Moura de 75AH durou uns 2 anos aproximadamente.
A segunda durou um pouco mais. 2,5 anos.
Tenho um aparelho da Black & Decker que faz carga e recuperação da bateria.
De vez em quando eu uso ele. Acredito que isso também contribuiu para sanar as falhas de bateria
Nessa segunda Moura de 75AH, tive que fazer uma carga lenta de 24H no auto-elétrico. Isso foi feito com 1 ano e meio de uso, e deu uma boa sobrevida para ela.
Na última troca de bateria que fiz em fevereiro/2020, optei por uma bateria melhor ainda (teoricamente).
Peguei uma Moura 72AH Start-Stop EFB (R$800,00).
Ela foi feita para aqueles carros com sistema Start-Stop e tem uma melhor corrente de partida.
Por enquanto tudo bem com ela. E coube na bandeja também no limite
Procuro evitar deixar o carro muitos dias parado.
E como faço viagens longas pelo menos 3 vezes por mês, isso ajuda a carregar bem a bateria.
Se você não faz percursos longos com frequência, a bateria tende a descarregar, pois a Ranger consome muita bateria com o carro parado e os percursos curtos não são o suficiente para carregá-la em 100%.
O ideal é atacar esse problema em várias frentes:
1) Instalar uma bateria de 75AH ou essa EFB de 72AH (Start-Stop).
2) Usar periodicamente esses carregadores de bateria. Existem vários modelos no mercado.
3) Com meia vida da bateria (com 1 ano e meio aproximadamente), faça uma carga lenta de 24 num auto-elétrico)
4) Evite deixar o carro parado por muitos dias. E o ideal seria fazer percursos longos.
Se um dia eu terminar aquela análise, eu postarei aqui.
Espero ter ajudado.
Abs